quarta-feira, 6 de abril de 2011

POLÍCIA CIVIL - ESCÂNDALO - DELEGADO É EXONERADO POR FALAR A VERDADE.

Estarrecido ouvi uma chamada do RJ TV informando que o delegado da Polícia Civil que declarou evitar passar pela Linha Vermelha à noite, foi exonerado. Ele fez tal declaração ao comentar mais um arrastão na via expressa. O repórter disse que ele foi exonerado por declarar ter medo de passar pela Linha Vermelha (leia no Globo online).
Salvo melhor juízo, não tomei conhecimento do delegado ter declarado ter medo, mas sim evitar transitar pela via.
Sem dúvida, estarrecedora essa exoneração.
Parece que falar a verdade do Rio de Janeiro passou a ser uma coisa condenável.
O Tenente Coronel Wanderby e o Major de Polícia Luiz Alexandre, ambos da Polícia Militar, já foram punido várias vezes por escreverem verdades em blogs e nas redes sociais. No Corpo de Bombeiros, o Capitão Lauro Botto também foi punido e eu devo ser o próximo na Polícia Militar, já recebi o meu Documento de Razões de Defesa.
O delegado é a vítima do momento, falou a verdade e foi exonerado.
Repito, não ouvi e nem li sobre o delegado ter afirmado ter medo, mas eu também tenho medo de passar na Linha Vermelha, na Linha Amarela, na Avenida Brasil, na antiga Avenida Automóvel Clube, na 24 de Maio, na Rua Marechal Rondon, entre dezenas de outras vias que tenho que usar no meu cotidiano, nas quais a insegurança é quase que total.
Quem exonerou o delegado, caso o tenha feito pela razão anunciada no RJ TV, esqueceu que MEDO é um sentimento natural, quem não tem MEDO é anormal. O MEDO serve para acender as defesas do nosso corpo, ativar ainda mais os sentidos, para que possamos nos defender melhor em momentos de perigo. Na natureza, um animal sem medo, morre rápido, nas ruas do Rio de Janeiro a situação não é muito diferente.
O delegado apenas disse a verdade e mostrou ser uma pessoa normal, ele deve ter MEDO, como todos nós, o fato de ser policial só aumenta consideravelmente o risco de ser executado pelos criminosos, como ocorre frequentemente nas ruas do Rio de Janeiro “pacificado”.
Presto a minha solidariedade ao delegado da 64ª DP, Altair Queiroz e dou meus sinceros parabéns por dizer a verdade.
Se todos os Coronéis e Delegados do Rio de Janeiro tivessem o hábito de dizer a verdade, a segurança pública do Rio seria muito melhor, não tenho a menor dúvida.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

26 comentários:

Anônimo disse...

CASO O DELEGADO ANDASSE DE HELICÓPITERO,CARROS BLINDADOS,ESCOLTA COM SEGURANÇA E BATEDORES,COM CERTEZA ÊLE NÃO TERIA O QUE TEMER.
MAS POR SER UM POBRE MORTAL E FALAR A VERDADE PERDEU A DP.
JÁ PASSOU DA HORA DOS DELEGADOS TOMAREM VERGONHA NA CARA E INICIAREM UM MOVIMENTO CONTRA ESSE TERRORISMO POLÍTICO,E TANTA OPRESSÃO DE UM GOVERNO QUE NÃO GOSTA DE POBRE,NÃO GOSTA DO POVO E ODEIA POLICIAIS.
CAMBADA DE DELEGADOS FROUXOS OU ESTAM SATISFEITOS COM ALGUMA BOQUINHA.

Anônimo disse...

Tive a mesma reação que você. Perplexa com o motivo da exoneração, procurei no google se alguém já havia escrito em defesa do delegado e encontrei o seu texto. Espero que a decisão dessa senhora, que mais parece uma auto-afirmação por ser mulher em cargo de chefia, possa ser revertida. Fernanda Aureliano.

Anônimo disse...

uarta-feira, 6 de abril de 2011
Blogueiro Ricardo Gama diz que se algo lhe acontecer a culpa é de Cabral

Blogueiro Ricardo Gama diz que se algo lhe acontecer a culpa é de Cabral

Em uma de suas mais novas postagens na internet, depois de ser liberado do Hospital Copa D'or, em Copacabana (Zona Sul do Rio), o blogueiro Ricardo Gama, vítima de atentado que lhe resultou em três tiros no rosto e um no pescoço, ataca mais uma vez o governador Sérgio Cabral. Agora, segundo o texto do blog, Gama parece insinuar que o governador tem responsabilidade em seu atentado.

"Me lembro bem, como se fosse ontem, algumas pessoas do governo dizendo que eu ia me arrepender pelo que tinha feito com Sérgio Cabral ao expor o seu lado verdadeiro. E digo mais: Sr. Governador Sérgio Cabral, já estou em casa, todo quebrado, mal consigo enxergar direito, e sem nenhuma proteção. Se algo acontecer de novo comigo ou com a minha família, a culpa terá um nome: GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL".

O Jornal do Brasil entrou em contato com Ricardo Gama por e-mail, para que ele esclarecesse as declarações. No entanto, o blogueiro retornou aos nossos e-mails.


Também procurada, a assessoria de imprensa do governador não comentou a postagem, e limitou-se apenas a informar que se o blogueiro diz que a culpa é do Cabral porque ele não está tendo proteção em casa, o assunto deve ser tratado com a Secretaria de Segurança do Rio.

Ricardo Gama é filiado ao Partido da República (PR), ao qual pertence o ex-governador do Rio e grande inimigo político de Sérgio Cabral

Delegado prefere o silêncio

Responsável pelas investigações do atentado sofrido por Ricardo Gama, no último dia 23, no bairro Peixoto, em Copacabana (Zona Sul do Rio), o delegado titular da 12ª DP (Copacabana) Antenor Lopes Martins Junior informou na tarde desta quarta-feira (6) que não dará informações sobre o caso enquanto as investigações não forem concluídas.

"As investigações estão caminhando. O caso é muito complexo e não darei dados do caso enquanto não terminar de investigar", sentenciou o delegado.

Blog polêmico

Em seu blog, Ricardo Gama tece duras críticas não apenas a Cabral, mas também ao prefeito Eduardo Paes. Pouco antes do atentado, textos contando que um "empresário" que abastecia a Favela da Rocinha de cocaína estava voltando às ruas também foi bem acessado. Já num outro texto, ele afirma: "cinco vagabundos da quadrilha do traficante Nem da Favela da Rocinha envolvidos em tiroteio em hotel estão voltando para o Rio de Janeiro".

Mulher de Cabral é advogada do Metrô Rio, cuja tarifa é a mais alta do país, acusa blogueiro

Anônimo disse...

O Delegado disse: "Eu EVITO a Linha vermelha durante a noite ...".

Pior, foi o comentário do apresentador do "RJ CHAPA BRANCA TV" na abertura da matéria:"Em boca fechada não entra mosca".

Na DEMOcracia que "desfrutamos" no RJ, falar ou escrever a verdade se tornou uma prática condenável e extremamente PERIGOSA.

Pelo comentário do apresentador o recado foi dado aqueles que ousarem discordar da postura oficial: "Façam como nós, informem somente "A VERDADE" OFICIAL.

GANHARÃO MUITO MAIS!!!

Anônimo disse...

é a Polícia Civil que promove a democracia! (sic) Ora, bolas, só pq é policial não pode falar a verdade? Tem q enganar a população e dizer q está tudo sob controle quando vemos q não está? Iso é um absurdo! As coisas estão piorando nesse Brasil de meu Deus. Os políticos tem o total poder sobre tudo e todos nós.Aliás, coronel, vou enviar-lhe por este canal a versão de um dos policiais do caso da tortura na 10ª DP. Segundo ele o caso envolve políticos da bancada estadual que intervieram jnunto à Cogegedoria. Aguarde.

Anônimo disse...

Pául você esqueceu de citar no seu texto um nome que também ousou falar a verdade e foi punido. Cel.Fernando Principe, brilhante oficial da PMERJ

Anônimo disse...

Por outro lado, se ele mentisse, dizendo " amém " para que o status quo político que aí está se mantenha no poder e dissesse que " foi um caso pontual, ali está policiado e é seguro tanto que passo por lá todas as noites " seria mantido no cargo.
Aí a repórter, malandra, o seguiria e, comprovada a mentira, seria exonerado da mesma maneira. O politicalha nojenta essa que impera!

Anônimo disse...

É curioso como no Brasil o que quando um funcionário público expõe sua opinião sincera sobre assunto q não agrada a cúpula, providências são tomadas tão rapidamente.
Porém o mesmo não ocorre quando denúncias são expostas de forma escancarada na mídia nada ocorre. Também pudera, elas são dirigidas a políticos, que estão acima da lei e portanto das polícias. Basta ver ( ler ) alguns blogs como o seu, o do ricardogama, o do garotinho. Denúncias seríssimas, escandalizantes e nada é feito por quem de direito.
Antigamente a ditadura usava farda verde oliva, hoje usa ternos Armani.

sgt paulo cesar disse...

PARABÉNS ao delegado, que falou a verdade.

Anônimo disse...

Pául a linha vermelha é dominada pela bandidagem desde a sua inauguração, em 1992. Dá só uma olhada nesta reportagem do Fantástico da época que alguém postou no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=-B47QXaf99U&

Anônimo disse...

A Linha Vermelha é dominada por bandidos desde a sua inauguração há 18 anos. Vejam esta reportagem do Fantástico de 1992.
LINK CORRETO
http://www.youtube.com/watch?v=Dfw4UxBQyRQ&feature=channel_video_title

Anônimo disse...

SERÁ QUE TAMBÉM PERGUNTARÃO O VALOR DO CONTRATO DE ALUGUEL DAS UPAs??

Blog do Deputado Garotinho.

06/04/2011 20:59
Acabou a blindagem de Sérgio Côrtes. Agora vai ter que se explicar

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou na reunião de hoje, um requerimento de minha autoria, para que o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o senhor Sérgio Côrtes compareça para esclarecer os contratos estabelecidos com a TOESA. Também foi aprovada a convocação do presidente da TOESA, David Gomes da Silva. Nos próximos dias Sérgio Côrtes e o presidente da TOESA receberão o ofício com a convocação.

Alexandre, The Great disse...

A chefe da Polícia Civil deveria exonerar os bandidos que promoveram o arrastão e não o Delegado que usou a liberdade de expressão(prevista na Carta Magna), para professar uma opinião como cidadão, haja vista que disse "evitar utilizar a Linha Vermelha a noite quando vai para casa, preferindo a Av. Brasil."
Ali, fora do expediente, quem falava era o "cidadão Delegado de Polícia" e não o profissional. Acho que o mesmo deveria recorrer ao Judiciário.

Anônimo disse...

E vamos indo em frente...aumenta consideravelmente falas daqueles que nao suportam mais as farças do Cabral!!!
JSF

Alexandre, The Great disse...

CEL PAÚL: QUAL SERÁ O SALÁRIO DO SARGENTO PM HERÓI QUE EVITOU A MORTE DE MAIS ALGUMAS DEZENAS DE CRIANÇAS NA ESCOLA TÁSSIA DA SILVEIRA?
MAIOR OU MENOR QUE O DE RONDÔNIA?

Anônimo disse...

estamos vivendo na ditadura estadual em que o ditador sergio cabraj da as cartas e seus cachorrinhos cumpre quem são eles chefe da pc comandante geral da pm comandante geral do cbmerj este e o pior deles,ele deita para o gov e sergio cortes passar fazendo ele de capacho tapete e muito para ele.e viva a ditadura salve o ditador sergio cabral,o delegado foi exonerado e seus compamheiros não foram solidarios com ele,que a com os delegados,a boca e boa mesmo o pc que vergonha.

Daniel disse...

Parabens Cel,

O senhor esta se transformando em um baluarte da justiça no RJ...
Temos que ter mais gente gritando..
" Pior que o Grito dos Maus é o Silencio dos Bons"

Anônimo disse...

Até quando os policias militares e civis vão estar a margem dos planos políticos?investem em tantas coisas insignificantes e no"homem policial"
nada!! só restam as migalhas(gratificação) que caem da mesa do governo. acordem!!! chega de "pão e circo"!! essa postura histórica do povo brasileiro de estar a margem dos acontecimentos políticos, resulta nisso, que estamos vendo hoje.nós não conhecemos nossos direitos..e eles querem isso...."o meu povo se perde por falta de conhecimento."

Anônimo disse...

07/04/2011 às 19:23
“ADA Capeta”

Segundo o testemunho dado à VEJA Online por um dos alunos que escaparam, em um dos revólveres de Wellington havia a inscrição “ADA Capeta”, feita com esmalte corretor.

