sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UM DIPLOMA, TAPINHAS NAS COSTAS E CADEIA.

O jornal O Globo, edição imprensa, publicou nessa sexta-feira (página 19):
"JUÍZA: MP PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE 28 PMs"
Um subtítulo:
"UM DOS PMs RESPONDE POR 14 AUTOS DE RESISTÊNCIA"
Pois é...
Um diploma, uns tapinhas nas costas e cadeia.
Os Policiais Militares vivem essa rotina.
Enfrentando a criminalidade nas ruas diuturnamente, podem passar de heróis a bandidos em poucas horas.
Eu duvido que esse PM que tem 14 autos de resistência na ficha não tenha sido elogiado pelos seus feitos em solenidades no batalhão.
Ganhou um (ou mais) diploma (s), tapinhas nas costas e serviu para enaltecer a operacionalidade do comando. Antes herói, agora, que deu M_ _ _ _ _ ,estará sozinho, entregue a própria sorte.
Longe de defender as ações que geram os autos de resistência, defendo que a Polícia Militar não pode aplaudir os PMs, quando for do seu interesse e abandonar o PM ao próprio azar, quando a responsabilidade pelos feitos ilegais recair sobre esse PM.
Cabe a PM controlar cada auto de resistência, amparar os PMs em cada ocorrência de confronto armado, pois é dever da Corporação manter pelo menos humanizados seus homens.

No comando do Coronel de Polícia Ubiratan criamos o Programa de Controle de Disparos de Armas de Fogo realizados por Policiais Militares em Serviço, o embrião para uma grande mudança Institucional, sobretudo no que diz respeito ao acompanhamento individual dos PMs envolvidos em ocorrências com DAF, que resultassem ou não em feridos ou mortos.
Engavetaram o projeto, não interessa à gestão da modernidade.
Prezados leitores, leiam sobre esses PMs que já foram tratados como heróis, agora serão tratados como bandidos, abandonados pela PMERJ.
O GLOBO:
Autos de resistência
Ministério Público pede a prisão de 28 policiais militares de São Gonçalo
Publicada em 08/09/2011 às 13h42m
Simone Cândida (simone.candida@oglobo.com.br)
RIO - O Ministério Público Estadual pediu na manhã desta quinta-feira à 4ª Vara Criminal de São Gonçalo o afastamento cautelar de 34 policiais militares que serviram ou já passaram pelo 7° BPM (São Gonçalo). Foi pedida também a prisão de 28 agentes deste grupo. Segundo o procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, a medida independe da apuração do caso da juíza Patrícia Acioli. Lopes disse que a decisão seria uma resposta da sociedade, uma mensagem para apurar os crimes.
Ainda de acordo com Lopes, a lista de 34 PMs que respondem a processos, acusados de cometerem crimes enquanto serviam no 7º BPM, é um documento preliminar, já que outros processos semelhantes estão sendo analisados pelos procuradores. O procurador afirmou que uma segunda lista poderá ser divulgada em breve. Após o assassinato da juíza Patrícia Acioli, uma força-tarefa de procuradores passou a analisar todos os processos de homicídio em que policiais ou agentes públicos são réus (leiam).
Enquanto isso, os Policiais Militares continuam sofrendo...
Heróis, a um passo de serem bandidos.

O GLOBO:
Troca de tiros
Após tiroteio, polícia reforça o policiamento em Manguinhos
Publicada em 09/09/2011 às 08h12m
O Globo (granderio@oglobo.com.br)
RIO - Após o tiroteio que terminou com dois policiais baleados e chegou a interromper a circulação dos trens e fechou a Rua Leopoldo Bulhões, o policiamento foi reforçado em Manguinhos, na Zona Norte do Rio . Segundo soldados do 22º BPM (Maré), cerca de cem PMs fizeram patrulhamento em pontos estratégicos da região com o apoio de dois carros blindados durante a madrugada (leiam).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Cadena disse...

