quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A PRISÃO DO CAPITÃO BOMBEIRO MILITAR LAURO BOTTO.

O Capitão BM Lauro Botto cumpriu o primeiro dia da punição de doze dias de prisão imposta pelo comando geral do Corpo de Bombeiros.
Penso que devemos realizar um ato pacífico e ordeiro de apoio a esse bravo Oficial do CBMERJ, ato que deve ser organizado pelos Bombeiros Militares.
É hora dos Bombeiros Militares GARANTIREM os seus direitos constitucionais.
JORNAL O DIA
Preso após enviar torpedo a secretário

Rio - Um bombeiro do Rio foi preso acusado de insubordinação após enviar mensagem para o celular do secretário estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes. “Se tiver o mínimo de vergonha nos próximos 4 anos, tente ao menos olhar para os que são bombeiros da sua secretaria. Feliz 2011!”, enviou.
O subcomandante-geral e chefe de Estado Maior Geral dos Bombeiros, coronel José Paulo Miranda de Queiroz, considerou grave a “quebra da hierarquia e da disciplina militar”. O capitão punido promete recorrer à Justiça.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
Bombeiro é preso no Rio por enviar SMS ao secretário de Saúde

FELIPE CARUSO
DO RIO
O capitão bombeiro Lauro Botto foi punido com 12 dias de prisão por quebra da hierarquia e da disciplina militar ao enviar uma mensagem de texto para o celular do secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes, na véspera de ano novo.
"Se tiver o mínimo de vergonha nos próximos 4 anos, tente ao menos olhar para os que são bombeiros da sua secretaria. Feliz 2011!", dizia o texto da mensagem enviada às 22h39 do dia 31 de dezembro de 2010.
O Rio é o único Estado da federação em que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são subordinados à Secretaria de Saúde.
Em sua decisão, o subcomandante-geral e chefe de Estado Maior Geral dos Bombeiros, coronel José Paulo Miranda de Queiroz, julgou a transgressão grave, "uma vez que não só evidencia a falta de consideração e respeito a uma autoridade legal, mas também verifica-se a quebra da hierarquia e da disciplina militar".
O capitão Botto, porém, vê abuso de poder na decisão e, após cumprir a punição, vai entrar na Justiça.
"Está garantido na Constituição a livre manifestação de opinião, desde que identificada. Eu não fiquei anônimo em momento algum e mandei a mensagem do meu próprio celular", afirma.
Botto disse ainda que já enviou mais de 20 mensagens a Sérgio Côrtes criticando a subordinação dos bombeiros à secretaria e a criação de gratificações que levam "tenentes a ganhar mais do que coronéis com 30 anos de carreira".
"Os bombeiros no Rio assumiram trabalhos no Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e nas Unidades de Pronto Atendimento. Isso tudo é inconstitucional e divide a tropa."
Desde hoje, o capitão não pode deixar o quartel general dos bombeiros, no centro, por 12 dias. Botto foi candidato a deputado federal pelo PV nas últimas eleições e atualmente é suplente na Câmara dos Deputados.
JORNAL O GLOBO
Bombeiro é preso por enviar SMS para Côrtes
Um torpedo enviado a um secretário estadual custou a prisão administrativa do Oficial Lauro Botto
Marcelo Dutra
RIO - Um torpedo enviado a um secretário estadual custou a prisão administrativa de um Capitão do Corpo de Bombeiros. O Oficial Lauro Botto, de 30 anos, foi punido nesta terça-feira sob a acusação de ter se dirigido de forma desrespeitosa a autoridade pública, transgressão prevista no Regulamento Disciplinar da Corporação. Botto mantém um blog no qual, entre outras coisas, critica o fato de o Corpo de Bombeiros ser subordinado à Secretaria estadual de Saúde, o que não ocorre, segundo ele, em nenhum outro estado do país. O Oficial também reclama dos baixos salários.
Botto, que deve ficar preso nos alojamentos do Quartel Central dos Bombeiros até 13 de fevereiro, foi candidato a deputado federal pelo PV nas últimas eleições e hoje é suplente na Câmara dos Deputados. A gota d'água ocorreu em 31 de dezembro, quando o Oficial enviou uma mensagem de texto para o celular do secretário Sérgio Côrtes, com uma série de reivindicações de classe. Desde então, ele responde a um inquérito administrativo que culminou, na semana passada, com a decretação de sua prisão.
O oficial alega que suas reivindicações são garantidas pela Constituição.
- Os Bombeiros não deveriam estar prestando serviços em UPAs e no Samu. Isso é desvio de função - diz Botto.
Em nota, o comando da Corporação informou que as opiniões do Capitão não refletem o sentimento da Tropa.
COMENTO
Todos nós que lutamos pela cidadania dos Bombeiros e Policiais Militares devemos agradecer a repercussão que a mídia está dando à prisão do mobilizado Capitão BM Lauro Botto.
A nota do CBMERJ demonstrou que quem elaborou a nota não conhece o SENTIMENTO DA TROPA, lamentavelmente.
É hora da tropa do Corpo de Bombeiros expressar seus SENTIMENTOS.
O Soldado BM MISÉRIA irá expressar, não tenham dúvida.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

EDIVAL ANCHIETA disse...

A prisão de um oficial



A constituição federal de 1988 foi e continuará sendo nos últimos tempos um dos grande marcos da nação brasileira depois de vários rompimentos da ordem democrática até do desrespeito as instituições, o Brasil retornou ao convívio das nações que tem na lei a base de toda a sua civilização. Certa vez, os romanos disseram, ”que cedam as armas á toga”. Somente os estados que deixaram de lado a autotutela e passaram a seguir os preceitos legais foi possível á prevalência das decisões judiciais proferidas sob o crivo da ampla defesa do contraditório afastando desta forma o arbítrio daqueles (coronéis) que se esquece que a liberdade é um direito fundamental do cidadão (Lauro) e que somente pode ser cerceada por meio de uma decisão proferida por um poder competente, que no estado de direito é o poder judiciário. O art. 2º da lei federal 9784/1999 cominado pelo art.2º da lei estadual nº5427/2009 trás em seu bojo, os seguintes princípios: da transparência, legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa. Contraditório. Segurança jurídica, impessoalidade, eficiência, celeridade, oficialidade, publicidade, participação, proteção da confiança legitima e interesse publico.

“se tiver o mínimo de vergonha nós próximos 4 anos tente ao menos olhar

P/ Os q são bombeiros de sua secretária.

Feliz 2011!”

Para Sergio Ximenes dicionário da língua portuguesa vergonha equipara-se: desonra, descrédito, sentimento penoso de desonra pública, pudor, recato, embaraço. acanhamento. Ato, dito vexatório e/ ou indecente. Logo, se o secretario se sentiu ofendido com as palavras do oficial, deveria levá-lo a jurisdição competente, como manda A “Lex maior”, mas, prevaleceu o espírito de vingança. Arrumando-lhe uma punição dentro daquilo do qual ele mesmo se esquivou, quando abandonou os quadros do cbmerj. e agora existe interesse publico nesta prisão!? A resposta e não! O rdcbmerj, decreto de 1980 quando o presidente militar era o Gal. João Baptista Figueiredo. Indica no tópico de relação de transgressões disciplinares

I - faltar á verdade

II-utilizar-se do anonimato.

Ou seja, grosso modo “falar na cara” o que as redes sociais hoje proporcionam!





A finalidade da administração é a satisfação do interesse público. Cabe á administração mostrar, com provas robustas, que a conduta do agente fere, direta ou indiretamente, a regularidade do serviço e, por conseguinte, o interesse público. A sanção não pode ser uma reação mecânica desprovida de um sentido. É da essência do direito penal, o sentido de proteção. A norma posta no código penal visa proteger o corpo social, a norma posta no estatuto funcional visa proteger a ordem administrativa. Observe que comentei apenas um principio. Vê-se claramente, que a única meta e manter o poder para alcançá-lo e mante-lo tudo vale, desde a traição, hipocrisia a dubiedade de comportamento sempre revestidos de falsa moral, inexistência de lealdade as falsas juras, em suma; a mentira.

O fato em si, mostra o grau de subserviência, e apodrecimento, a que se submeteu o cbmerj, isso nunca foi hierarquia e disciplina, chanceladas, pela sua assejur, que insiste em fazer prevalecer leis não recepcionadas pela carta política. Não tenho duvidas, que o oficial, sairá fortalecido desta violação, e que será de grande ensinamento para a corporação aplicando lhes, o que prevê a lei, anulando de pleno direito o ato e buscando reparação civil.



Edival Anchieta/graduando direito unesa

Anônimo disse...

Se o comando dos bombeiros, acha que aluta por melhores condições e salários,não traduzem o desejo da tropa, ou o comando não conhece seus subordinados, ou a coisa esta pior do que pensamos, eu pensei que nunca pensaria em ter vergonha de ser bombeiro, é agora tenho, coronel pedro omisso.

Anônimo disse...

O Cel que prendeu o Cap Lauro Botto entrega o cargo amanhã em cerimônia a ser realizada no QCG.

Paulo Ricardo Paúl disse...

O Coronel caiu?
Qual o motivo de estar passando a função?
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Pois é Cel Paul a humilhação, indignação, insatifações já são comuns no Bombeiro. Posso listar injustiças que ocorrem que os próprios bombeiros nem imaginam:
- Quartel é criado para lotar os militatres das UPA's porém os administrativos comem de quentinha, não possuem alojamento e ainda trabalham no prédio do antigo IASERJ no Maracanã
- Coordenador das UPA's Major Jorge Andre Linhares( que parece que é primo do Comandante Geral) vive humilhando seus subordinados, falando palavras de baixo ca~lão inclusive ofendendo as militares fem que trabalham para ele. Este major ainda por cima está sub judice por ter batido na sua atual ex-mulher, por erro médico e o ministério público está na cola dele por condução de viatura iregular e por exercer cargo civil sendo comandante( ele dá plantão na UPA Campo Grande como médico civil porém só dorme lá).
Agora me diga Cel, o Lauro que luta pelos nossos direitos é preso e esse major ,xodo do Sérgio Cortes, que está todo errado continua mandando e desmandando como se nada tivesse acontecido!!