sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FENAPEF - ESCLARECIMENTO.

Ética.
NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em relação à matéria “PF ameaça investigar figurões se não tiver aumento de salário", publicada pelo “Correio Braziliense” (06/09/2011), a Federação Nacional dos Policiais Federais, entidade que congrega 27 sindicatos de todo o País, esclarece que as informações divulgadas não expressam a opinião de todas as entidades representativas dos servidores da PF.
A Fenapef reitera seu posicionamento, tornado público no mês passado, a propósito da deflagração da “Operação Voucher”, de que não coaduna com a exploração de eventuais desgastes políticos provocados por investigações cujos alvos sejam integrantes do governo, como pretexto para reivindicações salariais.
A Fenapef vem trabalhando em prol da reestruturação da carreira policial e, principalmente, do reconhecimento das atribuições de todos os cargos da instituição, todos de nível superior e com níveis similares de responsabilidade e complexidade . As gestões junto ao Executivo e ao Congresso Nacional, para a aprovação de uma lei orgânica. Também temos apoiado e reinvindicado a valorização da carreira dos servidores administrativos, atualmente desprestigiada.
Contudo, a entidade repudia a utilização de operações policiais como instrumento de pressão, na defesa dos interesses de seus representados, norteada pelo imperativo ético da separação entre interesses públicos e coorporativos.
Em 21 anos de história, a Fenapef tem reivindicado melhores condições de trabalho, inclusive, através do exercício do legítimo direito de greve, que garantiram avanços significativos para os servidores da Polícia Federal. Muitas lideranças sindicais já foram vítimas de procedimentos disciplinares, inquéritos policiais, perseguições por dirigentes da PF, em virtude de movimentos por melhores condições de trabalho.
Alguns foram até demitidos em virtude da atuação sindical, mas não por ações oportunistas, muito menos com interesses políticos.
Nossa entidade sempre defendeu uma polícia republicana, livre de amarras político-partidárias. Também temos reivindicado a liberação de recursos para o regular funcionamento da PF, como forma de melhorar a segurança pública. Defendemos o emprego de algemas em presos, para garantir a integridade dos policiais, dos próprios conduzidos e, em especial, da sociedade.
No entanto, com freqüência, também temos criticado a exploração midiática de operações policiais, independente do status social dos investigados, bem métodos ou ações que extrapolem os limites da legalidade ou visem à promoção pessoal ou política de qualquer servidor, independente do cargo que ocupa na instituição.
Nossa principal meta principal é contribuir para maior eficiência, profissionalização, transparência e fortalecimento da Polícia Federal, no cumprimento de suas atribuições constitucionais.
De forma democrática e independente, a Fenapef também já manifestou críticas de interesse público e da categoria de servidores que representa, tanto a dirigentes anteriores, como ao atual diretor-geral da PF e também ao ministro da Justiça.
Nossa luta em prol do reconhecimento e da valorização profissional de todos os servidores da Polícia Federal é contínua. Como cidadãos e servidores públicos, defendemos o diálogo, de forma transparente e leal. Se as negociações com o governo se esgotarem, utilizaremos o instrumento legítimo da mobilização dos nossos filiados, com ampla divulgação dos nossos pleitos, se preciso for fazendo paralisações e até greve, sem bravatas e muito menos chantagens.
Fonte: Agência Fenapef
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Não ví neste comunicado, nenhuma palavra que conseguisse comprovar o contraditório da materia veinculada "PF ameaça investigar figurões se não tiver aumento de salário".
Infelizmente o posicionamento da Fenapef deve ser esse mesmo. Mais que as ações hoje são diferentes isto é fato e todos nós sabemos.
Tenho a certeza como cidadão brasileiro que sou, que a Polícia Federal deveria ter autonomia total e não poder ser comandada por um Ministro PT que nunca trabalhou nos quadros da PF.
Sinto-me indignado com essa posição imposta pela Srª Dilma e Lula, onde a Polícia Federal é subordinada a um Sr. sem qualquer qualificação profissional para estar a frente desta entidade.
Como a fonte desta matéria não pode , e jamais poderá expôr esse tipo de texto o qual estou expondo, por com certeza sofrer retaliação. Eu cidadão brasileiro, digo em nome da Agência Fenapef, que a mesma deveria ter uma representatividade única, com seu lider sendo de carreira e não comandado por um cargo político, onde seu líder maior nada entendende de Segurança.
No mais, me ombreio com o sindicato, e parabens pela contestação muito bem redigida. Mais a sociedade brasileira sabe que todos voces realmente sabem mais do que possam falar em relação aos FIGURÕES.
abraços a todos os amigos Policiais Federais deste Brasil. E que lutem por uma condição de vida melhor e por um Ministério comandado por seus pares e não por político.

Anônimo disse...

PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos do país?

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS.” foi o que disse o então candidato ao Governo do Rio, Sérgio Cabral.

O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (palavras de Sérgio Cabral Filho em 2006)