terça-feira, 25 de janeiro de 2011

POLÍCIA FEDERAL: CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU.

A Revista Época dessa semana faz um afago na Polícia Federal, no artigo “A Polícia Federal exporta Delegado” (página 28), dando destaque ao super delegado José Mariano Beltrame. O artigo trata do fato de delegados da Polícia Federal estarem assumindo um grande número de secretarias de segurança estaduais. Atualmente, delegados da Polícia Federal são secretários de seguranças no Rio de Janeiro em 13 estados, dentre eles: Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Tocantis e Amazonas.
Interessante destacar que a Polícia Federal não consegue cumprir as suas principais funções: a prevenção e a repressão ao tráfico de drogas e ao contrabando de armas. Apesar dessa verdade, os delegados da Polícia Federal são escolhidos, segundo a revista, pelo conhecimento na área:
“a principal explicação para a importação envolve o tráfico de drogas (...)”.
Esse é o Brasil, um país muito estranho.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

A PF é uma oportunista. Está é a verdade. Aqui no Rio tinhamos a DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) da cívil que reunia os melhores tiras do Rio. A eficiência da DRE na apreesnão de armas e drogas no combate aos narcotraficantes arrancava elogios até do BOPE, pela sua efiência.
Pois bem um delegado da PF se apropriou do codinome DRE exclusivamente para a divisão de entorpecentes da PF e proibiu a Cívil de utilizar tal nomenclatura.
Quanto ao secretariado o melhor modelo é o que existia durante o governo Brizola e posteriormente Moreira Franco, um secretario de estado e policia civil e outro um secretario de policia militar. Afinal cada coorporação é uma. A PC é responsável pela investigação e a PM pelo policiamento ostensivo.