sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OS EFEITOS DESTRUTIVOS DAS UPPs PARA A POLÍCIA MILITAR.

Ninguém pode negar que a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no município do Rio de Janeiro teve um efeito muito positivo na imagem da Polícia Militar (PMERJ) para a população, afastando a imagem do Policial Militar (PM) guerreiro, o que entra e sai das comunidades carentes, empregando a tática do “tiro, porrada e bomba” e aproximando o PM da imagem de agente comunitário. A melhoria na imagem é indiscutível, isso é fato. Em contrapartida, as UPPs possuem também as suas contra-indicações, tanto para a população, como tratamos em artigos anteriores, quanto para a própria PMERJ, como demonstraremos apresentando três itens entre vários. Os malefícios para a PMERJ estão todos relacionados com a pressa do governo para implantar o maior número possível de UPPs, abrindo as portas da corporação que está recebendo milhares de novos alunos para o Curso de Formação de Soldados.
- Condenação ao recebimento de salários miseráveis.
A regra é clara, quanto maior o efetivo, menores os salários. A entrada de milhares de novos Soldados para serem aplicados nas UPPs está condenando a tropa à continuidade do recebimento de salários miseráveis indefinidamente, tendo em vista que o impacto na folha será cada vez maior, por menor que seja o percentual de reajuste ofertada. A situação salarial atual já é gravíssima, os PMs do RJ recebem os piores salários pagos para PMs no Brasil, o que tem feito que o governo distribua gratificações para alguns, minimizando os problemas financeiros dos agraciados, todavia essa tática penaliza gravemente a maioria dos ativos, os inativos e as pensionistas que nada recebem como gratificação.
- Desqualificação da tropa.
A entrada apressada de milhares novos Soldados está gerando o caos no Centro de Formação de Praças, o qual não estava preparando para tamanha demanda. A superpopulação está prejudicando os alunos em todos os aspectos e, sobretudo, na formação profissional. Não custa lembrar que não existe recall de Soldados da PMERJ, os defeitos da formação geram problemas imediatos nas ruas, no curso do policiamento, efeitos que serão sentidos pela população por trinta anos.
- Assistência de Saúde.
O sistema de saúde da PMERFJ está em colapso há muito tempo, em razão do número de usuários e da falta de investimentos do governo. PMs e dependentes sofrem para a marcação de consultas e para as cirurgias eletivas. O quadro se agravará com a implantação das UPPs. Cada novo Soldado que incorpora na PMERJ trás consigo três novos usuários para o sistema de saúde da corporação, média determinada pela Diretoria Geral de Saúde, anos atrás. Basta fazer a conta para verificar a dimensão do problema. Se a PMERJ incorporar 4.000 novos Soldados em 2011 para inaugurar as UPPs, o sistema de saúde recebe 16.000 novos usuários (PM + 3), isso em apenas um ano. O caos só aumentará.
Os efeitos destrutivos das UPPs para a Polícia Militar são inúmeros, mas tenho certeza que os três citados são suficientes para comprovar como a interferência política na gestão institucional está destruindo a corporação.
Juntos Somos Fortes!

9 comentários:

SD MIOJO PARA SERVIR E PROTEGE-LO disse...

Sr CEL Paúl,em nome de todos os PMs miojo gostaria de lembrar o senhor que nos julgar incapaz de servir bem a população pode ser um equívoco da sua parte e de muitos enferrujados e fora de combate que compactuam com a sua opnião.Não esqueça que hoje e nos próximos anos da sua vida e de seus familiares,quem garantirá a segurança serão esses mesmo PMs miojo.Escolha qualquer uma comunidade pacificada num dia de domingo por exemplo e vai fazer um passeio com sua família os MIOJO te garantem...Coisas que vcs nunca puderam fazer antes das UPPs;Aposto que o Sr nunca deslumbrou da linda vista do alto do MORRO DO ANDARAÍ,vai lá essa semana e faça isso...Seus antigos comandados que ñ eram MIOJO nunca te deram essa garantia ou deram??? Vamos parar de criticar oque está dando certo por interesse politico barato.O que está em jogo não é o seu ego e sim o bem estar da POPULAÇÃO CARIOCA E DE SEUS TURISTAS...Para o Sr,melhor do que os PMs MIOJO é aquele CEL safado E SEU BANDO DO 7*BPM que MATOU a JUIZA,também ñ eram miojo os dois que deixaram agonizando o diretor do AFRO-REGGAE no centro do RIO e foram roubar dos ladrões o casaco e o tênis da vítima...Será que o Sr quer mais exemplo de como os MIOJO ñ prestam ou está satisfeito??? Quero que saiba que mesmo sendo MIOJO ñ deixarei de ler seu blog,no que diz respeito a apoiar o praça e ñ desvalorizando irmãos de farda,pois nós nos ofendemos o Gov.Cabral não.//// MIOJO POR VOCAÇÃO SERVIR E PROTEGER SEMPRE ///

Anônimo disse...

Ser MIOJO ou não ser MIOJO, não é a questão.
O desgovernador não tá nem aí para a marca, seja civil ou militar.
O fato é que os Policiais do Rio de Janeiro estão sendo discriminados em seu direitos de dignidade, incluindo salário digno e condições de qualificação profissional, sofrendo prejuízos a população prejudicada na prestação do serviço de segurança pública. Perguntem a qualquer pessoa, já é da opinião pública em geral que o PM é mal remuneradado, "pelo que vocês fazem e se arriscam, deveriam ganhar mais, vocês ganham muito pouco". O único que não reconhece, estranhamente é Cabral (PMDB). Até o Beltrame, perguntou na entrevista, que mal tem o policial ganhar bem? Mesmo porque ele ganha muito bem.
Então não há de se tratar de forma perjorativa os Valorosos Novos Policiais Militares.
O Maranhão também pode ser aqui.

Anônimo disse...

Miojo despreparado e formado nas coxas,se for nos locais de upp verá que a unica coisa que acontece e que daqui a 8 anos teremos 20000,cb ruins e daqui a 15 anos os que conseguirem sobreviver ,com o despreparo ,serão sgt`s que nada sabem da escola da policia ,vai primeiro aprender a ser policia o pacificabral ,os caras estão vendendo drogas na sua cara.

SD MIOJO PARA SERVIR E PROTEGE-LO disse...

Resposta ao CIDADÃO de 23:45//Nós somos a renovação da corporação.Deus queira que o Sr ñ precise,mais se precisar estaremos prontos para atende-lo...Respeitosamente PMs das UPPs,orgulho da PMERJ.

Anônimo disse...

O miojo aí de cima não percebe que esta sendo manipulado. Ele está trabalhando no desvirtuamento do conceito de atividade policial. Polícia é atividade repressiva de segurança de estado. O que acontece é que esses moleques entram na academia de polícia e são bombardeados por conceitos esquerdopatas de direitos humanos,marxismo, etc.. E eles não se dão conta. Polícia de proximidade não existe, só na cabeça dos esquerdopatas. A Polícia tem que ser temida pelo vagabundo. Polícia boazinha isso é coisa de Beltrame.Sem repressão não existe poder de polícia. Se não exercer atividade de repressão nao existe o agente policial.
Pense nisso miojo... deixe de ser manipulado..

Anônimo disse...

É tá difícil, segue o antropofagismo, o jogo da manipulação fácil de fomentar a desunião entre os dominados pelo sistema, que ri abertamente da situação miserável que os policiais se encontram.
Enquanto os senhores ficarem nessa, qualquer déspota vai continuar a deitar e rolar bagunçando cada vez mais a PMERJ. Amadureçam. O recruta de hoje será o graduado ou oficial de amanhã.
Muito triste tudo isso, lastimável.
Denunciem, reivindiquem, enfim lutem para melhorar a condição do Policial, sempre algo pode ser feito. Vejam o exemplo dos outros Estados...

Anônimo disse...

sou cabo pm e concordo plenamente com o "novo" Soldado quiz dizer !!! antigamente o curso do PM era frandu( limpeza do quartel) e hoje eles tem aula!!! antigamente não podiamos subir nenhuma favela e hoje podemos !!! e quanto ao bom ou mal policial vem de "familia" e ter carater, vemos ai Comandantes bandidos que estao ainda na ativa, entao parem de criticar os policiais novos, temos que nos unir!!! nao se esqueçam que todo policial já foi recruta!!!

Anônimo disse...

Secretário de Segurança não é militar. Portanto os bobos da corte estão cumprindo ordens de alguém que sequer possue alguma patente.
Vocês tem que obdecer o Cmte Geral e este devia ter independencia..da secretaria de segurança.

Anônimo disse...

ao anonimo das 23 45 ....gostaria de saber se o curso dele ( se for praça) logico, pois os oficiais que ficam atras de uma mesa dão no minimo 1000 tiros...praças antigamente davam 30 tiros no maximo....mas voltando...gostaria de saber se o curso dele teve aula e quantidade de instruções corretas ????sera que ele deu 1000 tiros ??? por favor ....se puder responda !!!