terça-feira, 7 de julho de 2009

VERDADE OU BOATO?

O organizador desse espaço democrático continua à disposição da justiça para prestar depoimento na condição de testemunha de defesa, assim sendo, como a previsão para liberação é no final da tarde de hoje, o ato cívico da ALERJ será transferido para outra data e a entrega dos documentos relacionados à violação dos direitos constitucionais do Cabo de Polícia Bruno será realizada na 4a feira, após o ato cívico em frente ao Quartel General do CBMERJ.
O que já vinha sendo esperado há muito tempo, parece que finalmente acontecerá, conforme sinalizamos no artigo de ONTEM quando citamos a expressão latina:
- ITE, MISSA EST!
Pitta foi ou será exonerado.
O Globo online indica dois provavéis sucessores: o Coronel de Polícia Mário Sérgio (ISP) e o Coronel de Polícia Lopes (3o CPA).
Pelo que sabemos ambos desejam a função, aspiração natural e legítima para um Coronel de Polícia, sendo que representam idéias que se misturam e se afastam.
O trato amigável e filosófico do Coronel de Polícia Mário Sérgio e a face rústica do Coronel de Polícia Lopes, os colocam em lados opostos no trato com a tropa, porém, a afinidade com a tática do "tiro, porrada e bomba" os aproxima muito.
Assim sendo, com qualquer um deles, a tática da Secretaria de Segurança Pública deverá continuar a mesma e mais Policiais Militares serão transformados em bandeiras nacionais, entregues às suas viúvas e a seus órfãos.
No governo Sérgio Cabral (PMDB) estamos nos aproximado de 70 metamorfoses, homem-bandeira.
O Coronel de Polícia Mário Sérgio deverá significar a saída de todos os Coronéis de Polícia com mais de 4 anos no posto, como o próprio Lopes, o David, o Assad e o Penteado. Isso poderia passar uma idéia de renovação nos quadros, uma grande falácia, pois a maioria dos comandantes dos batalhões exerce função de comando antes da gestão Sérgio Cabral (PMDB), são veteranos em comando.
Caso o escolhido seja o Coronel de Polícia Lopes, a matéria do jornal Extra de sábado ganhará uma maior relevância, marcando de vez a relação cada vez mais sólida Organizações Globo-Governo Sérgio Cabral (PMDB).
Um Coronel com chances e não citado pela reportagem é o Chefe do Gabinete do Comandante Geral, Coronel de Polícia Fogaça, que juntamente com o Coronel de Polícia Soares, reclamou bastante por não ter sido convidado para o grupo dos Coronéis Barbonos e que assinou o documento de adesão ao grupo.
A escolha de Fogaça poderia ser interpretada como o segundo """barbono""" no Comando Geral, do governo Sérgio Cabral (PMDB).
Ouve-se aqui e ali, que um Coronel de Polícia da Reserva Remunerada estaria tentando ocupar esse espaço, o que não é de hoje, parece uma obcessão, e se a escolha recair sobre ele, significará a desmoralização de todos os Coronéis da Ativa, que deveriam solicitar a inatividade de imediato.
Na verdade, o governador tem ainda um outro problema para resolver, além de escolher o novo Comandante Geral, decidir como será a solenidade de passagem do cargo.
Será no pátio do Quartel dos Barbonos e com a presença da tropa da Polícia Militar, da mídia e da sociedade civil; ou será entre quatro paredes, no Gabinete do Comandante Geral, com efetivos do BOPE guarnecendo o pátio sagrado.
Seja como for, o governador terá inserido seu nome na história da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em uma breve nota de rodapé, como o pior mandatário a quem a instituição foi submetida nos tempos do autoritarismo político, por culpa exclussiva dos seus Coronéis.
JUNTOS SOMOS FORTES!
JUNTOS CONSTRUIREMOS UMA POLÍCIA CIDADÃ, FORMADA POR POLICIAIS CIDADÃOS, COM DEVERES A CUMPRIR, MAS PLENOS EM DIREITOS CONSTITUCIONAIS.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

6 comentários:

Anônimo disse...

Deus é muito bom e tenho certeza que o Cmt Geral será outro não aqui citado capaz de unir a corporação num mesmo ideal e o Sr temos certeza o conhece muito bem.

GRAVE GERAL disse...

PELO MENOS O CABRAL VAI LEVAR PARA CASA UMA VITORIA.
ELE VAI GANHAR DO GAROTINHO E DA ROSINHA O TITULO DE PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA.
SUPERAR O GAROTINHO E A ROSINHA É PIOR DO QUE RENUNCIAR POR INCOPETENCIA.
COMO DIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS, O MAL NUNCA SE DIVIDE, POIS DE ASSIM FOSSE, ELE SÉRIA DERROTADO.
PENA QUE OS MILITARES POR SEREM TÃO ORGULHOS, NÃO SE UNEM PARA COMBATER O MAL.

O POBRE BOI FRIA COLHE A CANA.
A UNIÃO FAZ O AÇÚCAR.
O GOVERNO FAZ O MENDIGO.
E OS MILITARES BATEM PALMA.

E QUEM SOFRE PELO NOSSO ORGULHO SÃO NOSSAS FAMÍLIAS.

SEM QUERO ME IDENTIFICAR, NÃO ADIANTA NADA MESMO, SÓ PENSAMOS E FALAMOS, MAS O GOVERNADOR AGE, E COM RIGIDES. OU DÁ OU DESCE.

GREVE GERAL, SE NÃO FIZER O BEM, TAMBÉM NÃO FAZ O MAL.

LOPEZ DERRUBA PITTA. disse...

CORONEL PAÚL, VAMOS SEGUIR ESSA LINHA DE RACIOCIONIO. FOI DERRUBOU O PITTA? EU DIGO: FOI O LOPEZ. PELO ABUSO DE AUTORIDADE QUE ELE COMETEU CONTRA O CABO, NÃO TINHA OUTRA SAIDA A NÃO SER EXONERAR ELE, MAS ISSO MANCHARIA O CABRAL. ENTÃO MATA 2 COELHOS DE UMA VEZ SÓ. TIRA O PREFEITO DE SÃO PAULO. PITTA. E AUTOMATICAMENTE, CAI O LOPEZ. O LOPEZ REFORMA E SE ESQUECE TUDO. É COMO DIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS. O MAL NUNCA SE DIVIDE, POIS SE ELE SE DIVIDIR, ELE FRACASSA. O LOPEZ TENTOU SER COMANDANTE GERAL, USOU O CABO PARA DERRUBAR O PITTA. CONSEGUIU. MAS COMO ELE DESUNIU. OS 2 CAIU. É ISSO QUE ACONTECE CONOSCO, SOMOS DESUNIDOS POR ISSO GANHAMOS TÃO POUCO, NO DIA QUE DEIXARMOS NOSSOS INTERESSES PESSOAIS DE LADO E NOS UNIRMOS PARA UM FIM ÚNICO, O SUSTENTO DIGNO DE NOSSAS FAMÍLIAS VENCEREMOS TODA E QUALQUER BATALHA.
IMAGINE, SE O SENHOR ACHA QUE GANHA POUCO, SE IMAGINE RECENDO 800 POR MÊS. É ISSO QUE SOLDADO GANHA PARA DEFENDER O POVO.
100% DE AUMENTO PARA SOLDADO É APENAS 800 REAIS. EU PERGUNTO. O SENHOR FICARIA SATISFEITO COM 800 DE AUMENTO? ACHO QUE NÃO NÉ? SERIA MENOS DE 20%. PENSE NISSO. O SOLDADO TA FERRADO.
PAZ E CRISTO.

PRAÇA B M

Anônimo disse...

Secretaria de Segurança Pública nomeia novo comandante geral da PM
Mário Sérgio de Brito Duarte entra no lugar de Gilson Pitta, coronel barbono

Rio - A secretaria de Segurança Pública anunciou, nesta terça-feira, que o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte será o novo comandante geral da Polícia Militar. O posto era ocupado pelo também coronel Gilson Pitta Lopes. Mário Sérgio atuava como diretor-presidente do Instituto de Segurança Pública. A notícia da mudança na cúpula da corporação foi antecipada pelo 'Blog da Segurança'.

De acordo com a secretaria, Mário Sérgio foi comandante do BOPE, do batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do estado. Mais recentemente, na atual gestão da Seseg, foi superintendente da sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO).
foto materia principal
Mário Sérgio Brito Duarte, novo comandante geral da Polícia Militar | Foto: Divulgação

O secretario José Mariano Beltrame agradeceu o comandante Pitta.

"Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer publicamente ao Comandante Pitta pela seriedade e correção com que conduziu sua corporação desde o início. Foram 17 meses de sacrifícios pessoais e de dedicação exclusiva, meses que somam aos mais de 30 anos de carreira a serviço da sociedade fluminense. Que a história do Comandante Pitta sirva de exemplo para os oficiais mais novos da ativa", disse Beltrame.

Na nota, Beltrame falou também sobre os desafios do novo comandante.

"O coronel Mário Sérgio tem agora o duro desafio de cultivar a seriedade e dedicação da equipe que sai e ainda avançar mais profundamente nos processos de gestão da PM. Maior aproveitamento de efetivo nas ruas; adequação ao modelo; foco nas metas criminais estabelecidas; celeridade no aparelho correcional; ampliação do intercâmbio com outras instituições; ampliação das UPPs; e principalmente preparar a PM para as exigências do século XXI. Estas são tarefas para a equipe que chega", completou.

A mudança ocorre na data em que o Ministério Público denunciou 30 PMs por envolvimento em assassinatos. Os policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 16º BPM (Olaria) foram denunciados por 20 homicídios e uma tentativa de homicídio - de pessoas entre 14 e 29 anos - nos quatro tribunais do júri do Rio.

O maior número de denunciados está relacionado ao inquérito sobre a chacina na Favela Furquim Mendes, em novembro do ano passado. Na época seis homens foram executados a tiros.

Crise dos barbonos

Gilson Pitta se tornou o número um da PM depopis da exoneração do coronel Ubiratan Angelo em meio à crise dos barbonos. Ubiratan ficou no cargo por 392 dias e deixou o posto em janeiro de 2008.

Pitta é fundador e signatário do Manifesto dos Barbonos - grupo de coronéis da ativa que brigava por melhores salários - e aliado de Ubiratan, chamado por ele de “chefe”. A passeata que levou à exoneração de Ubiratan foi uma iniciativa dos coronéis barbonos. Eles acusam Pitta de traição, já que o Serviço Reservado - comandado por ele - filmou a passeata.

Um DVD com cenas e legendas com nomes de pessoas foi entregue à Inteligência do Palácio Guanabara na noite de segunda-feira. O vídeo foi produzido pela equipe de Pitta. Na época, Beltrame afirmara que Pitta havia negado participação no movimento, mas o próprio coronel admitiu fazer parte.

Anônimo disse...

Cabral tem uma política eficiente de ocupação de favelas, como já é feito na cidade de Deus, Batan, Babilônia e outras favelas.
Acabou aquele desmonte de viaturas. Hoje são todas alugadas e andam inteiras pelo Estado.
No governo de Cabral foram presos bicheiros, milicianos e as favelas não tem trégua.
Até agora, a segurança tem melhorado muito.
vamos parar com as mentiras.

Anônimo disse...

Que tal todos os militares estaduais entrarem no CBMERJ e PMERJ como soldados, cumprirem intertício de 3 anos em cada graduação,ser provido à graduação seguinte somente após realizar concurso interno mediante provas,com curso ministrado somente no CFAP, de pelo menos 6 ( seis ) meses,até chegarem a subtenentes( até aí seria somado 18 anos ) e apartir daí, intertício de 2 anos para os respectívos postos de oficiais, sendo a promoção ao posto seguinte conquistado somente mediante provas de concurso interno, sendo exigido,também, curso superior em qualquer área e uma vez aprovados em concursos interno, os devidos cursos serem ministrado como Curso de Formação de Oficiais (CFO) com duração mínima de pelo menos 3 ( tres) meses ( somar-se-ia mais 12 anos ) na reforma remunerada o militar BM ou PM iria como Cel BM ou Cel PM. Acabando-se de uma vez por toda com as promoções automáticas. Imaginem o incentivo que a tropa teria, a experiência que o BM e o PM teria ao chegar a Tenente,a economia que o Estado faria, a honra que os familiares dos praças teriam, a ascensão social que lograria os praças ao galgarem passo a passo suas promoções. Obrigado por me permitirem opinar.