sábado, 11 de abril de 2009

DOIS ARTIGOS INTRIGANTES...

No dia que eu escrevi sobre os "boatos" a respeito do preço do muro (R$ 40 milhões), procurei destacar a importância de olhar o todo de cada fato, evitando uma visal focal, parcial e assim, distorcida, irreal.
Eu procurei ler nas entrelinhas para conseguir entender a motivação, todavia posso estar errado nas conclusões, sobretudo porque fui pego de supresa pela notícia, com relação ao noticiado pela mídia.
Dois artigos, muito semelhantes, despertaram a minha atenção nessa semana que termina: o artigo “O FDP VAI PARA CASA”, postado no blog do jornalista Gustavo de Almeida, na quinta-feira e o artigo “FRANCO-ATIRADOR”, publicado ontem pela jornalista Berenice Seara, no jornal Extra.
Os artigos aventam a possibilidade de o Coronel de Polícia Lopes, Comandante do 2º CPA, ser transferido para a reserva remunerada, no dia 21 de abril, em razão de ter completado quatro anos no posto de Coronel.
Sinalizam que caso isso aconteça, ele irá abrir a boca, popularmente falando.
Porém, simultaneamente, esclarecem que ele não poderá ser alcançado pela mudança feita no Estatuto dos Policiais Militares, pelo Governador Sérgio Cabral em 2008, na época para prejudicar os Coronéis Barbonos.
Como avisamos na ocasião, a mudança absurda feita pelo Governador, com o apoio da maioria da ALERJ, acabaria prejudicando os demais Coronéis, mesmo não sendo Barbonos, como o Coronel de Polícia Lopes.
Retornando aos artigos, ora se ele não será transferido, por ser um dos “highlander” (O governador Sérgio Cabral também aumentou o número de imortais), qual a razão para a publicação dos artigos?
Eu sei que o Coronel Lopes tem um excelente relacionamento com alguns jornalistas, o que eu considero uma virtude, pois também tenho, então, os artigos poderiam ser uma forma de “seguro”, diante de possíveis represálias por parte do "provável" exonerado?
Sinceramente, não sei, todavia, fica evidente pelos artigos que existe algum estremecimento entre o Comando Geral (Comandante Geral + Chefe do EMG) e o Coronel de Polícia Lopes, caso contrário, os artigos não teriam o menor sentido.
E tal possibilidade existe e justificaria os artigos, pois basta que o Comandante Geral exonere o Coronel de Polícia Lopes, não o nomeando em nenhuma outra função “highlander”, que ele passará para a inatividade no próximo dia 21.
Aliás, ele, eu e o Coronel de Polícia César (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), considerando que os outros promovidos no dia 21 de abril de 2005, ou já solicitaram transferência para a inatividade, ou ocupam posições “highlander”, como o Comandante Geral e o Corregedor Interno.
Os poucos dias que faltam para o dia 21 de abril revelarão a verdade, quem viver verá.
Deixo claro que apesar de discortar de alguns posicionamentos do Coronel de Polícia Lopes, ombreio com ele, que tem demonstrado no Comando do Segundo CPA que não compactua com ilegalidades e o Rio de Janeiro precisa lutar contra todas as irregularidades e ilegalidades.
Não posso encerar esse artigo sem transcrever o comentário feito pelo Major de Polícia Wanderby, no artigo do jornalista Gustavo de Almeida:
“Creio que bicheiros, exploradores de Vans/Kombis, donos de empresas de ônibus, etc. também ficarão muito satisfeitos.
E também creio não ser obra do acaso o fato de o próprio DETRAN, através de sua Corregedoria, haver determinado à empresa que atendia ao 2º CPA em suas operações que não mais o fizesse e que os depósitos somente recebessem nossos numerosos comboios mediante autorização prévia da mesma corregedoria.
Acredito também que o fato de a Receita Federal haver informado em fevereiro do corrente ao secretário Beltrame que não mais havia espaço em seu depósito para o recebimento de caça-níqueis e de o problema persistir até agora é algo muito estranho.
Afinal, por que motivo não foi disponibilizado pela própria SESEG outro espaço?
Por que a proposta de utilização das dependências do BPFer (Unidade da PM que, a exemplo do BPTran, deixou de existir por ato de Beltrame) não foi à frente?
A quem interessa tal estado de coisas"?
Wanderby Braga de Medeiros
10 de Abril de 2009 06:31

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

CARO CEL PAUL ACORDE. SUA ANÁLISE É SUPERFICIAL. O PROJETO DO CEL LOPES É CLARO, PESSOAL E EGOÍSTA. TUDO O QUE O 2CPA PRODUZIU (E MUITO BEM) FOI GRAÇAS AO ESFORÇO DE ALGUNS, EM PARTICULAR O WANDERBY, OFICIAL DIGNO E COM VERDADEIRO AMOR CORPORATIVO.
AO CONTRÁRIO DO CEL LOPES. TEM ALGUMA COISA ERRADA, VOCÊ NÃO ACHA? BASTA VER OS OFICIAIS QUE COMANDAM AS UNIDADES SUBORDINADAS AO 2 CPA, ALGUNS DELES SÃO CONHECIDOS "GRANEIROS" DE OUTROS CARNAVAIS. ELE PUNIU, PRENDEU OU CORTOU AS ASAS DE ALGUM DELES????