É um ministério ridículo, é muito ao contrario de seu nome, não é público.
Não "sei" se houve erro do executivo, mas sei que na época do rebuliço no Q.G dos bombeiros, aconteceram denuncias gravíssimas contra o governo do estado, e de lá pra cá, é só bomba em cima da gestão do atual governador. Alguém viu o ministério público mover uma palha em relação à isso? muito pelo contrario, queriam era a prisão e julgamento dos bombeiros, ridículos.
Voltando ao assunto, só está acontecendo esta palhaçada porque morreu uma autoridade, grande coisa! Até parece que por ser juíza, sua vida valia mais que a de um cidadão comum, e outra, ela morreu em favor de seu serviço, diversos policiais foram executados em razão dos seus serviços e não vi nenhuma ação do ministério público ou de outras "autoridades". Eles só se movem pra si, enquanto nada atinge a cúpula, nada é feito.
Eles tem de saber que, se o policial não tivesse que atirar em ninguém, ele é o que mais ficaria satisfeito, agora, entrar em terreno hostil, pra prender com carinho cidadãos armados é difícil, quase impossível. Já que o ministério público quer tanto um resultado, poderia começar a levantar os nomes dos deputados,senadores e ministros que permitem os furos nas fronteiras e deixam as drogas entrarem no país e provocar toda essa violência, já seria de maior proveito.

milton disse...

Infelizmente o que acontece em nosso estado parece coisa de opera bufa.Sera que o MP já se deu conta do imbrolio juridico em que vai se meter???Será que as aurtoridades que registraram esses autos de resistencia não se farão representar perante a justiça contra essas medidas???Quem é o responsável pelo registro de um auto de resistencia??E se acaso fossem apenas policiais que fazem parte dessa lista,estaria um sdpm reformado como eu que tenho ao longo da carreira alguns atos registrados como esse,tambem devo me sentir ameaçado???Teria a juiza prendido apenas policiais militares???por que se investiga e se prende tantos homens por causa de uma autoridade, se no dia a dia de nosso estado tantos pais de fasmilia tambem tem o mesmo destino???Ou não seriamos todos iguais perante a lei???Quantos processos abriu o MP do RJ para esclarecer os desmandos do governo do estado e sua responsabilidade em diversos atos de improbidade comprovadas na administrsação do erário publico??São perguntas que não vão calar nunca em nossa historia atual,as quais exigiremos resposta,seja de quem for!!!!!Abraços aos companheiros e estamos na luta.

Anônimo disse...

SERA QUE A PRISÃO DOS PMS ESTA SENDO JUSTA, SERA QUE TÃO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PRESUNÇÃO DA INOCENCIA????? SERA QUE MENOS DE 1 MES O NOVO JUIZ CONSEGUIU ANALIZAR TODOS OS PROCESSOS, PARA PEDIR A PREISÃO PREVENTIVA DE TODOS ???? ELES NÃO POSSUEM ENDEREÇO FIXO ???? SERA QUER TODOS ELES AMEAÇAM TESTEMUNHAS ???? " A JUSTIÇA TÁ SENDO JUSTA ???? "

Anônimo disse...

Sabem porque esse PM que tem 14 autos de resistência, assim como, tantos outros os tem? É porque não tem como mudá-los por outros no combate à criminalidade. A única solução de não termos autos de resistência é não ter bandidos armados com fuzil dando tiro pra tudo que lado. O exemplo é que em apenas em um morro como a Vila Cruzeiro, 300 bandidos fugiram para o alemão, imagine a quantidade de bandidos que estavam no alemão e nos diversos morros cariocas. Ainda acho pouco o numero de autos de resistências para cada PM em relação ao número de bandidos armados com armas de guerra atirando em tudo e em todos.
Vocês parecem que são burros; se uma guarnição trabalha vários anos no mesmo local e na mesma área, é lógico que alguns terão vários autos de resistência. A bandidagem é tanta atirando na PM, que os autos ainda são ínfimos. A guarnição que trabalha hoje, será a mesma que trabalhará daqui a dois dias e será também a mesma que trabalhará daqui a vários anos. Como esse Rio de janeiro está cheio de bandidos, é natural que somente aqueles que estão diuturnamente de serviço no combate ao marginal é que terão autos de resistência, seus idiotas burros.
Ass: Anônimo
Ps: O que for censurado poderá colocá-lo reticências.

Anônimo disse...

PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos do país?

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS.” foi o que disse o então candidato ao Governo do Rio, Sérgio Cabral.

O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (palavras de Sérgio Cabral Filho em 2006)