sábado, 18 de abril de 2009

ANUNCIADA A QUEDA DO COMANDANTE GERAL DA PMERJ.

O GLOBO:
A CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA.
TROCA.
MUDANÇAS À VISTA NA CÚPULA DA PM DO RIO.
Dimmi Amora e Vera Araújo.
RIO - Com as mudanças na Polícia Civil do Rio, a Secretaria de Segurança Pública também já pensa em mexer na cúpula da PM, aproveitando o momento para tornar as duas corporações mais eficientes(...).
Fontes da polícia apontam o nome do presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, para substituir o comandante-geral, Gilson Pitta (clique e leia).
O auxílio-moradia e o fato da Polícia Militar ter perdido a voz foram decisivos para acelerar o projeto que estava em andamento, desde a ida do Coronel de Polícia Mário Sérgio para a presidência do ISP.
Todos conhecem a predileção da cúpula da Segurança Pública pelo Oficial.
Resta agora sabermos, como explicitado nesse espaço democrático, se acontecerá a pulverização dos Coronéis de Polícia mais antigos, abrindo caminho para grupos de Oficiais mais jovens e muito mais articulados.
Isso será facílimo de efetivar, após a redução feita pelo Governador Sérgio Cabral Filho, no tempo máximo de permanência dos Coronéis no serviço ativo.
O novo Comandante Geral com uma "canetada" tira todos da blindagem (highlander) e compulsoriamente os encaminha para a inatividade.
Fácil, muito mais fácil do que apoiar a mobilização cívica dos Policiais Militares.
Quem ficou em cima do muro agora colhe as consequências.
Um jogador de xadrez que só enxerga (analisa) os próximos três ou quatro lances é um "capivara" (péssimo jogador).
Sem dúvida, o momento mais esperado será a passagem do Comando Geral, onde e como ela será feita?
O Coronel de Polícia Pitta passará o comando no gabinete do Comandante Geral ou terá direito a tropa formada e a todo o cerimonial, o que foi proibido ao Coronel de Polícia Ubiratan.

Quem viver viverá!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Minhas Continencias Cel,

Fico feliz do Senhor não se deixar vencido por esse governo oportunista. Parabenizo ao Senhor e os que caminharam juntos na tentativa de nos dar um pouco de dignidade em nossa dificil missão.
Eu aprendi a gostar de nossa PMERJ, mas fico muito triste de ve-la tão dividida e oprimida por esse Regulamento arcaico e Oficiais descompromissados com o bem estar de nossa Instituição.
Não tive o prazer de conhece-lo e trabalhar com o Senhor, mas conheci muitos integrantes da turma do senhor como o nosso amigo Cel Fialho, o melhor Comandante que o CFAP teve, o nosso Cel Ubiratan que tive o prazer de te-lo como Comandante no 23 BPM e em especial o querido Cel Esteves, contemporâneo do Senhor, este eu sempre o levarei comigo os seus ensinamentos, exemplo de homem integro, leal, justo e de uma honestidade sem igual, onde pude aprender e ser grato por tudo que ele fez por nossa pmerj. Inclusive gostaria que o Senhor me ajudasse a ter um contato com o mesmo, pois gostaria muito de reve-lo e lhe dar um forte abraço.
Fique com Deus Comandante....e que o nosso Senhor Deus possa nos dar forças para continuarmos na luta por uma Polícia honrado e respeitada por todos, para o bem da sociedade.
Um grande abraço!
SGT Meireles 69.000