segunda-feira, 12 de março de 2012

BOPE: UMA PÁGINA GLORIOSA E UMA FELIZ COINCIDÊNCIA.

O BOPE é uma unidade especial da Polícia Militar, uma UOPE repleta de histórias de heroísmo. 
Penso ser praticamente impossível estimar quantos Policiais Militares e Policiais Civis que estavam encurralados em comunidades dominadas pelo tráfico, cercados por traficantes fortemente armados, foram salvos com a chegada dos homens de preto. Isso se repetiu incontáveis vezes no Rio de Janeiro, os homens de preto com sua técnica apurada salvando os seus irmãos de infortúnio, os PMs dos batalhões convencionais e os PCs.
O BOPE sempre simbolizou honra, técnica e destemor.
Infelizmente, no atual governo estadual, estavam tentando transformar o BOPE em "garoto propaganda" e alguns de seus integrantes se deixaram seduzir e se transformaram em artistas. Muitos homens de preto se afastaram de sua mística e correram para os holofotes. Os caveiras pareciam não ser mais os mesmos.
No nosso espaço democrático, não poupei críticas e fiz isso desde o lançamento do livro e depois dos filmes, obras que enriqueceram muitos e empobreceram o BOPE.
E, para piorar a situação, o comando geral anterior, um caveira sei lá que número, levou o BOPE para a sua página mais triste, a invasão do Quartel General do Corpo de Bombeiros.
O BOPE parecia derrotado.
Graças ao nosso bom Deus, não se consegue matar o idealismo de todos ao mesmo tempo e eis que em um momento crítico, o verdadeiro BOPE renasce e não poderia ter outra denominação a companhia: Companhia Bravo!
Obviamente, os que não querem o verdadeiro BOPE de volta, logo agiram para dizimar os "bravos", transferindo todos para batalhões convencionais. Uma medida afastada dos pressupostos que devem motivar os atos administrativos, sobretudo o interesse público e que está merecendo críticas de todas as partes, como não poderia deixar de ser.
Nada disso adianta, mais cedo ou mais tarde as transferências serão desfeitas, pois o BOPE mostrou que está vivo, espalhado ou unido, o BOPE está vivo e o BOPE nunca foi vencido, não será dessa vez.
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

Anônimo disse...

é bom lembrar as demais equipes do bope , que vocês vão ser lembrados como a vergonha dos comandos ,de de todo o brasil pois na verdade vocês são mercenários e venderam aquilo que o bope tem mais de precioso , ao aceitar .a covardia com a equpe bravo, com certeza eles vão ser sempre lembrados e vão ter um lugar de honra na historía do bope quanto a vocês mercenários cabe a vergonha

Anônimo disse...

12/03/2012 às 7:01
Conforme eu sempre quis demonstrar, bandidos do Rio foram assaltar em outros lugares. Quem está surpreso?

Que coisa, né!?
Apanhei tanto, até de alguns leitores que costumam gostar de mim, por causa das minhas críticas às UPPs do governador Sérgio Cabral e do mago José Mariano Beltrame - que alguns cariocas entusiasmados queriam candidato ao Nobel da Paz (eu juro!!!)! Minha crítica tinha um centro: a tática espalha-bandido. A UPP chega, ninguém é preso, os marginais mais perigosos dão no pé — os menos continuam a operar o tráfico. De vez em quando, pegam um figurão ou outro do crime para que a vício honre a virtude, e tudo fica por isso mesmo.

Virou modelo! O governo federal vive a elogiar o modo que o Rio tem de combater o crime. Gabriel Chalita, aquele que estreita os albinos da Tanzânia com Castro Alves “num abraço insano” (como diria o poeta), exaltou, nos EUA, o modelo Cabral. Os petistas da academia preferem acusar São Paulo (capital: 27º lugar no ranking de homicídios - isto é, último; estado: 26º lugar - penúltimo) de prender demais!

Pois bem. Leiam o que publicou o Globo na quinta. Volto depois.

(...)

VOLTEI
É claro que eu sou favorável a favelas pacificadas, ora! É claro que eu acho que é preciso haver bases da PM — e, se preciso, Forças Armadas — nas favelas. Mas atenção:
a) militares não podem atuar como se fossem seguranças dos traficantes; pacificação que convive com bandidagem é pilantragem;
b) o governo do Rio precisa prender os bandidos; se ficam soltos, cometem crimes. Foi o que sempre escrevi aqui. Considerando que eles não vão arrumar emprego só porque a UPP chegou, se não puderem atuar no Rio, vão buscar outras cidades. Quem está surpreso?

Por Reinaldo Azevedo

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/conforme-eu-sempre-quis-demonstrar-bandidos-do-rio-foram-assaltar-em-outros-lugares-quem-esta-surpreso/

Anônimo disse...

Acabei de escutar agora na band 13 militares foram expulsos do cbmerj.

Anônimo disse...

Vira e mexe surgem especulações de que farda do BOPE vai mudar de cor. Agora é uma boa oportunidade para que estas especulações se tornem fato concretizado. Deixo aqui minha sugestão: que tal a cor AMARELA?

Sub.Ten. BM Valdelei. disse...

CAVEIRAS(BOPE) TRANSFERIDOS !!! NUNCA SERÃOOOOOOO ESQUECIDOSSSSS !!!!!