quarta-feira, 8 de abril de 2009

BLOG REPÓRTE DE CRIME - POLICIAIS MILITARES, OS HERÓIS DA SOCIEDADE.


O GLOBO - BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTÔNIO BARROS.
COM VOCÊ NO COLO HÁ 200 ANOS.
PMs FAZEM BOA AÇÃO E SALVAM BEBÊ ABANDONADO.

O aspirante a oficial da PM Agdan Miranda Fernandes e outro PM demonstraram ontem que polícia é muito mais do que repressão e violência. Poder de polícia é acima de tudo a capacidade de pacificar, de proteger e servir, como diz o lema da polícia de Nova York, mal adaptado por aqui. Os policiais simplesmente pararam tudo para resgatar um bebê de cinco meses que fora abandonado por um homem, que seria o pai da criança, no Terminal Rodoviário Mariano Procópio, na Praça Mauá, Centro do Rio. O homem foi detido para dar explicações na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Decav).
O bom exemplo desses policiais aumenta em mim a convicção de que há esperança para a Polícia Militar do Rio, apesar de tanto desmando que temos assistido no último ano. Prestes a completar 200 anos, a PM mais antiga do Brasil vive uma crise de gestão sem precedentes. Os praças e oficiais que reivindicam alguma coisa são tratados como revoltosos e "massacrados" com mais serviço, transferências absurdas e punições sem medida. A censura e as arbitrariedades têm sido rotina por parte dos superiores. A lei do silêncio tem imperado nos quartéis da PM, como poucas vezes se viu durante o período da ditadura militar. Oficiais da cúpula têm sido flagrados em irregularidades e vantagens indevidas, mas a punição a esses atos não tem sido tão eficaz quanto são nas bases da corporação.
Acreditem, a despeito do bom exemplo de policiais como os que salvaram o bebê, esse modo de gerir uma tropa de 40 mil pessoas - com dois pesos e duas medidas - não vai acabar bem.
Foto de Marcelo Carnaval/ Agência O GLOBO.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO