segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TERRITÓRIOS DE PAZ ( ES ) x UPPs (RJ).

Territórios de Paz’ apresenta bons resultados e recebe investimentos nesta segunda-feira (17)
Os 30 veículos irão reforçar o policiamento na Grande Vitória
Territórios de Paz recebem novas motos
Em menos de um ano de implantação, o projeto “Territórios de Paz” já apresenta resultados bastante satisfatórios na diminuição de ocorrências criminosas. Em alguns bairros, por exemplo, foi registrada uma redução de quase 80% no número de homicídios. Houve redução da violência em todas as regiões em que o projeto vem sendo desenvolvido.
Para incrementar ainda mais este trabalho de integração, as regiões da Grande Vitória atendidas receberão 30 motocicletas para reforçar as ações de policiamento preventivo. O comandante da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, fará a entrega dos novos veículos às 15 horas desta segunda-feira (17) no Quartel do Comando Geral, em Maruípe.
O projeto “Territórios de Paz”, fundamentado na filosofia de policiamento interativo, começou a ser desenvolvido no início de 2010 e envolve parcerias com o Ministério da Justiça, prefeituras municipais, órgãos e instituições públicas, além das comunidades e representantes da sociedade civil organizada.
Violência diminui
O resultado mais significativo foi registrado na região da Grande Vila Betânia, em Viana. Desde a implantação efetiva do projeto, ocorrida em 15 de maio de 2010, até o final de dezembro, foi registrada uma queda de 79% no número de homicídios, em comparação com o mesmo período de 2009. Foi registrada, ainda, redução de 46% nas ocorrências de tentativa de homicídio, além da diminuição dos registros de roubos e de furtos a pessoas em vias públicas.
Na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, houve redução de 27% nas ocorrências de homicídios, enquanto que nos bairros Nova Rosa da Penha I e II, no município de Cariacica, a diminuição foi de 40%.
Nas outras regiões atendidas pelo “Território de Paz” também houve redução da violência. Na Grande São Pedro, em Vitória, o número de homicídios teve uma redução de 27%, enquanto que a região que compreende os bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, no município de Serra, a queda foi de 18%.
Cultura
Na avaliação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, o projeto está de acordo com o pensamento do comando geral e do governo do Estado, no sentido de promover a integração necessária à desconstrução da cultura da violência e do medo.
Durante esta primeira fase, foi escolhida uma região em cada município da Grande Vitória para desenvolvimento dos ‘Territórios de Paz’. As regiões escolhidas foram aquelas que apresentavam altos índices de violência.
De acordo com o coordenador estadual de Polícia Interativa, tenente-coronel Jailson Miranda, o modelo de policiamento interativo adotado nos Territórios de Paz foi de vital importância para o sucesso do projeto.
“O policial comunitário/interativo trabalha todos os dias no mesmo bairro e por isso passa a conhecer a realidade local. Ele participa de reuniões comunitárias e tem sua legitimidade reconhecida pelos moradores. Isso permite diagnósticos mais precisos de situações de risco e facilita a adoção de ações preventivas”, disse Miranda, que é também representante da Polícia Militar junto ao Ministério da Justiça.
Assessoria da Polícia Militar
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224 5613
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br
COMENTO:
A comparação é sua caro leitor.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORRGEDDOR INTERNO

Nenhum comentário: