sexta-feira, 10 de abril de 2009

BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTONIO BARROS.

EMAIL RECEBIDO:

Blog REPORTERDECRIME.
Num futuro não muito distante, pesquisadores vão descobrir na internet que no início do século 21 as corporações policiais foram bastante afetadas por um fenômeno munidal, responsável por uma pequena revolução nos veículos de comunicação social - os blogs.
Em apenas quatro anos, desde que o fenômeno dos blogs chegou com mais força ao Brasil, a comunidade de blogs feitos por policiais civis e militares - a chamada blogosfera policial - já chega a 59 títulos, 27 dos quais lançados de plataformas digitais no Rio de Janeiro, um estado sempre na vanguarda.
Não resta dúvida de que blogs - como qualquer outro veículo de comunicação - podem ser usados para o bem ou para o mal. Mas, em razão do grande poder de difusão na grande rede e do alto nível de interatividade com a audiência, os blogs são verdadeiras janelas em quartéis e delegacias de polícia muitas vezes impermeáveis ao cidadão comum.
Eles contribuem de forma decisiva para um processo de democratização dentro das organizações policiais, que é fundamental para a reaproximação da polícia à sociedade, sobretudo em países como o nosso, onde ditaduras como a de 37 e a de 1964 ajudaram a aumentar esse fosso.
Outro aspecto importantíssimo é um sinal de busca pela transparência por parte desses policiais que fazem blog.
Raramente se verá entre eles algum que defenda valores que não condizem com a democracia.
O fenômeno da blogosfera policial é tão importante que já está sendo alvo de pesquisa inédita da Unesco, encomendada às pesquisadoras Sílvia Ramos e Anabela Paiva, do Cesec.
Na sexta-feira passada, Sílvia coordenou em Vitória a mesa redonda sobre blogs e segurança pública, da qual participaram eu, Eduardo Machado (PE Body Count), e os policiais militares Danillo Ferreira (Bahia) e Robson Niedson (Goiás). Machado alertou para a responsabilidade dos comentaristas em blogs de segurança pública.
Pela primeira vez na internet este blog mostra o rosto dos policiais Danillo e Robson, cujos blogs são campeões de audiência na internet.
Eles falam sobre as dificuldades de um policial blogar e sobre a alternativa do anonimato encontrada por alguns policiais para permanecer na blogosfera. Eles conseguiram superar essa fase e contam com o respeito e até a admiração de seus superiores. Robson, por exemplo, convenceu o comandante-geral da PM de Goiás a ter seu próprio blog, que já está bombando.
JORGE ANTONIO BARROS.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO