terça-feira, 13 de março de 2012

MADE IN BRASIL - ADVOGADO MARCOS ESPÍNOLA.

Prezados leitores, amanhã saio cedo, assim sendo, antecipo os artigos que postaria pela manhã.
MADE IN BRASIL.
*Marcos Espínola
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro vem quebrando paradigmas, comprovando que mais do que uma bela paisagem a Cidade é referência em outros atributos. O mais recente exemplo disso foi a homenagem recebida pela major Pricilla Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), nosso Estados Unidos. Um marco a ser celebrado pela nossa centenária polícia militar.
Oferecida no Dia Internacional da Mulher, a honraria foi um reconhecimento do departamento de estado americano que, através do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem, visa destacar iniciativas femininas nesse sentido em todo o mundo.
A major da PM recebeu a medalha da primeira-dama, Michelle Obama, que junto com a secretária de estado Hillary Clynton, elogiou a policial pela liderança e coragem excepcional.
Essa façanha revela outro lado bem menos explorado, mas que também merece visibilidade. A excelência do trabalho desenvolvido pela PM do Rio, demonstrando que a instituição é bem maior do que qualquer acontecimento isolado.
O trabalho inovador com as UPPs, a aproximação com a comunidade, a retomada de territórios e da ordem urbana em vários pontos da cidade é um avanço que foi coroado com a bela e justa homenagem de uma PM mulher, representando em grande estilo não só o valor da mulher brasileira como o impacto significativo contra a violência, através de tais iniciativas.
Mais ainda, o reconhecimento comprova o potencial da nossa polícia que exporta conhecimento para agentes de segurança do mundo todo, colocando aos poucos o Rio na vanguarda da segurança pública brasileira. Ainda há muito caminho a percorrer, mas a direção já se sabe.
*Advogado criminalista.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Fora PT Fora PMDB. disse...

O que que é isso Coronel, será que eu não li direito ou entendi mal ?
Este advogado esta defendo as UPPs de Sergio Cabral ? Ah já entendi ! E que ele tem uma fatura muito grande em holerites no estado.
Meu Deus socorro ! Coitados dos mais de 5.000 PMs que são seus cliente.
Sei não em, acho que este advogado está comprado (vendido). Cuidado poliçada.

Anônimo disse...

Elas só não querem desempenhar as mesmas funções que os policiais masculinos. Ainda que ocupem o mesmo posto ou, graduação. Observe as ruas da cidade. Quantas FEMs você viu trabalhando no enfrentamento ao crime? E nas operações realizadas pela PM exibidas nos noticiários de TV diariamente? Quantas? Nen uma, Sr marcos. E não poderia vê-las, pois as "heroinas" estão ocupadísimas nos gabinetes. Muitas estam lotadas no QG, nos hospitais ou Policlínicas PM. De fato, é uma bela imagem da mulher, mas somente isto: uma imagem.
É uma pena!