sábado, 25 de abril de 2009

O DIA - "DANÇA DAS CADEIRAS" NA POLÍCIA MILITAR.

O DIA:
Uma coisa não se pode negar, o secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, delegado de Polícia Federal José Mariano Benicá BELTRAME, leva a amizade às últimas consequências.
Uma "dança das cadeiras" será iniciada na Polícia Militar, 15 (quinze) comandos serão mudados.
Resta-nos saber qual foi o critério utilizado, esperando que não seja apenas o famoso "troca-troca" que NÃO MUDA NADA.
Portanto, o critério deve ficar claro, considerando que se estamos retirando um determinado Comandante, Chefe ou Diretor, isso significa que ele não está indo bem, caso contrário, sua saída só poderia ser aceitável, no caso dele estar indo tão bem que mereça uma ascensão funcional.
Por exemplo, um Comandante de Batalhão que passasse a Comandar um Comando Intermediário.
Tirar um Comandante de um Batalhão e colocar em outro, não faz o menor sentido, ainda mais, se o Comandante substituído for também para outro batalhão.
ISSO NÃO MUDA NADA.
AS CABEÇAS CONTINUAM AS MESMAS, PORTANTO CONTINUA A MESMA ...
Vamos aguardar ansiosos.
Será que ao final da "dança das cadeiras", algum Coronel antigo (com mais de 4 anos no posto) ficará sem cadeira?
Isso significará a sua transferência imediata para a INATIVIDADE, em razão da alteração no Estatuto do PM feita pelo Governador Sérgio Cabral.
As mudanças também podem sinalizar o enfraquecimento dos postulantes à função de Comandante Geral, que podem ficar sem cadeira.
Por derradeiro, o jornal O Dia publica que os Policiais Militares que trabalham na ocupação do Dona Marta, não receberam a gratificação neste mês.
Tudo vai bem, tudo legal!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

4 comentários:

Anônimo disse...

Tendo à mão um exemplar da revista Ação Policial (ano XIX/nº107, última edição)fiquei surpreso com uma entrevista do Exmo. Sr. Deputado Estadual Major PM RR Paulo Ramos.
Na entrevista ele diz: ..."Filho de operário do subúrbio é que nem coelho de parque. Na primeira casinhola que abre voce entra. Ingressei na Escola de Oficiais da Polícia Militar, no dia 20 de março de 1964. Mesmo assim tive atuação na clandestinidade ligado à resistência (ao regime militar). tinha atribuição de levantar os presos que estivessem nos quarteis e os documentos que poderiam interessar. E contribuia financeiramente com aqueles que viviam na clandestinidade. O Sr. era ligado a algum partido? Eu tinha uma ligação com o MR-8."...
É como estamos vendo traição na PM não vem de agora. Será que a vida de algum companheiro foi posta em risco ou foi ceifada por esses atos. Agora entendo porque depois de ter sido preso e humilhado pelo Sr. Brizola o mesmo passou para o seu partido e mesmo tendo apoio dos Policiais Militares nunca fez nada de concreto para melhorar as condições de trabalho e salariais.
Só mais uma coisa, como pode um filho de um humilde operário de subúrbio, recém formado Oficial ajudar financeiramente pessoas que estavam na clandestinidade.
PS.: Essa revista é uma porcaria só levanta a bola dos Del. Pol., inclusive o Sr. Dr. Marcus Neves que está na última página. Quando a verdade aparacer eu quero ver.
Sgt PM Indignado

Mônica disse...

É isso mesmo Cel Paúl, trocar e trocar e permanecer na mesma.
Ainda bem que homens de fibra iguais ao sr. não se intimidam tão facilmente e seguem na luta que tanto admiramos. a

Estéfani José Agoston disse...

Senhor coronel:
Recebo seus comunicados via e-mail, por sua gentileza, do que agradeço. Sinto que seus interesses primeiros são aqueles mais próximos ao seu perímetro interior, assim seu blog é, e isso é perfeitamente natural e humano. Entretanto, se me permite, problemas na sua área profissional como o acima mencionado, acontecem similarmente em todas as organizações policiais, sejam civis ou militares, em nossa Nação.
Se concordar comigo, também concordará que esse é um problema estrutural, das policias, pois de caráter geral, não pontual.

Sugiro senhor coronel, que esses problemas são inerentes ao nosso sistema dito democrático republicano, onde republicano significa concentração de poder em mãos de um, geralmente denominado 'chefe'. Oras, um chefe, um guia, sempre é necessário existir, em qualquer organização que seja, caso contrário será anarquia, onde todos falam, decidem e não se chega à ação coordenada, pois não existe hierarquia. Estranho isso, não é? Lembra o sistema democrático, ou estou errado?

Penso senhor, que o mal maior, é o desmesurado poder que o sistema republicano concede às chefias, onde existe quase sempre impunidade, pois os 'chefes' tem estabilidade excessiva e garantida. Haja vista, o que os prefeitos, governadores e o agora?presidente? da republica Lula da Silva, fazem, gozando de ‘tempos garantidos’ no cargo, com isso contando com bastante tempo para se blindarem, criarem salvaguardas contra eventuais punições a suas ações (deles). Sugiro que aconteçam fatos símiles em todas as esferas do executivo, legislativo e judiciário:tempo, garantia, impunidade e ações perversas.

Assim uma pergunta, o senhor já considerou que o sistema republicano não seja um bom sistema de governo? E que o sistema FEDERALISTA de governo, seja melhor?

Poderá retrucar que o nosso sistema de governo seja ‘republicano federalista’ ao que risposteio que se estudar bem esses sistemas, verá que não há como compatibilizar o sistema republicano com o FEDERALISTA, que mistura-los será como misturar pólvora com fogo.

Cordialmente a.Estefani José Agoston – Ozzi no Grupo Guararapes e DuffCooper no Portal Militar

Anônimo disse...

Mudanças deste tipo, mesmo que tímidas, tem lá suas poucas virtudes. O que o público interno e alguns companheiros deveriam saber claramente, é QUANTO TEMPO esses Cmts ficaram em suas unidades, antes dessa movimentação!? O Sr. Cel Barbosa, salvo engano, estava em Petrópolis desde 2003!!!!São quase 6 anos! Cel Mouzinho...pelo menos desde 2004, uns 5 anos! e o Cel Adilson de Cabo Frio (25º)por aí também! Nas forças Armadas, onde pouco ou quase nada acontece, é de no máximo 2 anos a permanência no Cmdo. Seja ele(O Cmdo.) "Boca-Boa" ou não!
Aqui, onde a dinâmica é maior, não deveria ser diferente? Ou faltam Oficiais para Comandar? Só esses seriam os ditos "bons"? Certamente que não.
O difícil, e aqui parece impossível, é dar ao soldo do SdPM o mesmo que o salário mínimo paga a qualquer mortal no estado e fazer cumprir a seguir, outra lei que é a do Escalonamento vertical!
O resto? É moleza! Quem decide isso tudo e quem mudou de cadeira não tem problema de salário baixo...
Se o IMPOSSÍVEL acontecesse, esse tipo de notícia, não teria nenhuma repercussão, estariamos menos preocupados com as mazelas (só o que nos resta noticiar na atual conjuntura!) e estaríamos entusiasmados com o belo presente que daríamos às ESPOSAS e MÃES, coisa que não fazemos seguramente há uns 20 anos, pois dinheiro não seria mais O problema!!
Como isso é mais difícil( impossível!) e está ligado a uma necessária boa dose de vergonha-na-cara, que não temos também há uns bons 20 anos, nada de novo no Front!
Então...nesse mundo de faz-de-contas...que se dane os PMs e os Bombeiros como um todo!