quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A TRAGÉDIA DO RIO: O GOVERNO DA MÍDIA NÃO FUNCIONA NO MUNDO REAL E O POVO SOFRE (MORRE).

SITE G1
Chuva espalha destruição na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Mais 26 mortes foram registradas em Nova Friburgo.
Número total de mortos na região subiu para 170 pessoas.

Carolina Lauriano, Aluizio Freire e Thamine Leta.
Do G1 RJ, em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
O comandante da Defesa Civil de Nova Friburgo, Roberto Robadey, elevou para 38 o número de mortos em decorrência da chuva desde terça (11) na cidade. O número inclui três mortos no desabamento de um prédio na cidade da Região Serrana na tarde de ontem.
A chuva deixou Friburgo em sinal de telefonia, sem luz e sem transporte nesta quarta (12). À tarde, moradores perambulavam pela cidade cheia de lama sem saber o que fazer. O ginásio de uma escola estadual é usado como necrotério.
Em Teresópolis, também na Região Serrana, a prefeitura local havia confirmado no fim da tarde a morte de mais 25 pessoas. Só no município, a combinação de chuva e deslizamento matou114 pessoas em Teresópolis.

Caminhão também foi parar em cima de uma cerca em Teresópolis

Caminhão foi parar em cima de uma cerca em Teresópolis (Foto: Thamine Leta/G1)

Um total de 800 homens da Defesa Civil e bombeiros tenta localizar desaparecidos na cidade. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a maior catástrofe da história de Teresópolis. “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído", disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.
A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960.
Ginásio Pedro Jahara está sendo usado como abrigo  em Teresópolis
Ginásio Pedro Jahara está sendo usado como abrigo em Teresópolis (Foto: Eloy da Silva Rocha/ G1)
Na vizinha Petrópolis, o número de vítimas chega a dezoito pessoas, entre elas um casal de idosos. No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. Uma escola no distrito abriga 30 famílias desalojadas.
A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.
Cabral pede ajuda à Marinha
Em resposta a um pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Marinha colocou à disposição dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros.
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas.
Na quinta-feira (13), a presidente Dilma Rousseff vai sobrevoar de helicóptero as áreas atingidas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: