sexta-feira, 8 de abril de 2011

QUAL O SALÁRIO PAGO AO HERÓI?

Do massacre em Realengo nasce um herói policial
(*Archimedes Marques)
O brutal e inexplicável assassinato em massa praticado pelo frio e calculista marginal, Wellington Menezes de Oliveira, contra inocentes estudantes na flor da idade ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, deixou até o presente momento 11 famílias em eterno sofrer com a perda prematura dos seus entes queridos em tragédia jamais esperada e esquecida.
O massacre que fez chorar todos os brasileiros e, porque não dizer, todas as pessoas de sentimento, deixa o país de luto e mostra também a vulnerabilidade em que todos vivemos.
Facilmente o assassino adentrou na escola dizendo ter sido convidado para dar uma palestra aos alunos, subiu dois andares do prédio e entrou numa sala onde aproximadamente 40 alunos da nona série assistiam a uma aula, abrindo fogo contra os estudantes que um dia esperavam vencer na vida. Da rápida ação criminosa 11 adolescentes tiveram as suas vidas interrompidas por conta de uma pessoa totalmente insana e desprovida de qualquer sentimento de amor ou compaixão.
Alguns alunos que foram baleados estão em estado grave de saúde devido os tiros terem acertado pontos vitais dos seus organismos e correm sérios risco de morte ou de sofrerem seqüelas irreparáveis para o resto das suas vidas.
Após o ataque naquela sala de aula, o assassino não satisfeito da sua sede por sangue, ainda muito bem municiado e armado com dois revolveres calibre .38, pelo corredor tentava chegar a escada e subir para uma conseqüente investida noutra sala, fato não concretizado em virtude de ter encontrado no seu caminho um bravo, corajoso e valoroso policial que o fez parar com um tiro na perna e, este por sua vez, na sua desvairada loucura, cometeu o suicídio antes do previsto, atirando contra a sua própria cabeça.
O destemido herói, 3º Sargento Marcos Alves, do Batalhão da Polícia Rodoviária, estava trabalhando próximo a escola e tomou conhecimento do fato através de dois alunos feridos acompanhados de uma professora que, em pânico, corriam pela rua pedindo socorro. Em detrimento da sua real e nobre missão, o Sargento logo chegou ao trágico local e impediu um massacre maior.
A carta de teor fundamentalista encontrada no bolso do assassino, cujo texto dizem conter frases desconexas e incompreensíveis, com menções ao Islamismo e até mesmo práticas terroristas, parece ser tão confusa quanto o seu autor.
O fato dele ter matado 10 meninas e 1 só menino, assim como, pelo fato da maioria dos feridos também ser do sexo feminino, comprova que o seu objetivo era matar somente elas. Os estudantes foram atingidos por balas perdidas dos seus alvos.
Teria no Islamismo menção somente a exterminar mulheres?... Por qual razão ele entendia que só as meninas eram pessoas impuras?... Respondo a tais interrogações com uma motivação simples e lógica: O assassino foi rejeitado pelas suas colegas de sala quando estudou naquela escola e por isso criou na sua mente doentia e criminosa essa maldita vingança.
Assim, é fácil de concluir que se não fosse o grande herói, Sargento Alves, certamente a matança seria bem maior, e além das 11 vítimas fatais e 13 adolescentes feridas, outras tantas famílias, principalmente oriundas das meninas estudantes, estariam chorando em desespero, pois enquanto tivesse munição o assassino não pararia de matar para no final praticar o tramado suicídio.
Os atos do Sargento Alves, além de o tornarem um digno herói, massageiam o ego dos verdadeiros policiais e nos trás orgulho de ser Polícia na mais pura expressão da palavra.
(Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

12 comentários:

Anônimo disse...

O Sargento não era do BOPE nem de UPP????

Ele é um convencional como milhares que estão sendo punidos pelo Comando da Corporação e pelo rato nariz de pinóquio do desgovernador.

Milhares que efetivamente são quem seguram a segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, ou seja fazem a faxina, preparam as luzes, montam e testam o som, fazem a figuração para os artistas principais do(BOPE, UPP, Governador, Comanadante Geral, Secretário de Segurança), não necessariamente nessa ordem aparecerem para os expectadores.

E são eles os convencionais que levam a culpa pelo insucesso do espetáculo...

Major PM convencional.

brigadaluz disse...

O governador Sergio Cabral vai dar uma promoção por bravura e uma gratificação faroeste. E assim a sua consciência vai fica limpa ele não tem moral, nem compromisso com os BM e PM. Aja Vista o que ele fez com os aposentados carro chefe das sua campanhas, lego-os ao abandono. É o anti cristo da politica.

Anônimo disse...

Um Grande abraço Alves, eu o conheço pessoalmente.Parabéns pelo seu destemor e preparo emocional, que sua vida seja de Paz e, muito obrigado por salvar aquelas crianças.
Eduardo
JSF

Anônimo disse...

IMPRENSA FILHA DA P...

Blog do Deputado Garotinho

08/04/2011 09:42
O “show” das Organizações Globo no Massacre de Realengo

Reprodução de manchete de O Globo

"O PAVOR QUE O RIO NÃO CONHECIA"

"Massacre em Escola de Realengo faz a CIDADE PACIFICADA reviver o pesadelo da violência"

É impressionante que o jornal O Globo use a tragédia para fazer propaganda política. Essa manchete acima não faz o menor sentido, a não ser para tentar manipular a população e ajudar Cabral a manter a farsa da pacificação. Desde quando o Rio está pacificado? O que é que é isso?

E o Jornal Nacional que colocou Fátima Bernardes apresentando o noticiário da porta da escola? Não havia mais nada lá. Se fosse, como no caso da ocupação do Alemão onde a operação transcorria na hora do noticiário era justificável. Mas nesse episódio só mesmo para fazer um show em cima da tragédia.

E é claro esconderam das pessoas que não havia um único neurocirurgião no hospital Albert Schweitzer e ainda colocaram o secretário Sérgio Côrtes posando de herói. É mais um registro lastimável do jornalismo marrom das Organizações Globo.

Unknown disse...

Professores, Médicos, Enfermeiros, Bombeiros e Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro. Funcionários Públicos com pior a remuneração, mas que não hesitam em cumprir o juramento que fizeram!!
Vocês fazem a diferença, a sociedade precisa de vocês!!!

Valorização desses profissionais JÁ!!!!!!

Anônimo disse...

Sérgio Cabral como sempre usando palavras inapropriadas e chulas para ocasiões onde se espera ponderações sensatas por parte de um Governador.
Chamar o homem que foi o autor do masacre, doente mental, de animal e psicopata demonstra verdadeira falta de condições de lidar com fatos públicos e que merecem analises minuciosas de profissionais que podem estar envolvidos com a questão.
Eduardo
JSF

Anônimo disse...

TUDO BEM, O POLICIAL FEZ SUA PARTE, DIGA-SE DE PASSAGEM COMO SEMPRE. IDEM OS BOMBEIROS, PROFESSORES, MÉDICOS...
TUDO BEM, O GOVERNADOR NÃO FAZ SUA PARTE, TRATA-NOS COMO NÃO FOSSE NADA, ELOGIA O POLICIAL, PORQUE FOI OBRIGADO, NÃO TINHA COMO SER DIFERENTE. PORQUE O POLICIAL DE VERDADE É HERÓI, COMO OS BOMBEIROS TAMBÉM, ISSO 24 HORAS, MAS NÃO TEM O DEVIDO RESPEITO, DO PIOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS.sergio cabral, ou 10% ele sabe porque.

Anônimo disse...

Trás????????????? Não seria traz?

Alexandre, The Great disse...

Sem dúvida o SGT ALVES se tornou um ícone de heroísmo neste trágico episódio. Mas não nos esqueçamos de homenagear também os Médicos, Enfermeiros e Auxiliares dos Hospitais Públicos, principalmente o Albert Schwaitzer, que acorreram de folga e permaneceram(os que saíam de plantão) para atender as crianças. Os profissionais de Saúde, assim como os Policiais que em passado recente foram chamados de "débeis mentais" e "vagabundos" pelo rato nariz de pinóquio.

Anônimo disse...

DA SÉRIE: "A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO"
ou seria "COMPARSAS, VOLTE!!!"


Blog do Jornalista Claudio Humberto

08/04/2011 | 00:00
Expulso em 2005, Delúbio volta
ao PT no dia 29
Ex-tesoureiro do mensalão, maior escândalo de corrupção da História, Delúbio Soares vai assinar novamente sua ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores, do qual foi expulso em 2005. O ato está previsto para o próximo dia 29, na reunião do diretório nacional do PT, em Brasília. A presidenta Dilma e o ex-presidente Lula foram convidados, mas as respectivas assessorias ainda não sabem se vão comparecer.

Anônimo disse...

08/04/2011 às 17:59
Comando Vermelho, ADA e PCC certamente concordam com Sarney. E até dão tiros para o alto!

Declaração de José Sarney pregando a proibição total da venda legal de armas deve ter sido muito comemorada pelos patriotas do Comando Vermelho, do ADA e do PCC. Eu não tenho dúvida de que eles concordam com o presidente do Senado, não é?

Marcola, Marcinho VP e Fernandinho Beira Mar acham que, polícia à parte, arma deve ser monopólio de bandido. Onde já se viu alguém que não pretende matar nem assaltar ter um revólver? Isso é um absurdo, não é mesmo, coronel Sarney?

Marcola, que é, dos três, o candidato a intelectual, poderia argumentar:
“Vejam o caso do Maranhão, onde o número de homicídios por 100 mil habitantes cresceu 297% entre 1998 e 2008. Culpa de quem? Nossa é que não é! A responsabilidade é dos maranhenses de bem, que decidiram cumprir todos os trâmites para comprar uma arma. Vocês sabem como um revólver na mão de um maranhense pacífico, pagador de impostos e seguidor das leis pode fazer dele um facínora”.

Esse Marcola, realmente, propõe questões interessantes! Se não tomar cuidado, ainda o convidam para dar aula em alguma universidade pública sobre formas eficientes de resistir ao estado burguês!!!

Querem saber? Dá até um pouco de vergonha de escrever sobre as chamadas elites políticas brasileiras. É como se, de algum modo, nos contaminássemos com a estupidez.

Por Reinaldo Azevedo

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Parabéns aos PMs que atuaram no fato.
Juntos Somos Fortes!