sábado, 22 de janeiro de 2011

POLÍCIA MILITAR: NUNCA ANTES A MODERNIDADE FOI TÃO RUIM.

Mário Sérgio logo após assumir a cadeira 01 da Polícia Militar, posse materializada em uma cerimônia "às escondidas" no Salão Nobre do Quartel dos Barbonos, como já tinha ocorrido com Pitta, sem a participação da tropa, proferiu uma frase de impacto:
"Agora o importante é a competência e não a antiguidade".
Teria sido mais ou menos isso, se não foi o sentido foi esse, como a dispensa de Coronéis de Polícia mais antigos logo confirmou.
A frase fez surgir uma expressão, como consequência lógica: a gestão da modernidade.
Mário Sérgio modernizaria a PMERJ com sangue novo.
Infelizmente, nem tudo que é moderno é bom, Mário Sérgio deve ter esquecido dessa verdade e as suas ações tem comprovado isso ao longo do tempo, considerando o estágio atual de degradação da PMERJ.
Recebemos os piores salários do Brasil, no final de DEZEMBRO 2014 um Soldado irá receber a METADE do que recebe HOJE um Soldado de Sergipe.
Mário Sérgio nunca mais repetiu que o salário que nos pagam é uma TITICA (leia), como tinha escrito antes de assumir a cadeira 01.
A tropa nunca esteve em uma situação tão ruim, sobretudo os inativos e as pensionistas.
Enquanto um Soldado ganha cerca de R$ 1.000,00 de salário, alguns Coronéis ganham APENAS de gratificação R$ 7.500,00.
Temos salários diferenciados por todos os lados, em razão das gratificações que só alcançam alguns. Além disso, a concessão de benefícios (RioCard) somente para algumas unidades , aumenta essa disparidade.
Os Praças inativos e as pensionistas enfrentam enormes dificuldades financeiras, considerando que não recebem gratificações ou bolsas. Um "prêmio" pela vida dedicada à Polícia Militar.
A tropa dos municípios do Interior não tem direito à assistência médica da Corporação e se tratam no SUS.
Nem mesmo edital de concurso é respeitado, como
ocorreu na instalação das UPPs, sacrificando Policiais Militares que por direito deveriam estar trabalhando em seus municípios.
As promoções dos Praças viraram um completo caos.
O uso do BOPE como garoto propaganda do governo está fazendo o BOPE ser maior que a Polícia Militar.
A única coisa positiva foi o fim do cerceamento da liberdade nas prisões administrativas, mesmo assim após idas e vindas para acertar um pouco o processo.
Até a terceirização caríssima de parte das viaturas desandou.
A Polícia Militar está de joelhos perante o poder político temporário.
Nada, praticamente nada, melhorou.
Nunca antes na história desse país a modernidade se mostrou tão ruim.
Se o governo Cabral pretende desistir de seguir destruindo a Polícia Militar é hora de colocar um Coronel antigo na cadeira 01, caso contrário, basta deixar como está, o sucesso na empreitada é certo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

A posse de um Comandante Geral, às escondidas, sem a presença da tropa prestigiando o novo Comandante, espelha a imposição deste Comandante. Gostaríamos que fosse verdadeira a idéia de competência, que até pode ter, mas, diante dos fatos, o que vimos foi sua submissão à política, esquecendo de seus pronunciamentos sobre os salários pagos para quem defende a sociedade. Gratificações são espalhadas por todo lado, aos Comandos para que se submetam e sejam omissos aos problemas da tropa e as demais como migalhas oferecidas aos pombos famintos das praças.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezado Vilete, a Polícia MIlitar está sob intervenção desde a exoneração do Coronel Ubiratan, eis a verdade.
Juntos Somos Fortes!