segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

HEROÍSMO QUE DEVE SER VALORIZADO - SEGADAS VIANNA.

JORNAL O DIA
Segadas Vianna: Heroísmo que deve ser valorizado

Rio - A tragédia da Região Serrana deixou a descoberto muito além da tremenda destruição, da imensa dor da perda de vidas e bens e da incompetência dos governos na prevenção. Trouxe também à tona o heroísmo, o espírito de desprendimento, o valor pessoal e coletivo de nossos policiais, civis e militares, e nossos bombeiros.
Eles não são apenas heróis porque trabalharam incansavelmente nas tarefas de resgate, de fornecimento de suprimento e de proteção ao patrimônio dos flagelados. São heróis porque, mesmo ganhando como salário-base um valor em torno de dois mínimos, não demonstraram desestímulo em trabalhar arriscando as próprias vidas, sem descanso sequer, para cumprir o dever.
Hoje, durante a vivência imediata da tragédia e suas consequências, todos certamente reconhecem o valor destes profissionais. Porém , como em quase todas as situações pelas quais já atravessamos, o tempo é implacável para apagar da memória da grande massa as tragédias. Daqui a algum tempo restará apenas a dor dos que tudo ou quase tudo perderam, e policiais e bombeiros voltarão a ser vistos através de uma ótica perversa que estabeleceu para eles o paradigma da incompetência e da violência, no caso dos policiais, e da inépcia e ineficiência no caso dos bombeiros.
Eu não gosto da palavra inveja, mas é com uma ponta dela que assisto a como, em outros países, principalmente nos EUA, se valorizam e se reverenciam os heróis de suas polícias e bombeiros. O primeiro passo para isso já foi dado com os aplausos populares à tomada do Alemão. Cabe agora ao poder público agir concretamente para fortalecer esse espírito valorizando publicamente, não só em declarações como também na área pecuniária, o valor de cada policial e bombeiro que no momento em que escrevo está lá no meio dos escombros buscando por um suspiro de vida a salvar.
Segadas Vianna é jornalista e Consultor de Políticas Públicas
COMENTO:
O artigo foi indicado por um leitor do blog.
Certamente, TODOS os Bombeiros Militares, Policiais Militares e Policiais Civis agradecem ao jornalista Segadas Vianna por reconhecer o heroísmo dos que arriscam a própria vida diariamente no Rio de Janeiro, ganhando salários famélicos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: