EX-BLOG DO CESAR MAIA:
NOVO COMANDANTE DA PM CONFIRMA: HÁ QUE MUDAR TUDO!
30 meses e 12 dias de governo. É a confirmação que mais uma vez fracassou a política de segurança pública no Estado do Rio!
(trechos da entrevista ao Globo, 12/07, do Coronel Mario Sergio).
"Os PPCs (Postos de Policiamento Comunitário) e DPOs (Destacamentos de Policiamento Ostensivo),(obs.Postos da PM em favelas), não servem para nada. Existe uma negociação com o crime para o policial entrar (na favela). Existe uma fonte de corrupção porque, se o policial não se corromper, ele morre. Vamos acabar com isso. Também vou acabar com o Gpae. O problema é que o Gpae perdeu força ao longo do tempo (1). Eu pretendo fazer muitas mudanças. O grande desafio vai ser mudar a cultura da estrutura de poder dentro da PM. Desafio de transformar uma estrutura de poder em estrutura de serviços. Hoje temos o formato do Exército, com primeira, segunda, terceira seção, temos que desburocratizar. A PM tem uma crença de que antiguidade é posto. Isso é uma besteira. Agora, competência é posto(2)."
A leitura do email do ex-blog do Cesar Maia, onde ele fez um resumo dos comentários feitos pelo Coronel de Polícia Mário Sérgio, ao longo de uma entrevista, despertou-nos a atenção para dois pontos, que assinalamos no texto como ( 1 ) e ( 2 ).
Vamos a eles:
( 1 ) O Coronel de Polícia Mário Sérgio integra o alto escalão da Secretaria de Segurança Pública desde o início do governo, sendo um dos responsáveis pela implementação da tática do confronto, criando vários problemas com o Coronel de Polícia Samuel, Chefe do Estado Maior na época.
Ele estava ao lado do poder, do mando e do desmando, por que só agora resolveu agir contra os DPOs, PPCs e GPAEs?
Antes eles não eram uma fonte de corrupção?
Ele só chegou a essa conclusão quando assumiu o comando geral?
Por que o Secretário Beltrame não determinou a extinção dos DPOs, dos PPCs e dos GPAEs, no início do governo, considerando que sendo um homem de INFORMAÇÕES deveria conhecer o problema?
Será que alguém caiu de paraquedas na segurança pública, na semana passada?
( 2 ) "Competência é posto".
Uma frase amargamente infeliz, sobretudo após ter afastado a quase totalidade dos Coronéis mais antigos. Tal frase pode ser interpretada como uma referência a esses Coronéis, que seriam antigos, mas não competentes.
Não custa lembrar ao novo comandante que atribuir competência ou incompetência não é tarefa fácil de fundamentar, embora seja fácil de falar.
Será que o Coronel de Polícia Mário Sérgio está se considerando um COMPETENTE?
Será que ele credita a sua assunção por SER O MAIS DIGNO E COMPETENTE?
Particularmente, prefiro aguardar, considerando que ele manteve nos comandos (trocando de cadeiras) vários COMPETENTES(?) que já comandavam nesse MAR DE INCOMPETÊNCIA que é a insegurança pública do Rio de Janeiro.
Um mar que alcançará 30.000 corpos apenas no governo Sérgio Cabral (2007 - 2009) em breve!
Então, quem seriam os COMPETENTES MODERNOS DA PMERJ?
Certamente, não podemos avaliar assim os que já comandam há anos.
Mário Sérgio, antiguidade é posto, sim, senhor!
Respeite os mais antigos, afinal, VOCÊ APRENDEU COM ELES...
Nós só gostaríamos de entender a sua postura, muito infeliz...
Só isso!
JUNTOS SOMOS FORTES!PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

10 comentários:
Paúl, ele está vendido para desmilitarizar a PM. Quando um militar e principalmente um oficial faria tal afirmação desrespeitosa aos que foram literalmente professores dele.
Atitude arrogante. Gostaria de saber pq o competentíssimo Mario Sérgio não melhorou em nada o prazo de consolidação dos dados do ISP.
CRITICAR É FÁCIL. VAMOS VER AGORA QUE ELE TERÁ QUE CARRAGAR ALGUNS CAIXÕES.
Por falar nisso e sobre os oficiais do BOPE que vivem de firmas de segurança, tais quais o Pinheiro Neto. Isso ele não fala. Um agente pago para prover a sociedade de segurança viver da insegurança alheia.
Cabralista pede a exoneração de Beltrame - CONCORDAMOS
"Governador, exonere o Beltrame, pois o passivo gerado por ele servirá de alimento para seus opositores nas eleições. Pondo em risco um ótimo trabalho que está sendo feito para nosso Estado. Temos a convcção que o resultado será a médio prazo, assim como foi em Minas. Uma primeira fase de austeridade que sempre incomoda os vagabundos para depois a glória.
A diferença é que no Rio há o gravíssimo problema da violência, que não é culpa do vosso governo.
Se o Beltrame se preocupasse com a segurança ao invéz de colocar seu plano de fortalecer a polícia federal em primeiro plano talvéz estivéssemos melhor.
O Beltrame já fez o que tinha que fazer. Se não for exonerado agora no período de eleição será muito mais desgastante."
AME-RJ ELEIÇÕES – CHAPA 1
DIA 19/08/09 ( QUARTA-FEIRA ) DAS 09:00 AS 16:00 HORAS
VOTE NA CHAPA AZUL Nº 01
TENENTE CEL PM DILSON FERREIRA DE ANAIDE
Assim como ele que estava a 3 anos fora da PM. O novo mt do BOPE estava a 12 anos. Na PM o último posto exercido foi de capitão.
Será que esse cara ainda sabe o que é militarismo?
Obviamente qdo o Cel Mário Sérgio diz que "antiguidade não é posto", quer dizer, e só não compreende isso quem não quer, de fato, compreender, que não é por antiguidade que alguém pode esperar cargos, e sim por eficiência, por desempenho. Então, antiguidade não pode ser critério para distribuição de um posto, de um cargo. Quer dizer, se uma pessoa ineficiente for antiga na instituição deve ser mantida num posto ou cargo ???
Isso é claro!!! acho que este não é o momento de buscar pelo em ovo, buscando a falta de compreensão qdo deveríamos buscar a união.
Sr.Cel.Paul:
Sra. Mônica, Boa noite!
Seguramente não é hora de buscarmos pelo em ovo, mas seguramente é hora de ter-se respeito por aqueles que deram seu sangue, sua vida ou simplesmente, suas horas de trabalho em prol de uma Corporação.
Falar dessa forma, foi grosseiro. Foi completamente deselegante, e acabo atribuindo tal frase, a pressão imposta pela necessidade de rápidos procedimentos e nenhum assessoramento.
O Cel. Mário Sérgio, sempre foi uma pessoa bastante delicada no trato com as pessoas, e não consigo vê-lo como uma pessoa Preconceituosa com os mais Antigos.
Creio que seria hora de reparar ou minimizar a frase mal aplicada, até porque, sendo ele Pai: "Antiguidade é Posto"!
Abraço Fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS
Realmente antiguidade nao e garantia de honestidade e competencia, entretando na PM ha muita gente nova que e mais corrupta e incompetente do que os mais antigos. Quem e PM sabe disso. E o pior, muitos deles foram nomeados pelo novo Cmt. Provavelmente por ter ficado fora da Corporacao perdeu o contato com a tropa e deve ainda estar mal assessorado, acreditando na teoria de que esta renovando colocando gente nova. O tempo se encarregara de mostrar se ele agiu certo.
Christina, eu tenho certeza que o Cel Mário Sérgio com essa frase nunca pretendeu desrespeitar os mais antigos. Pelo menos não os mais antigos que merecem respeito. Não podemos no entanto viver a falácia de que por ser antigo, por ser mais velho, se é mais honesto ou mais sábio. O tempo por si mesmo não confere sabedoria ou honestidade a ninguém. O mundo está cheio de "velhinhos" com quem eu não deixaria uma filha minha sozinha. E no entanto, eu tenho o maior respeito por pessoas mais velhas, aprendi com minha mãe. Sou da época que se pedia "bênção" aos avós, aos pais. E sei que o Cel Mário Sérgio quis dizer exatamente isso, que antiguidade por si só, apenas por uma questão de tempo, não confere atributos. Christina, o Cel Mário Sérgio acabou de assumir, vejo que temos que dar um voto de confiança a ele, nos apresentar para oferecer apoio no que for preciso, colaboração. Já marcamos uma reunião com ele para apresentar nossas sugestões, para expor nossos pontos de vista, para oferecer ajuda ? Acho que não ! Pq uma comissão não se apresenta com PROPOSTAS concretas, solicitações efetivas, e também com oferta de apoio ? Tenho certeza que ele ouviria essa comissão se for de pessoas dispostas a colaborar, a ajudar de fato. O que eu proponho é que as críticas se façam sim, mas não a crítica pela crítica. E que a gente ofereça ajuda, concreta, que se ofereça para construir junto. Acho que esse é um momento histórico e que não podemos perder o bonde da história.
Christina, independente de qualquer possível divergência de opinião, mais importante é o que nos une, a vontade de ver um Estado melhor. Isso eu sei que você tem de sobra, e será sempre merecedora do meu respeito, da minha admiração.
Enquanto nós, policiais, olharmos nossos próximos como ladrões, inimigos, safados e querermos meios de melhorias através de confiança e contatos políticos, a história será sempre essa. Quem assume o poder, martela quem foi inimigo um dia. A PMERJ está assim por culpa de todos nós. Não temos representatividade nem entre nós mesmo, o que é ridículo. As melhores polícias do brasil conseguiram melhores estruturas e salários, quando todos brigaram pela instituição, buscando representatividade em todos os setores, inclusive político. É inadimissível que em 2009, ou seja, 200 anos de existência, a PMERJ ainda não tenha força, capacidade, coragem e representatividade para brigar pelo que faz jus de direito e pelo que representa para a história desse país. A política interna da corporação em 200 anos ainda está sendo, se eu chegar lá quero o meu "quinhão". Quando eu passei na prova da PMERJ e comentei com um amigo mais velho que tinha passado, ele usou as seguintes palavras: "legal, parabéns mas agora você verá que você vale pelo mal que pode causar." Juro que essas palavras jamais saíram da minha cabeça. E hoje eu vejo que eu nunca tive um líder desde que entrei para a polícia que fizesse valer tais palavras para nossos governantes.
Inteligência é posto e não antiguidade!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário