segunda-feira, 18 de maio de 2009

A CEDAE É NOSSA, A LUTA NÃO PODE PARAR - VICENTE PORTELLA.

A Cedae precisa de todos nós
Companheiros e companheiras da Cedae,
Mais uma vez os olhos da ganância e da incompetência política se voltam contra a Cedae e seus trabalhadores.
Depois de vitoriosos em Belford Roxo, precisamos enfrentar agora a insanidade de mais um elemento privatista, senhor Jorge Mário, Prefeito de Teresópolis pelo PT – Partido dos Trabalhadores.
Apesar da Cedae prestar em Teresópolis um serviço de altíssima qualidade, sendo aprovada pela maioria esmagadora da população, o Prefeito Jorge Mário insiste em privatizar os serviços alegando ter recebido uma oferta, feita por uma empresa privada, de 75 milhões para “investimentos” na área de esgoto.
Mentira. A Cedae se propõe a investir 100 milhões – um terço a mais – no entanto o senhor Jorge Mario, por interesses inconfessos, prefere a privatização.
Em todos esses anos de lutas, enfrentando poderosos negocistas e políticos inescrupulosos, nunca ficou tão claro para nós, trabalhadores, a natureza sórdida do processo de privatização, pois, desta vez, nem sequer se preocupam em usar argumentos tecnocratas, mesmo que vazios, na tentativa de ganhar a população para sua causa. Pela primeira vez deixam bem claro seu objetivo: dinheiro. Pura e simplesmente dinheiro. Não o dinheiro público, promovendo investimentos em benefício de toda a população, mas o dinheiro privado, que, sem as incomodas regras de controle da esfera pública, pode passear à vontade por bolsos vários e financiar campanhas colossais no futuro.
Precisamos, mais uma vez, reagir, como sempre fizemos. Independente dos partidos que promovam as privatizações, temos a obrigação moral de ir às ruas e lutar pela manutenção da Cedae pública e estatal.
Trata-se, na verdade, não apenas de garantir nossos empregos, o que por si só já seria legítimo, mas acima de tudo garantir que o saneamento não se torne instrumento de lucro fácil, com empresas privadas extorquindo a população pelo uso de um serviço essencial.
No próximo dia 25 de maio teremos uma audiência pública na Alerj, promovida pelo Deputado Paulo Ramos, parceiro incansável na luta contra a privatização, para dar início ao processo de resistência.
É fundamental que estejamos presentes e engajados nessa luta. Todos juntos. Associações, trabalhadores, sindicatos e todos aqueles que tem compromisso com a Cedae, pois a luta é de todos.
Se necessário, teremos que tomar as ruas de Teresópolis com atos públicos e passeatas para, mais uma vez, darmos um NÃO ROTUNDO à privatização.
Todos à audiência pública – 25 de maio – 10 hs – na Alerj
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2009.
Vicente Portella
Carlinhos
“Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco. Não há nada pra temer. Ao meu lado há um amigo/ Que é preciso proteger.” Trecho da canção “Todos Juntos” de Luiz Enriquez & Sérgio Bardotti (versão: Chico Buarque).
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

2 comentários:

Anônimo disse...

Cel Paul, enviei um e-mail para o senhor sobre algo relacionado com a CEDAE. Por favor analise e me responda!

Abraços

Anônimo disse...

O Coronel talvez não tenha informações sobre os milhares de problemas causados pelos péssimos serviços da CEDAE na cidade de Teresópolis. Sem exageros de números. Obras mal acabadas, galerias que se abrem sucessivamente, troca dos paralelepípedos por remendos de asfalto em grandes distâncias. Pode-se reparar por exemplo que a esmagadora maioria dos buracos em nossas ruas se originam na má instalação das galerias subterrâneas. Sem falar que o projeto que foi divulgado para o saneamento da cidade prevê a poluição dos rios com os esgotos sem tratamento, que seria feito na saída da cidade e aquela agua re-bombeada como potável para consumo. Será mesmo isso??? Na internet mesmo é muito fácil encontrar informações sobre isso, mas dirigir pela cidade também pode ser muito ilustrativo.