terça-feira, 19 de abril de 2011

CORPO DE BOMBEIROS - REPRESSÃO - MEMORANDO.

Texto do Memorando a ser respondido pelos Bombeiros Militares:
- "POR DETERMINAÇÃO DO COMANDO GERAL DO CBMERJ, DEVEIS INFORMAR, APÓS O RECEBIMENTO DESTE, SE PARTICIPOU DA MANIFESTAÇÃO NA ORLA DE COPACABANA NA MANHÃ DO DIA 17 DE ABRIL DO CORRENTE ANO".
Eu pensava que o Memorando no Corpo de Bombeiros funcionava como o Documento de Razões de Defesa (DRD) na Polícia Militar, mas pelo texto percebo que não.
O DRD é expedido na PMERJ após a prática de um desvio de conduta para permitir que o Policial Militar exerça as suas razões de defesa, garantindo a ampla defesa e o contraditório.
Pelo texto do Memorando, fica claro que não existe transgressão disciplinar ou crime de qualquer natureza em apuração, o Comando Geral quer saber na verdade quem esteve ou não no ato. Isso é um constrangimento, pois o ato foi realizado em conformidade com os direitos constitucionais de todo cidadão brasileiro e os Bombeiros Militares estavam de folga, desarmados e em trajes civis.
Outro aspecto que difere os documentos é o prazo para a resposta, pois na PMERJ os Policiais Militares possuem cinco dias utéis para devolverem o documento respondido, enquanto no CBMERJ a ordem foi para responder de imediato.
Penso que estamos diante de alguns problemas.
Não custa lembrar que recentemente o Capitão Bombeiro Militar LAURO BOTTO - um lutador pelos direitos dos Bombeiros - foi punido duas vezes pelo Comando do CBMERJ, com punições restritivas de liberdade, uma delas de quinze dias de PRISÃO.
Além disso, ainda com relação ao ato de domingo passado, estamos tentando reunir dados sobre a alegada apreensão da faixa dos Bombeiros Militares, o que se for confirmado caracterizará um ato de abuso, salvo melhor juízo.
A mídia do Rio de Janeiro precisa acompanhar e noticiar os fatos, a população precisa saber o que está acontecendo com os Bombeiros Militares, afinal mais de 90% da população reconhece o bom trabalho desses heróis de todo dia.
O Ministério Público, as comissões de direitos humanos da OAB/RJ e da ALERJ também precisam acompanhar o desenrolar dos fatos.
Afinal, Bombeiro Militar é cidadão brasileiro ou não?
Os Bombeiros Militares confirmaram o ato de amanhã, às 13:00 horas, no Largo do Machado.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

comissão de direitos humanos da alerj:0800255108.

Anônimo disse...

A cópia deste memorando deve ser encaminhada ao MP,Comissão dos Direitos Humanos da Câmara e da OAB e a todos os meios de comunicação possíveis.Esse ato repressivo estrapola o regulamento militar e fere o direito constitucional de ir e vir entre outros direitos.Os Bombeiros ESTAVAM DE FOLGA E NÃO OFENDERAM NINGUÉM.Reivindicar e mostrar à população uma realidade como esta vivida por eles que cuidam de nós diariamente nos socorrendo em todos os lugares é o mínimo a ser feito e deve contar com nosso apoio,pois o Governador só precisa deles,e deve ter cuidado, é na sua segurança pessoal bem como de sua mulher e filhos pois do jeito que trata estes bravos, pode estar dando "um tiro no pé".QUE DEUS E AS AUTORIDADES DECENTES PROTEJAM OS NOSSOS HERÓIS.

Anônimo disse...

Cel Paul acho que a melhor resposta para os Bombeiros que participaram do ato é todos confirmarem que estavam lá na passeata, pois do contrário, quem esteve presente e negar no memorando, poderá sofrer punição disciplinar por ter faltado com a verdade. Qualquer um sabe que o fato foi filmado pela 2ª Seção do BM, entretanto, confirmando a presença, a Corporação BM não terá como puni-los. O exercício é de cidadania. Lembrem-se que o procedimento do memorando é uma tática inteligente.
Ass: Major Combatente e Miserável

Anônimo disse...

Emquanto isso varios colegas que estiveram na passeata de domingo ja foram transferidos para OBM's que não condizem nem com suas funções a fim....o que será desses herois que estão abandonados ou não???

Anônimo disse...

AQUI NO CBMERJ, AINDA É MAIS ARCAICO. ELES SÃO OS TRÊS PODERES: EXECUTIVO/LEGISLATIVO/JUDICIÁRIO. SEM FALAR NA AFINIDADE, GOSTANDO DE VOCÊ, AINDA DÁ PARA SE SAFAR, AO CONTRÁRIO, JÁ ERA, TÁ PRESO. TEM OUTRA DEPENDENDO, NÃO TENDO AFINIDADE, NEM TE OUVE, PUNIÇÃO E PRONTO. COMO JÁ ESTOU ACOSTUMADO, TANTO FAZ, BOM SERIA UM REAJUSTE SALARIAL, PORQUE PRISÃO MAIOR, É NÃO TER O QUE DÁ PARA ÀS CRIANÇAS COMER. A PARADA É MUITO SÉRIA, EXISTEM FAMÍLIAS EM JOGO, A LUTA NÃO É POR VAIDADES, É POR SALÁRIOS DECENTES. SERÁ QUE A MAIORIA DEVE CONTINUAR COM MEDO? CLARO QUE NÃO! A LUTA É JUSTA, NÃO É ALOPRAÇÃO, É DIGNIDADE, RESPEITO E PROFISSIONALISMO. REALMENTE CEL. PAUL, "É HORA DE SEPARAR OS HOMENS DOS MENINOS".

Elias disse...

Nossas espôsas e filhos são as nossas vozes.Se os nossos familiares tomarem os quarteis de assalto,impedindo a nossa saída dos batalhões,ninguem poderia força-los a sair.Se nossos familiares fossem para as dependencias das unidades e exigissem alimentação devido a incapacidade de nós os alimentarmos;o que aconteceria?Seriamos ouvidos e a imprensa não poderia nos ignorar.A PM seria solidaria.

Anônimo disse...

GOVERNADOR E PREFEITO GOVERNAM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, IGNORANDO OS PROBLEMAS DO RIO DE JANEIRO!

SERVIDORES DA PMERJ E DO CBMERJ RECEBEM OS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL (SOLDOS ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO).