quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOSSO BLOG, O TEMPO PERDIDO E A ALCACHOFRA COMPOSTA.

Prezados Policiais e Bombeiros Militares que nos ajudam a construir este espaço democrático, peço a sua atenção para alguns pontos que considero relevantes para que o blog possa cumprir uma de suas principais missões: promover mudanças.
Servir como um veículo de catarse, onde os Policiais e os Bombeiros Militares podem desopilar o fígado, por assim dizer, protegidos contra as represálias dos superiores, acaba sendo meio que uma função acessória do nosso espaço democrático, isso é um fato. Portanto, nada mais natural do que cruzarmos no blog, principalmente nos comentários, com uma palavra mais dura, um erro de avaliação motivado pela emoção, acusações fundadas ou não, disputas pessoais, etc, tudo isso é previsível.
Apesar desta realidade, não podemos duvidar que tais questões não servem para equacionar os problemas, o que deve ser o objetivo de todos nós e acabam se transformando em tempo perdido, esforço desenvolvido sem produzir trabalho produtivo.
O que adianta ficarmos destilando ódio entre Praças e Oficiais?
O que resulta dos incontáveis e recorrentes comentários sobre como os Oficiais são promovidos e os Praças não são? Ou como os Oficiais não são excluídos e os Praças são?
Nada, respeitosamente.
Os comentaristas ficam batendo em teclas que todos nós já conhecemos , não acrescentam qualquer novidade. Alguns se perdem em afirmações completamente inverídicas e outros, querem algo impossível.
Recentemente, postei um comentário onde o anônimo achava que todos que entram Soldados devem sair Coronéis.
Isso não faz qualquer sentido.
Eu posto porque preservo a liberdade de expressão, mais isso é inócuo e temos que ser práticos, temos que avançar para a promoção de mudanças.
Alguns exemplos:
- Temos que ter uma carreira Policial Militar e não uma carreira de Praças e outra de Oficiais, isso é um erro grosseiro. Ratifico que os parâmetros que considero fundamentais para tal carreira são: acesso único para a instituição (todos entram pela base); ascensão meritória (promoção através de concursos internos); obrigatoriedade da formação continuada e igualdade de possibilidades para o acesso.
- No tocante à demissão dos maus Policiais Militares, os que não merecem continuar entre nós, ela não pode ser tão simples como ocorre no caso dos Praças, onde é fácil demais demitir e nem tão complexa quanto o que ocorre no caso dos Oficiais, onde é praticamente impossível demitir. Temos que encontrar o mecanismo adequado, nem um, nem outro, servem para a Polícia Militar, temos que buscar um método igualitário e o mais justo possível, mas de nada adianta ficarmos comentando que a desigualdade existe a todo momento, isso todo mundo sabe, ficar reclamando nunca mudará nada e os erros se eternizarão, aliás, como está acontecendo.
A nossa luta por cidadania é muita ampla, nada funciona bem na Polícia Militar, portanto, as frentes de combate são inúmeras, o que determina que temos que ser pragmáticos na busca dos resultados.
Ingressemos na questão salarial, acrescentando outro referencial na nossa reflexão.
Embora eu tenha iniciado no Rio de Janeiro a luta pela aprovação da PEC 300/2008, isso através da promoção com recursos próprios de uma marcha no dia 30 AGO 2009 e de ter apoiado as mobilizações para o Distrito Federal, indo na maior delas, a primeira, no intuito de cobrarmos a votação da PEC, sempre afirmei que tinhámos que ter dois campos de batalha: Congresso Nacional e as ruas dos nossos estados.
No Rio vozes se levantaram no sentido de que não deveríamos cobrar do governo Sérgio Cabral, pois ele devia ser nosso aliado para convencer os deputados a votarem a PEC. Vários atos que promovemos na luta salarial chegaram a ser boicotados com contra-informações, mas não desistimos e fizemos dezenas deles, em alguns o ato foi feito por meia dúzia de mobilizados.
Vamos aos resultados práticos:
- Brasília: Após quase vinte caravanas, nada conseguimos de concreto, nenhum um centavo a mais nos nossos salários miseráveis.
Temos apenas uma proposta de piso nacional (sem valor estabelecido) aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados.
- Nos estados: Em vários estados as tropas foram para as ruas e pressionaram os governos estaduais, vários conseguiram reajustes e muitos continuam brigando. No Rio, embora os reajustes concedidos por Sérgio Cabral estejam longes do ideal, neste período em que estamos nas ruas pressionando (a partir de 2007), mesmo com grupos diminutos, o governo tem concedido reajustes.
Sendo prático, a diferença de resultados é enorme.
Bombeiro e Policial Militar, qual seria o nosso salário atual caso tivéssemos colocando milhares de homens e mulheres em cada marcha que realizamos no Rio?
Imaginem uma marcha no Rio com 10.000 PMS e BMs - o Rio da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 -, exigindo salários dignos?
Pense sobre isso, busque ser prático.
Por derradeiro, outro exemplo:
- Acautelamento de armas: Foi no nosso blog que surgiu a denúncia de que os Policiais Civis recebiam armas institucionais sob cautela e os Policiais Militares eram obrigados a comprar a arma para sua defesa pessoal. Eu cheguei a conversar sobre o problema com alguns deputados estaduais para que pensassem em instrumentos para corrigir tal desigualdade, inteiramente injusta.
A Polícia Militar adquiriu pistolas .40 e está em processo para promover tal acautelamento, o que inclusive está demorando muito.
Temos que lutar por resultados.
Precisamos sair da inércia das reclamações.
No domingo, dia 17 ABR 2011, às 09:00 horas, os Bombeiros Militares farão uma caminhada na orla de Copacabana (Posto 6) na luta por dignidade. Caso o grupo seja pequeno, será apenas mais uma caminhada, todavia se forem milhares os mobilizados, a pressão sobre o governo estadual passará a ser muito grande, considerando o novo movimento previsto para a Semana Santa.
Eu estarei na caminhada.
O que nos interessa são resultados.
Quem quiser pode continuar usando o blog para desopilar o fígado, sem problemas, mas isso não muda uma vírgula, um centavo.
Tais reclamações mudam tanto quanto as incontáveis greves que só existem como boatos nos quartéis na Internet, no sentido de que os PMs irão parar no Carnaval, greves que nunca ocorreram.
Atualmente, surgem boatos de paralisação na Copa 2014 e nas Olimpíadas 2016, quem viver, verá, ou, não verá.
Sinceramente, recomendo alcachofra composta para o fígado, os resultados práticos são muito melhores.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

11 comentários:

Anônimo disse...

concordo com o senhor quando diz que deveriamos ter um concurso interno para o posto ou graduação seguinte,quem não passar fica para próxima,agora sou sim a favor da igualdade tanto para as praças,quanto para oficiais,pau que dá em chico dá em francisco também,é repetitivo sim cel,por que esse é o único veiculo que temos para nos defender contra as arbitrariedades de alguns oficiais,no mais concordo com a sua linha de pensamento,deveriamos ter mais oficiais pensantes dentro das corporações,ai sim conseguiriamos mudar muitas coisas em nosso beneficio,desculpe-me se fui repetitivo,obrigado.

olivira disse...

vamos pressionar na alerj pela pec 24/2008 do dep. paulo ramos; ja

sgt paulo cesar disse...

CONCORDO, temos que nos manter unídos, essas briguinhas só nos ENFRAQUEÇE.

sgt paulo cesar

Anônimo disse...

Poucas vezes vi desavenças( brigas) nesse Blog, quanto a repetições em posts acredito que seja fruto do que acontece no mundo real, ou seja , nao somos ouvidos ai são muitos a gritar!!!
Uma boa moderada nos posts é importante porém com um enorme cuidado para não afetar a interação e nao deixar de ouvir os tolos e insensatos pois eles tb tem suas verdade.
Eduardo

JSF

Alexandre, The Great disse...

O sr está certo em alertar os ilustres frequentadores deste espaço para não transformarem-no em "rinha", como alguns outros blogs fizeram no passado e até atualmente.
Os insatisfeitos, rancorosos, reclamões, chororô, etc, são os mesmos que dentro dos Quartéis, nos corredores, alojamentos, varandas, ou mesmo na inatividade, apenas reclamam, mas não levantam o "traseiro gordo" para desfraldar uma faixa sequer na rua. Alcachofra composta é um bom remédio, mas o setor de psicologia do HCPM também está funcionando plenamente.
JSF

João Alberto disse...

Prezados amigos seguidores deste blog. Gostaria de sugerir que esta caminhada dos Bombeiro na orla marítma, que todos se juntem e traga um cartaz em cartolina com os dizeres:

ABRAÇO GRÁTIS DOS BM e PM

ABRAÇEM NOSSA CAUSA PEC 300

Jalbertom

Anônimo disse...

o que seria do mundo se só concordassemos uns com os outros,sempre vai ter quem discorde e tenha opinião diferentes uns dos outros,mesmo assim devemos respeitar;mais numa coisa temos que concordar precisamos fazer alguma coisa.

Anônimo disse...

Cel Paúl, Boa Noite ! pode publicar meus comentários porque é bingo sempre.

O sargento da Polícia Militar Marcos Vinícius de Souza, 47 anos, conhecido como Falcon, foi preso, na noite desta quinta-feira, na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). No carro do PM, uma caminhonete Pajero prateada blindada, os agentes encontraram cinco pistolas, munição de fuzil, um taco de beisebol e cerca de R$ 30 mil.

Falcon, que há duas semanas assumiu o cargo de diretor de carnaval da Portela, foi à Draco acompanhar um dos suspeitos de integrar a milícia do vereador Deco, preso ontem. Três seguranças de Falcon estavam parados na porta da Draco e despertaram a desconfiança de policiais da Corregedoria da Polícia Civil, que trabalham no mesmo prédio.

Os três foram abordados e depois de constatado que não tinham porte de arma acabaram presos. Falcon é um dos policiais citados no relatório da CPI das Milícias da Alerj.

Anônimo disse...

Cel Paúl, Boa Noite ! pode publicar meus comentários porque é bingo sempre.

O sargento da Polícia Militar Marcos Vinícius de Souza, 47 anos, conhecido como Falcon, foi preso, na noite desta quinta-feira, na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). No carro do PM, uma caminhonete Pajero prateada blindada, os agentes encontraram cinco pistolas, munição de fuzil, um taco de beisebol e cerca de R$ 30 mil.

Falcon, que há duas semanas assumiu o cargo de diretor de carnaval da Portela, foi à Draco acompanhar um dos suspeitos de integrar a milícia do vereador Deco, preso ontem. Três seguranças de Falcon estavam parados na porta da Draco e despertaram a desconfiança de policiais da Corregedoria da Polícia Civil, que trabalham no mesmo prédio.

Os três foram abordados e depois de constatado que não tinham porte de arma acabaram presos. Falcon é um dos policiais citados no relatório da CPI das Milícias da Alerj.

Anônimo disse...

CREIO QUE O IDEAL É QUE ASMOBILIZAÇÕES SEJAM NAS PORTAS DOS JORNAIS EM HORÁRIO DE TRANSITO TRÃNSITO LENTO .
POR VOLTA DE 08:hS DA MANHÃ OU A PARTIR DE 16:00,AFIM DE PERTUBAR A FLUÍDES DO TRÃNSITO,ACHO QUE INCOMODANDO A IMPRENSA AS MOVIMENTAÇÕES TERÃO COBERTURA DA MÍDIA,APROVEITAR E COBRAR DO DEP. WAGNE"MENTIRINHA" MONTES,APOIO E PRESENÇA NAS CAMINHADAS DA "MINHA PULIÇADA".
PRAAAA CIMA DEÊÊLES MINHA PULIÇADA.

Anônimo disse...

CEL PAÚL,BOM DIA!CONCORDO QUANDO O SR. FALA DE CONCURSOS INTERNOS,ETC.,ETC..PORÉM PRECISAMOS VER AS SITUAÇOES POR VÁRIOS ANGULOS.VAMOS VER POR UM ANGULO QUE O SR.NEM O SGT DE CURSO EXPLANARAM:QUANDO ENTREI NA PMERJ EM 82,O NIVEL ESCOLAR EXIGIDO ERA O ANT.1GRAU.DIFERENTE DOS OFS.QUE GANHAVAM BOLSAS DE ESTUDO QUE Ñ ERAM DIVULGADAS PARA OS PRAÇAS,NÓS Ñ TINHAMOS TEMPO PARA ESTUDAR.ERAM 3 SEMANAS 24/48 E UMA SEMANA NO FAMOSO PICADINHO,ONDE TRABALHAVAMOS DE 2 A DOMINGO DAS 14:00AS22:00HS.HOJE A ESCALA É 12/48 OU 24/72 MOLEZA PARA QUEM QUER ESTUDAR.HOJE Ñ SE FICA DETIDO 5 DIAS POR ANDAR SEM COBERTURA,COTURNO SUJO,FORA AS ESCALAS FANTASMAS QUE TODOS SABEM.A PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO, FAZ JUS PARA AQUELES QUE APANHARAM PARA QUE OS MAIS NOVOS VIVAM TEMPOS MELHORES.FAÇAM CONCURSOS COM PROVAS PRATICAS E OS MAIS NOVOS VÃO TER TAMBÉM GRANDES DIFICULDADES.JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!!!