quinta-feira, 28 de maio de 2009

RIO DE JANEIRO - AS MILÍCIAS, O ESTADO PARALELO.

O DIA:
Oficial punido por retardar apuração contra miliciano
Thiago Prado.
Rio - Por não levar adiante as investigações sobre o soldado Moises Pereira Maia Junior — preso e acusado pelo Ministério Público de integrar a Liga da Justiça —, o tenente-coronel Marcelo Cesario teve a detenção determinada no boletim reservado da Polícia Militar do dia 21. Segundo o documento, o oficial terá que ficar seis dias preso por ‘inércia’ no Conselho de Revisão Disciplinar (CRD) instaurado em setembro, que poderá resultar na expulsão do PM da corporação.
Segundo o texto, a punição foi adotada porque Cesario não tomou providência com relação aos autos da investigação do soldado, a não ser substituir, por duas vezes, o escrivão responsável pelo processo. Semana passada, quando integrantes da Liga da Justiça presos em Mato Grosso do Sul — como o ex-deputado Natalino Guimarães — vieram ao Rio para depor no Tribunal de Justiça, surgiu denúncia de que havia um plano para resgatar Moises.
“Ouvido a respeito e dando-lhe a
oportunidade de ampla defesa, o oficial superior (Cesario) não logrou êxito em justificar seu errôneo proceder, ao ter deixado de tomar providências administrativas (...), causando sérios embaraços ao bom andamento do serviço”, aponta o boletim da PM.
Com a transferência de Moises do Batalhão Especial Prisional (BEP) para o Presídio Federal de Campo Grande, os membros do colegiado admitem dificuldades para cumprir atos administrativos referentes ao processo. Procurada, a PM não informou se a pena de detenção por seis dias começou a ser cumprida por Cesario.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: