sábado, 30 de maio de 2009

JUNTOS PODEMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL - O RETUMBANTE FRACASSO DA POLÍCIA FEDERAL.

No nosso espaço democrático estamos publicando uma série de artigos com o título "JUNTOS PODEMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL" e neste momento, tratamos do completo fracasso da Polícia Federal no cumprimento das suas missões constitucionais.
O governo do Presidente Lula (PT) já deixou muito claro que almeja federalizar a segurança pública, na busca desse objetivo já foram criadas a Secretaria Nacional de Segurança Pública; o Programa Nacional de Segurança com Cidadania; os Conselhos de Segurança e o Programa da Força Nacional de Segurança.
O Brasil é assim, adora criar órgãos públicos, vorazes devoradores do nosso dinheiro (dinheiro público).
Além disso, a Polícia Federal vem sendo glamurizada como a Polícia eficiente, com seus salários espetaculares (sonho de consumo de todos os funcionários públicos); suas viaturas milionárias; seus equipamentos de primeiro mundo e com uma assessoria de marketing de dar inveja à grandes empresas privadas.
Operações fantásticas são desenvolvidas por todo Brasil, sempre filmadas e divulgadas para a mídia, quase que online.
Pena que essa Polícia tão eficiente , midiaticamente falando, fracassa totalmente no cumprimento das suas missões constitucionais.
Constituição Federal:
Artigo 144 - (...).
A Polícia Federal (...) destina-se a:
I. (...).
II. prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho (...).
Só a Polícia Federal tem essas missões inseridas no texto constitucional.
Notem, PREVENIR e REPRIMIR.
E, não precisamos tratar da situação atual do tráfico de drogas e do contrabando no país.
III. exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.
Também não precisamos abordar a total vunerabilidade das fronteiras brasileiras.
Portanto, resta comprovado o fracasso.
Um fracasso que custa muito aos cofres públicos.
Vamos citar um único exemplo comparativo:
Um Policial Militar do Rio de Janeiro ganha cerca de R$ 1.000,00 para patrulhar as ruas da cidade (Rádio Patrulha), enquanto um Policial Rodoviário Federal ganha mis de R$ 5.000,00 para patrulhar rodovias federais.
Simplesmente, cinco vezes mais, isso sem considerar quem corre mais risco de morrer em serviço.
Um outro dado relevante na tentativa de federalizar a segurança pública é o fato de que a maioria dos Secretários de Segurança do Brasil são Delegados da Polícia Federal.
No Rio de Janeiro, os governos do PMDB têm nomeado Delegados da Polícia Federal como Secretários de Segurança, o resultado é o caos da violência urbana vivenciada pelos cidadãos fluminenses, obrigados a viver em um Estado onde mais de 10.000 morrem ou desaparecem por ano.
Cidadão brasileiro, todos nós devemos desejar que a Polícia Federal seja a melhor possível, inclusive, dignamente remunerada e muito bem equipada, todavia, queremos que a Instituição cumpra primeiro as suas missões constitucionais, o que poderá controlar o tráfico de drogas e o contrabando, que ceivam milhares de vidas de cidadãos brasileiros.
Por derradeiro, hoje circulou uma notícia no sentido de que um carro que deveria estar acautelado na Polícia Federal, foi multado 42 vezes, quando rodava pelas vias públicas (clique e leia).

JUNTOS SOMOS FORTES!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: