quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BOMBEIROS MILITARES - ACAMPAMENTO NA ALERJ - CAMINHADA PARA O PALÁCIO GUANABARA.

Acabo de chegar da mobilização dos Bombeiros Militares e como terei que estar novamente nas ruas em poucas horas, dessa vez protestanto contra as malditas gratificações pagas pelo governo Sérgio Cabral (PMDB), em frente ao Teatro João Caetano, isso às 09:00 horas, me limitarei a escrever esse breve artigo sobre o que aconteceu nessa terça-feira.
Ontem a ALERJ recebeu várias mobilizações. Funcionários do DEGASE, da saúde pública estadual e do Corpo de Bombeiros Militares.
Em dado momento, o deputado estadual Paulo Mello (PMDB), presidente da ALERJ, determinou o fechamento das portas, frustando os interesses sobretudo dos funcionários da saúde que pretendiam ocupar as galerias para impedir a privatização da saúde pública no Estado do Rio de Janeiro.
Uma linha de PMs do Batalhão de Polícia de Choque foi colocada na entrada principal da ALERJ, o que fez com que os funcionários da saúde tentassem entrar pelos fundos, o que acabou desencadeando retaliações por parte dos seguranças da "Casa do Povo" e dos PMs.
Ouvi que teriam ocorrido agressões e que o spray de pimenta teria sido usado largamente contra funcionárias da saúde.
Os Bombeiros não participaram desses momentos, permanecendo mobilizados nas escadarias até às 17:30 horas, quando resolveram se deslocar até o Palácio Guanabara, saindo em coluna por um, para não prejudicarem o trânsito e seguindo na direção do Aterro do Flamengo.
Eu não acompanhei o deslocamento, fui pegar o meu carro na Rua Camerino e segui para o Palácio Guanabara, quando cheguei os Bombeiros já estavam lá, vibrando.
Ordeira e pacificamente, os Bombeiros ocuparam a calçada central e passaram a cantar, exibindo suas faixas, como fazem habitualmente em suas mobilizações.
Apesar dos Bombeiros não estarem causando qualquer transtorno, o governador Sérgio Cabral (PMDB) sentiu o golpe, certamente diante da possibilidade dos mobilizados permanecerem dias acampados em frente ao Palácio GB, sede do Poder Executivo, o que causaria um estrago político gigantesco, considerando que os Bombeiros têm o apoio incondicional da população.
A "turma palaciana" estava em cólicas, nervos à flor da pele.
Logo começaram a ocorrer uma série de convocações do Capitão BM Marchesini e do Cabo BM Daciolo para incontáveis reuniões, algumas com Coronéis do Corpo de Bombeiros, outras com Coronéis da Polícia Militar.
Uma coisa ficou clara de imediato: o governador Sérgio Cabral (PMDB) tinha dado ordem para impedir que os Bombeiros permanecem no local.
A cada reunião que ocorria, ouvia-se que as ameaças eram cada vez piores.
Após várias reuniões, chegou a notícia de que o BPChoque tinha recebido a ordem de retirar os Bombeiros do local de qualquer jeito. Lembro que recentemente o governador Sérgio Cabral (PMDB) concedeu uma gratificação mensal de R$ 1.000,00 a cada PM do BPChoque.
Diante dessa última ameaça, os Bombeiros resolveram desmobilizar o acampamento que estava sendo montado, para evitar um novo conflito e resolveram também fazer uma grande mobilização nos quartéis para que um número ainda maior ocupasse o local, nessa quarta-feira, a partir das 11:00 horas.
Eu deixei o local por volta das 00:30 horas e estarrecido pude constatar novamente o comando da Polícia Militar retirar policiamento das áreas dos batalhões, sem motivo, como já tinha ocorrido em frente ao CFAP - 31 de Voluntários, quando três viaturas operacionais da PM foram retiradas do policiamento na Zona Oeste para serem usadas para tapar faixas contra o governo estadual.


Filmei viaturas do 16o BPM (Complexo do Alemão), 17o BPM (Ilha do Governador), 3o BPM (Méier), entre outras unidades operacionais.
Hoje eu postarei os vídeos sobre a mobilização na ALERJ e no Palácio Guanabara.
Aproveito para convidar novamente a todos e a todas para o ato de protesto contra as gratificações, que realizaremos em frente ao Teatro João Caetano, às 09:00 horas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

MAIS UMA ARRIADA NO CABO BOMBEIRO DACIOLO e CAPITÃO BOMBEIRO MARCHESINIE DO RJ, E TENTATIVA DE ESFRIAR O MOVIMENTO DOS BOMBEIROS NO RJ, VEJAM ABAIXO, E PERCEBAM QUE CHEGOU A HORA DOS 1.000 BOMBEIROS QUE SEMPRE DÃO A CARA A TAPA, FAZEREM O ATO FINAL. MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO PALÁCIO GUANABARA, HOJE (14.SETEMBRO.2011-QUARTA-FEIRA):

PUBLICADO NO BOLETIM DA SEDEC/CBMERJ NÚMERO 069 DATA 13/09/2011 FOLHA 6828
a suspensão do gozo de licença especial que se encontrava o cb bm daciolo, um dos líderes do movimento por melhores salários dos bombeiros do RJ, e também sua transferência de unidade. Posteriormente o mesmo foi preso pelo Coronel Bombeiro Alcântara, às 01:00 da manhã de hoje(14/09/11), quando o mesmo foi chamado para conversar dentro do Palácio Guanabara. Também foi preso o Capitão Bombeiro Marchesini que também reivindica melhores salários para os bombneiros do RJ, que são a tropa que recebe o pior salário do Brasil, mesmo sendo o Rio de Janeiro o 2º Estado mais rico, dentre todos os 27 entes fgederativos. O Cabo Daciolo e o Capitão Marchesini iniciaram uma greve de fome

Anônimo disse...

marchesini e daciolo estão de fato presos. isso é fato real.

Anônimo disse...

A solicitação de encaminhar a todos contatos de minha caixa de e-mail a informação a respeito do presente fato que desdobrou na prisão dos militares e na convocação para alerj hoje foi cumprida na íntegra. Assim, aguardo pelo sr, pelo demais integrantes tanto da PM como CB lá e pela boa parte da população fluminense na escadaria da Casa do Povo para fazer cessar essa brutalidade e arbitrariedade A solicitação de encaminhar a todos contatos de minha caixa de e-mail a informação a respeito do presente fato que desdobrou na prisão dos militares e na convocação para alerj hoje foi cumprida na íntegra. Assim, aguardo pelo sr, pelo demais integrantes tanto da PM como CB lá e pela boa parte da população fluminense na escadaria da Casa do Povo para fazer cessar essa brutal e arbitraria atitude deste Governador.


***JFS*** >>>>>JFS>>>>>

***JFS*** >>>>>JFS>>>>>