domingo, 30 de outubro de 2011

O FRACO REI FAZ FRACA A FORTE GENTE – OPINIÃO.

Meu caro amigo PAÚL,
Parabéns pelo texto alusivo à citação de Camões: "O fraco rei faz fraca a forte gente".
Belíssima a sua interpretação, para adequar a expressiva mensagem à nossa triste realidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a que já nos levou esse "desgoverno" Sérgio Cabral, por intermédio de seu midiático Secretário Dr. Beltrame.
Embora a citação tenha sido pronunciada em meio ao almoço motivado por interesses corporativos, foi bom que você me tenha citado nominalmente. Quem nos conhece poderá interpretar que não há mais um único "maluco" ou um só homem "quixotesco" --- como tentam ridicularizar seu tão acendrado inconformismo --- a lutar sozinho.
Dentro em pouco, poderá haver muitos outros "malucos", com idealismo e destemor, sobretudo, com vergonha na cara, a gritar contra o processo de destruição das corporações militares estaduais.
Até a defesa de direitos e prerrogativas --- em boa hora, corajosamente, levantada pelo tenente-coronel PM Roberto Alves de Lima --- está sendo, agora, interpretada como reles corporativismo, na onda da reprovação pública aos dez acusados (ainda não foram condenados!) pelo bárbaro assassinato da valente Juíza Patrícia Acioli.
Em que pese a dor da família e a nossa irrestrita reprovação a qualquer servidor público delinquente (seja ele policial, bombeiro, parlamentar, procurador, governante ou, até mesmo, magistrado), o exercício da defesa de direitos e prerrogativas consubstancia-se na defesa da Lei, vale dizer, do Estado Democrático de Direito.
Por isso, esse oficial deveria ser promovido por bravura. Bravura moral!
Por mais que conforte a opinião pública, como está posto, o Juiz criminal violou o ordenamento jurídico. Parece perigoso precedente. Destituam-se do cargo público, se condenados, os policiais (e nunca se deve esquecer dos demais servidores delinquentes) e, na forma da lei e dos regulamentos, cumpram sua pena. Não se tente, através deles, execrar a instituição Polícia Militar! Este é o cerne da questão a ser discutida.
E ninguém me venha pedir opinião. Sou a favor do fuzilamento em praça pública de qualquer servidor público criminoso. Mas devo conformar-me, pois, no Brasil, as leis não permitem tanto.
Autorizo a publicação. Forte abraço.
Juntos somos fortes!
NELSON HERRERA RIBEIRO, Ten Cel PM Ref, advogado e professor.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: