terça-feira, 26 de maio de 2009

BLOG DO JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA - OAB TEM QUE SE PRONUNCIAR.

Nós publicamos nesse blog uma gravíssima denúncia sobre a remoção de pacientes que estavam no CTI do IASERJ, por ordem do Governador Sérgio Cabral, apenas para no dia seguinte inaugurar o local, como sendo destinado ao tratamento dos infectados com a gripe suína.
O fato foi tornado público pelo Blog do Garotinho.
O fato teria ocorrido na noite do dia 28 de abril de 2009.
Ocorreram mortes em virtude do cumprimento da ordem governamental.
A grande imprensa ainda não se manifestou, o que parece incrível.
O jornalista Gustavo de Almeida replicou no seu blog Santa Bárbara e Rebouças.
Cidadão Brasileiro, faça o mesmo, ou seja, espalhe ao vento essa notícia e vamos cobrar o posicionamento do Ministério Público.

Domingo, 24 de Maio de 2009.
A OAB TEM QUE SE PRONUNCIAR.

E a imprensa precisa publicar tal pronunciamento, doa a quem doer - caso contrário, incorreremos todos nós, jornalistas, em crime de responsabilidade. A denúncia parte da Associação dos Funcionários do IASERJ, e me parece grave demais para ser apenas "politicagem" ou "sindicalismo" (palavras que possivelmente fariam parte da resposta do governo). O primeiro blog a publicar a denúncia foi o do ex-governador Garotinho - infelizmente, porque tira o caráter grave e enfraquece a denúncia dando-lhe ar eleitoreiro. Mas mesmo assim é preciso ouvir a OAB, a associação e o CREMERJ, bem como o Sindicato dos Médicos e o Ministério da Saúde. Segue o texto, na íntegra:
"A denúncia é gravíssima.
É verdadeiramente estarrecedor. Na noite de 28 de abril, o governador Sérgio Cabral deu ordem ao secretário Sérgio Côrtes para transferir todos os pacientes do CTI do Iaserj, porque no dia seguinte apresentaria à imprensa o local, como pronto para receber pacientes com gripe suína.
Mesmo com a discordância dos médicos que diziam que alguns pacientes não tinham condição de transferência por estarem em estado muito grave, a remoção foi efetuada às pressas. A ordem era levar os pacientes para os hospitais Albert Schweitzer, em Realengo e Alberto Torres, em São Gonçalo (clique e leia o artigo no Globo online).
Um dos pacientes, Francisco Orlando Alves, de 41 anos morreu dentro da ambulância, ainda no pátio do Iaserj. Outros pacientes morreram na transferência. Ainda não se tem a informação do número exato.
Tudo vinha sendo abafado, mas a Associação dos Funcionários do Iaserj está neste momento na OAB para fazer a denúncia detalhada. A presidente da associação, Mariléa Ormond sintetiza o que aconteceu: “Pacientes em estado grave, necessitando de cuidados especiais foram tratados como gado e transferidos sem autorização das famílias”.
Não só a OAB como o Ministério Público tem que ir fundo nesse verdadeiro absurdo. Pessoas sendo tratadas como gado indo para o matadouro só para o governador aparecer diante das câmeras para dizer que já tinha um local para acomodar pacientes com gripe suína".
Não esqueçam, divulguem a todos os seus endereços de emails e peçam que cada um deles faça a mesma coisa.

JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: