BLOG DA SEGURANÇA - JORNAL O DIA.
Ontem acordei e como já havia combinado com minha companheira saí para o desfile da PM junto à estátua de Tiradentes em virtude de ser o Dia do Patrono da Briosa. O Dia de Tiradentes.
Fui por vários motivos. O primeiro deles é porque como mantenho laços afetivos e de admiração com a Corporação, além de ter sido honrosamente condecorado por ela com a Medalha do Mérito Policial Militar, sinto como meu dever como cidadão prestigiar nossa PM. Em segundo lugar, por ser um jornalista que escreve sobre segurança pública também é meu dever estar em um momento tão solene de nossa PM. E finalmente, para poder encontrar amigos, aplaudir os desfilantes e observar as peculiaridades.
Qual não foi minha surpresa ao notar ausências mais do que marcantes. Bom, a do deputado Wagner Montes já era esperada, pois ele mesmo falou em seu programa na véspera que não iria ao desfile por 'n' motivos. O segundo, e para mim o mais estarrecedor, foi me 'deparar' com a ausência do Secretário José Mariano Beltrame, que deveria, segundo este modestíssimo articulista, estar representando o governador e como chefe máximo das polícias cariocas. A ausência do governador já era esperada, infelizmente, por mim, pois haveria protestos anunciados durante o desfile. Uma pena o Sr. não ter ido governador, pois os protestos não ocorreram e a PM sentiu-se ainda mais desprestigiada.
Um intervalo e uma pergunta: como pode uma população amar e admirar uma Corporação se ela não é prestigiada pelos seus chefes maiores...?
Bom, mas voltando ao desfile. PMs que desfilavam, principalmente os praças e os aspirantes , orgulhosos diante de seus parentes, pois população mesmo, não havia. Meia dúzia de representantes de cada unidade especial desfilava e a ausência total de pelo menos uma Unidade regular, um Batalhão de área, para representar os outros BPMs, era outra coisa estarrecedora.
Um desfile que já foi pomposo e orgulhoso terminou em menos de meia hora, e isso porque havia três escolas municipais desfilando juntas com a PM...
Um desfile marcado pela descortesia, pois o Comandante do antigo RP Mont havia acabado de desfilar com parte de sua tropa e o Comandante Geral da PM enquanto isso anunciava aos jornalistas presentes a exoneração do Comandante ' por ser pouco rígido no combate ás milícias em sua área....'.
Presentes o Deputado (e oficial da reserva da PM) Paulo Ramos, representando o Presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani e os deputados Jair Bolsonaro, federal , e Flávio Bolsonaro, seu filho e deputado estadual. E além destes, apenas o Brigadeiro que comanda o II COMAR.
Do Comandante Militar do Leste que sempre ia aos desfiles... babau... nem se ouviu falar, nem se viu... .
Para não se dizer que não havia ninguém mais, lá estavam, por dever de ofício, os Comandantes de todas as Unidades da PM e o Coronel PM Mário Sergio, atual presidente do Instituto de Segurança Pública e , dizem, cotadíssimo para assumir o Comando Geral da Briosa.
Lamentável espetáculo de desprestígio. Depois reclamam quando 'a tropa se perde no caminho'..., depois reclamam quando o PM não se sente dignificado e se desvia por caminhos outros... .
Já vi desfiles grandiosos da nossa PM onde cada Oficial ou Praça presente sentia-se orgulhoso de ser um Policial Militar.
Espero que nossos governantes reflitam que se eles não amam e não respeitam a nossa PM como podem esperar que a população o faça?
SEGADAS VIANA
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
Nenhum comentário:
Postar um comentário