domingo, 25 de março de 2012

RIO: POLICIAIS MILITARES, BOMBEIROS MILITARES E A ORDEM PARA EXPULSAR.

Eu não escondo de ninguém que tenho me sentido muito mal diante da impotência pessoal e da inércia institucional, para evitar que a ordem para expulsar os Bombeiros e Policiais Militares que estavam participando do movimento salarial, seja concretizada. 
Tenho feito o que eu posso para evitar, partindo da manutenção do blog vivo e atuante, bem como, fazendo denúncias em todos os órgãos públicos. Infelizmente, isso ainda é pouco, pois os processos administrativos disciplinares (PADs) avançam.
Institucionalmente, não vejo qualquer reação contra a ordem, um ato ao menos em defesa dos PMs e dos BMs por parte dos comandos gerais ou por parte das tropas. Vários PMs e BMs foram acusados por tão pouco e estão sendo condenados a penas demissionárias, uma enorme injustiça. Parece que pegaram o que fez mais e o igualaram aos que fizeram menos, algo inadimissível, considerando que as condutas devem ser individualizadas.
Só uma coisa tem amenizado o mal estar, as conversas que tenho mantido com alguns deles, quando além de tomar conhecimento de suas dores, o que aumenta o meu sofrimento, acabo conhecendo um pouco sobre o conteúdo dos seus PADs, o que me reconforta, pois o poder judiciário irá anular a maioria, caso sejam verdadeiras as narrativas que tenho ouvido. Se essa é uma parte da história, a outra é cruel, pois não consigo entender como Oficiais da PMERJ e do CBMERJ conseguem votar pela culpa desses companheiros, que só estavam lutando por melhores salários, tendo tão pouco ou quase nada contra eles. Não sei como agem assim e conseguem olhar nos olhos dos outros PMs e BMs, nem como voltam para suas casas e dormem. Obviamente tal conclusão está sujeita à ressalva anterior sobre a veracidade das narrativas que tenho ouvido.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro vivem os piores dias de suas gloriosas histórias, os homens que estão escrevendo esse tempo de horror e de submissão total nunca mais serão esquecidos.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

Anônimo disse...

Sabe Cel, ontem recebi um email de um companheiro praça do EB desesperado, enumerando a sua situação e desmotivação por sua situação militar. O que mais me chama atenção e a COVARDIA NOSSA, somos um povo COVARDE, me desculpe. Acompanho há algum tempo a situação da PMERJ, o melhor momento dos BM/RJ foi qdo trabalharam com inteligência e trouxeram a população para o seu lado, e contra "votos" os políticos tem pavor. Lembro dos artistas envolvidos e seus fãs se uniram a uma causa nobre e muito bem articulada. Mas quais os erros então? A greve da PMBA "atropelou" o movimento do RJ, lembro de ler o Sr. clamando para que não eclodisse o movimento naquele momento, mas os ânimos exaltados e a introdução de alguns elementos inexperientes deram ao governador munição para reverter a situação ao seu favor. A Globo em uma ação "espetacular" alia a ação na Bahia com a do RJ e faz com q o povo (população) acreditasse que ai (RJ) seria igual. O governo central emite nota que 14 mil do EB estão de prontidão e tudo mais, ou seja, igualando a possibilidade de no RJ se repetir os mesmos atos (erros) da BA. Cel, o erro foi o tempo, a data, o momento, o Sr. alertou: "não a greve", um cel PMERJ escreveu um longo texto em seu blog alertando tb, mas foram vencidos, eu escrevi naquela noite "Cel o Sr será preso", dito e feito. Solução há, basta tentar "novamente" o apoio da população, a união dos militares est, hj estão dispersos e amedrontados, eu não tenho dúvida que 90% dos PM/BM expulsos voltaram por força JUDICIAL, mas o que fazer com oq se conquistou? E o que se perdeu? Nem quero comentar com o apoio/desapoio da PCERJ (não quero pensar em armadilha). Caro Cel Paúl, na soma final os militares perderam muito, houve um retrocesso, perdas que não sei serão reconquistadas. Mas é como o blog diz "juntos Somos Fortes" - mas JUNTOS!!! Um abraço, fico na torcida por melhores tempos. 1º Sgt EB. Selva!!!

Anônimo disse...

Coronel Paúl, por favor me corrija se eu estiver errado, mas me parece que, pelo menos no caso dos PMs, o colegiado votou, se não em sua totalidade, em sua maioria a favor da permanência dos policiais militares submetidos ao PAD. A decisão que de colocá-los na rua foi única e exclusivamente do Comandante Geral, Sr Coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, contrariando a decisão do colegiado.

Anônimo disse...

CONVOCAÇÃO - REUNIÃO NO SINDSPREV COMISSÃO DE DEPUTADOS FEDERAIS, JUNTAMENTE COM A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA VEM AO RJ DIA 29/03 PARA INVESTIGAR ILEGALIDADES E EXCESSOS COMETIDOS PELO GOVERNO CONTRA BOMBEIROS E PMs GREVISTAS. Na próxima quinta feira, dia 29/03, uma Comissão composta por Deputados Federais, Representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos virá ao Rio de Janeiro ouvir Bombeiros, PMs, Advogados, Familiares e Parlamentares Estaduais sobre a repressão e todas as ilegalidades cometidas pelo Governo Cabral quando da Greve destas categorias. A proposta é convocar e reunir todos os Bombeiros e PMs que tenham sido presos, processados, transferidos arbitrariamente, expulsos e que estejam respondendo a processos disciplinares, sejam soldados ou oficiais, para discutirmos uma forma coordenada de defesa destas pessoas tanto na esfera política, quando na jurídico-institucional. O local deste encontro será na Sede do SINDSPREV-RJ, na Rua Joaquim Silva, 98A na Lapa. O horário confirmaremos na 2ª feira, pois aguardamos a marcação dos vôos dos Parlamentares para poder organizar aqui. Pedimos a todos que divulguem esta convocatória, que a compartilhem nos blogs de acesso a categoria para que possamos garantir a presença de todos. Será um momento importante na luta pela defesa de todos. Qualquer dúvida entrar em contato com 25881582 ou 1284.( GABINETE DA DEPUTADA JANIRA ROCHA) Muito importante que os companheiros que comparecerem tragam cópias de seus procedimentos disciplinares para análise da Comissão.

Anônimo disse...

Coronel,
Um absurdo o que estã acontecendo no Rio de Janeiro. O governador pune e expulsa Policiais e Bombeiros Militares por Lutarem por melhores salário, mas em contrapartida pede ao prefeito um carguinho para o filho dele, Marco Antônio Cabral, como assessor. Realmente esse governo entrará para a história, como o pior de todos os tempos. VERGONHOSO!!!

Anônimo disse...

Os companheiros que foram excluidos,não ficarão à mingua,pois já estamos providenciando um fundo de apoio financeiro,para manter o sustento desses heróis.A Tropa está unida e o Governo não tem como impedir a UNIÃO dos Policiais,sejam praças e ou oficiais.A Greve ocorreu,conforme o anunciado,pois era questão de honra o cumprimento da palavra.Nós tambem lemos Maquiavel e Sun Tzu

Anônimo disse...

Cel,se o Sr.está se sentindo impotente,imagina os praças que já foram excluídos,e os que ainda serão,com este rito sumário que é o da PMERJ,não de agora,esta covardia já existe a mais de 100 anos,na verdade os oficiais da PMERJ,só servem para essas covardias e o senhor só está provando do próprio veneno,quero saber aonde está o Cel PM Corrêa que vinha aqui defender este militarismo arcaico e covarde?