“ADA”, como sabem, e a sigla que identifica uma das facções criminosas do Rio, a “Amigos dos Amigos”. A arma já teria pertencido ao grupo e acabou caindo nas mãos de Wellington? Ele próprio teria alguma vinculação com os criminosos? Teria feito ele mesmo a inscrição, já que parecia não distinguir realidade de ficção? Tudo isso vai ter de ser apurado. Sabe-se até agora que demonstrava muita rapidez no manejo das pistolas, que contava com um acelerador de tiros e que tinha muita munição.

Seja como for, eis aí mais uma evidência de que o problema, no Brasil, é coibir a venda ilegal de armas, não a legal. Pertencesse ela à facção ou não, é certo que estava fora da lei, não dentro dela.

Por Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

Revista Veja - Blog do Jornalista Reinaldo Azevedo

07/04/2011 às 19:01
Sobre as culpas e a “imagem do Brasil lá fora”

Não tenho nenhuma simpatia pelo governador Sérgio Cabral, e, sinceramente, seu ar compungido, às vezes, desperta o meu desconfiômetro, o que não quer dizer que seu sofrimento com a tragédia do Rio não seja sincero. Em sua defesa, digo que, se manifestação pública fosse escala de padecimento, seria lícito dizer que lhe doeu mais a tentativa de dividir os royalties do petróleo do Rio do que o massacre desta manhã. Mas eu relevo a pantomima daquele dia para respeitar a sua dor comedida de agora.

Faço essa introdução para dizer que, mesmo não admirando seu jeito de fazer política, que a tantos coleguinhas encanta, acho um despropósito responsabilizá-lo pelo que aconteceu. É o que os petralhas, petistas e esquerdopatas em geral — ALÉM DE BOA PARTE DA IMPRESNA — estariam fazendo se o caso tivesse ocorrido em São Paulo, e o governador fosse um adversário do PT. Sendo Cabral, nota-se uma abordagem bastante sóbria, resvalando na estupidez, como já notei, quando se sugere um certo “desarmamento da sociedade” como resposta à tragédia.

Assim, não farei o que aquela corja faria não apenas para me diferenciar dela, mas porque, efetivamente, sou diferente dela. A política de segurança pública do Rio está longe, entendo, de ser exemplar — pouco me importa quantos prêmios sejam dados ao secretário de segurança —, mas a ocorrência desta manhã é imune a qualquer trabalho preventivo. Uma alternativa seria pôr detector de metal em todas as escolas, com guaritas blindadas e homens armados. Será isso viável?

Não responsabilizar Cabral ou Dilma —  o que, insisto, aquela turma faria — não me impede de apontar uma coisa um tanto incômoda que vai na sublinha: a preocupação com a “imagem” do Brasil lá fora, num esforço para dizer: “Olhe bem, nós não somos isso…” Daí a fala presidencial sobre o crime que não tem “as nossas características”. As “nossas características”, já disse, são bem piores do que isso. Quantas foram as crianças soterradas em Petropólis, por exemplo?

Se o Brasil conta com profissionais especializados em cuidar de sua imagem no exterior, que cada um cumpra o seu papel e faça o seu trabalho. Convém as autoridades se afastarem, se me permitem, das tentações do marketing. O mundo noticia uma tragédia como essa porque é notícia. Quando ocorre em alguma escola americana, não é diferente. Não há nenhuma conspiração contra o Brasil; não é necessário ser reativo em relação a isso.

O número de homicídios no país é vergonhoso mesmo sem uma chacina perpetrada por um psicopata.

Por Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

Coronel Paúl, da só uma olhada nisso.

http://www.votoseguro.org/textos/relatoriocmind.htm

Anônimo disse...

Assim, fica mole se perpetuar no poder.

http://www.votoseguro.org

Anônimo disse...

Restranho e que disseram que este delegado estava de licença médica aí quando acenaram com uma titularidade ele cancelou a licença medica. Agora provavelmente vai teirar licenca médica de novo. Só trabalha se for titular? Estranho não sei se é vdd mas se for é estranho

Anônimo disse...

Cel Aonde está o sr, pq hj 7/04/11 não foi feita postagem.
Espero que esteja tudo bem com leitor
grande abraço de um assíduo
leitor seu.

Anônimo disse...

Delegada Marta Rocha,tome vergonha na cara e respeite um Homem de Bem.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!