quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O LIVRE MERCADO, A CONCORRÊNCIA ENTRE AS SEGURADORAS E A DIMINUIÇÃO NO PREÇO DOS SEGUROS DE CARRO.

O GLOBO (capa):
"UPP E LEI SECA FAZEM CAIR PREÇO DO SEGURO DE CARRO" (leiam).
A capa dos jornais têm uma importância muito grande na formação da opinião pública, considerando ser essa a única parte dos jornais lida pela maioria da população, em face da exposição nas bancas de jornais.
A manchete dessa quarta-feira, novamente, enaltece os Super GPAEs do Rio Janeiro, batizados como Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), dessa vez como um dos fatores responsáveis pela diminuição do preço do seguro de carros no Rio, em face da diminuição de roubos e frutos.
A Operação Lei Seca também teria participação nessa redução, considerando que teria provocado a diminuições do número de acidentes.
As outras possíveis causas não foram citadas na manchete, como as operações policiais contra os desmanches de veículo e a livre disputa entre as seguradoras, certamente a causa que mais pesou nessa redução, considerando ser a concorrência a regra de mercado que sempre reduz preços.
A concorrência como forma de baratear os preços não merece maiores explicações. Por sua vez, entender como a repressão aos desmanches poderia ter influenciado nessa redução é simples, pois diminuindo os compradores (receptadores) dos veículos roubados e furtados, isso dificultaria a venda e pode ter inibido os roubos e furtos. Na mesma direção, fica fácil entender que se efetivamente o número de acidentes tiver diminuído com as operações Lei Seca, algo que não me parece comprovado, as seguradoras teriam menos custos e assim poderiam ter diminuído os preços. Todavia, entender como as UPPs contribuíram na baixa dos preços, não é tão fácil.
A UPP pode ter servido como inibidor do roubo e do furto de veículos nas regiões próximas às comunidades onde foram implantadas, pois a presença do policiamento pode inibir a entrada com veículos roubados ou furtados nas comunidades, assim os criminosos teriam optado por praticar seus crimes em outros bairros. Entretanto, considerar isso como causa de redução de preços ainda me parece precipitado, considerando que a maior redução (38%) ocorreu em Duque de Caxias, município que não possui qualquer UPP. Os bairros de Vila da Penha e Ilha do Governador que tiveram reduções acentuadas também não possuem UPPs.
Penso que forçaram novamente para dar destaque às UPPs, que pelo andar da carruagem logo estarão sendo anunciadas como fator de curas para doenças graves, tamanha a dimensão da propaganda positiva que fazem de um velho produto da Polícia Militar: os GPAES.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

UPP, ISSO AINDA VAI MATAR VOCÊ

ARRASTÃO NA GLORIA!!, O ARRASTÃO OCORREU PERTO DO 1º RETORNO DO ATERRO P/ A LAPA, PROXIMO AO HOTEL NOVO MUNDO. 3 CARROS E 4 MOTOS FORAM ASSALTADAS.

ESTE É O "RIO PACIFICADO."