quinta-feira, 23 de abril de 2009

COMANDANTE DA PM É REPROVADO NO TESTE DE IMPRENSA - JORGE ANTONIO BARROS.

FALTA TRANSPARÊNCIA.

Comandante da PM é reprovado em teste de imprensa
O comandante-geral da PM, coronel Gilson Pitta, foi reprovado hoje no teste de transparência feito por este blog hoje, durante a posse do novo chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Allan Turnowski. Apesar de seu superior imediato, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ter dito em entrevista ao blog que um homem público deve prestar satisfação à imprensa, em busca da transparência de sua gestão, o coronel Pitta me cumprimentou mas se recusou a falar comigo agora há pouco, após a posse de Turnowski, na Academia de Polícia.
O blogueiro conseguiu conversar com o ex-chefe da polícia, Gilberto Ribeiro, com o atual, e também com o novo corregedor da Polícia Civil, José Augusto Souza, que se confessou leitor do blog.
Só o comandante da PM não quis conversa com o blog. Entre outras questões, eu perguntaria a ele por que não afastou seu chefe do Estado Maior, coronel Davi, que foi pego com a boca na botija do auxílio-moradia; como ele pretende resolver o problema da falta de policiamento, que tem sido uma das causas da eliminação de pessoas, como a grávida morta no sábado; e como a pretende colaborar com o novo chefe da Polícia Civil, além de ceder PMs para as delegacias especializadas. Eu o abordei com a câmera ligada, mas ele continuou andando, ignorando o repórter. Mais tarde você verá essas imagens exclusivas.
Apesar de continuar com essa postura autoritária e pouco respeitosa à imprensa, o coronel Gilson Pitta será mantido no posto máximo da PM do Rio, como afirmou Beltrame, em coletiva registrada por minha colega do GLOBO Ana Cláudia Costa.
JORGE ANTONIO BARROS - O GLOBO.
O jornalista postou um vídeo da sua tentativa frustada de entrevistar o Coronel de Polícia Pitta (clique e assista).

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog Gustavo de Almeida

A tolerância e a bacia

A Tolerância Zero é uma tendência de gerir a segurança pública que não encontra, no Brasil, condições para sua aplicação. Somos uma imensa Sucupira, repleta de Odoricos Paraguassus e Zecas Diabos, disputando quinhões de carne (dinheiro) tal e qual piranhas desossando um touro magro e insuficiente num rio.
Penso a mesma coisa da Pena de Morte. Assim como a Tolerância Zero, a Pena de Morte é algo que seria evitável por quem tem pistolão. Está aí o STF para não me deixar mentir.
Querem prova de que a Tolerância Zero é impraticável no Brasil? Ora, basta constatar que o "voto democrático" delegou amplos (e inconstitucionais) poderes para uma dita "secretaria de Ordem Pública" colocar "ordem na casa" e não se submeter aos próprios choques de ordem. A matéria publicada no Globo Online é magistral e diz mais sobre nossa democracia e os donos do poder do que um milhão de tratados sociológicos. Coloquei neste link: http://migre.me/DtD.

Não fôssemos esta imensa Sucupíra e não tivéssemos a certeza de que - com raras exceções, como as equipes do Projeto Lei Seca - só se pune pobre neste país, e a iniciativa da Polícia de Denton, cidade do estado americano do Texas, seria algo a ser aplicado no Brasil. Aí, nem seria mais a tal "política da Tolerância Zero" e sim a infalivel filosofia do "urinou fora da bacia, apanha".

O distrito de Denton resolveu expor na internet todos os mugshots (fotografias de presos) disponíveis. Quem clica neste link - http://gisweb.cityofdenton.com/jailreport/ acessa as fotos de presos por condução alcoolizada, posse de drogas (mesmo pequena quantidade de maconha), briga de rua, tumulto, perturbação da ordem pública. Tudo.

O fotógrafo Brian Wesley Baugh, que mantém este site em que aborda de forma geral o tema "Mugshots" (inclusive de famosos), achou a idéia da polícia de Denton interessante e criou uma conta de Twitter no link http://twitter.com/DentonPolice.

Assim, quem "segue" a conta da DentonPolice no Twitter passa a ver diariamente quem é preso e, acima de tudo, por que é preso.
Abaixo, temos um sujeito preso por "briga de rua". Um engraçadinho até faz um comentário - "Ele venceu?".