http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/3/cabral_avisa_a_hora_do_alemao_vai_chegar_1076.html
Cabral avisa: 'A hora do Alemão vai chegar'.
Governador comenta vídeo obtido por O Dia em que traficantes aparecem ostentando armas.
POR MARCELO BASTOS, RIO DE JANEIRO.
Primeiro, confira o vídeo:
"O churrascão dos bandidos".
http://www.tvodia.com.br/?id=205
Rio - O governador Sérgio Cabral foi mais um representante do poder público a reagir às imagens divulgadas por O Dia de traficantes ostentando armas durante uma festa em uma favela do complexo do Alemão. Segundo Cabral, o Estado está enfrentando duramente o crime organizado e 'a hora do Alemão vai chegar'.“Estamos enfrentando isso duramente.
Como disse o secretário José Mariano Beltrame, a necessidade de contingente é alta e, ao mesmo tempo, temos uma programação de ações de pacificação das comunidades ocupadas pela milícia ou pelo tráfico de drogas. Evidente que o Complexo do Alemão faz parte dessa estratégia. Eu não posso adiantar quando e em que momento, mas é evidente que ele faz parte", afirmou.
Ainda de acordo com o governador, existem grandes investimentos sociais na saúde, na educação, por exemplo com o investimento de mais de R$ 400 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
"Então nós não vamos de maneira alguma chegar ao final do término das obras com essa presença desses marginais, não é?
Ali são dois complexos onde a presença dos marginais é muito ousada, o complexo da Penha e o complexo do Alemão. Mas vamos agir. Estamos ainda nos preparando, nos fortalecendo cada vez mais para as ações. Para que as ações tenham êxito como tiveram na Cidade de Deus, no Dona Marta e no Batan. Mas teremos ações nas próximas semanas e nós vamos perseguir esses objetivos", reforçou Cabral, ressaltando ainda que há comunidades que muitas vezes não recebem o rótulo de pacificadas, mas nelas já se pode constatar o enfraquecimento do tráfico e da atuação das milícias.
“Eu circulo muito, não fico dentro de gabinete e muitas pessoas me procuram para que o projeto seja feito na comunidade A, B e C. Há inclusive algumas comunidades que o tráfico ou a milícia estão muito debelados, mas que nós não ressaltamos como pacificadas. Eu tenho recebido essas informações de pessoas das comunidades. Mas essas comunidades não têm o modelo que nós queremos: ação de segurança pública com outro tipo de enfrentamento da violência que o governo nunca fez, que é educação, saúde, tratamento de esgoto nessas comunidades", concluiu.
Leia mais:
No vazio da segurança, o baile das armas de guerra
Confira galeria de fotos
Leia mais:
No vazio da segurança, o baile das armas de guerra
Confira galeria de fotos
Vamos aguardar o retorno do governador de mais uma viagem, para conhecermos qual a estratégia a ser empregada.
No início do governo atual, o "Complexo do Alemão" foi alvo de uma mega operação das Polícias Militar e Civil, com apoio da Força Nacional, resultando em dezenas de mortes.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO