sábado, 1 de outubro de 2011

POLÍCIAS NO BRASIL - ADVOGADO MARCOS ESPÍNOLA.

Polícias no Brasil
*Marcos Espínola
Com significativas medidas na área de segurança pública no Rio e também em outras capitais, o Brasil busca avançar no controle da violência e na manutenção da ordem. Como tanto já foi dito, os anos de descaso trouxeram a situação para um patamar complexo, superior ao que, verdadeiramente deveria ser. E muitos pontos ainda preocupam, dentre eles o excesso de polícia, como se quantidade fosse o principal em detrimento da qualidade. Ledo engano. E as autoridades precisam perceber isso.
Temos Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Florestal/ambiental, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Judiciária, além das Polícias da Forças armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), Corpo de Bombeiros Militares e Guardas Municipais. Em termos de quantidade parece que a sociedade brasileira está muito bem assistida no que diz respeito à segurança, porém não é exatamente assim.
Percebemos que o foco, muitas vezes está no número de polícia para se fazer Justiça, ficando esta instituição numa posição como se o mundo girasse aos seus pés, porém o conceito de justiça atual mantém um “abismo” entre a instituição e a população, que decepcionada acaba por optar pela crença na impunidade.
A aproximação com o povo não deve ser via polícia e sim pela educação. UPPs e inteligência estratégica são necessárias, mas respaldada na qualidade e no investimento responsável na educação desde a base do cidadão. Criar mais polícias é desnecessário e só gera conflitos de competências. As polícias no Brasil já são mais do que o suficiente e assim como as escolas, são peças fundamentais para a sociedade.
*Advogado criminalista.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: