segunda-feira, 30 de março de 2009

POR UMA IMPRENSA LIVRE E SOBERANA.


Dacio Malta e Eucimar de Oliveira deixam O Dia

"Dacio Malta, titular da coluna “Informe do Dia”, e Eucimar de Oliveira, diretor editorial de mídia impressa do Grupo O Dia, foram oficialmente demitidos na sexta-feira (25/05). No entanto, os dois jornalistas sabiam desde o dia anterior que seriam desligados da empresa, conforme foi comunicado, por e-mail, pela presidente do grupo, Gigi Carvalho. E acham que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pode ser o motivo da demissão.
“Ainda não fui demitido. Quem tinha que me demitir era o Eucimar, que não fez isso. E como meu acesso aos e-mails foi bloqueado, não vi o comunicado da direção do grupo”, brinca Dacio.
Ele se refere ao breve texto de Gigi destribuído a toda a redação na sexta-feira (25/05), comunicando o desligamento dos dois jornalistas e que o editor-chefe do Dia, Alexandre Freeland, assumirá o cargo de Eucimar. Também informa, sabendo que “boatos surgem”, que o jornal não está sendo vendido.
Na quinta-feira (24/05), Eucimar de Oliveira recebeu um e-mail da presidente pedindo a demissão de Dacio. O então diretor editorial foi contra a decisão, e não a acatou. Acabou sendo demitido também. “Não se pode interferir no conteúdo de colunas como a do Dacio, e eu nunca fiz isso. Não ia fazer isso agora”, conta Eucimar, que estava há dois anos na função, e foi o idealizador do Meia Hora e da
recém-lançada TV O Dia Online, que estreou com uma entrevista com Sérgio Cabral.
“Já demiti gente pra burro. Tem maneiras e maneiras, e cada um é cada um, mas acho que faltou civilidade em uma demissão por e-mail”, comenta Dacio. Antes de voltar a ser colunista do Dia, Dacio foi editor-chefe do jornal, e já dirigiu o Jornal do Brasil, a sucursal de Brasília do Globo e foi editor-assistente de Veja.
CabralA suspeita de que Sérgio Cabral seja a razão para a demissão de Dacio se baseia nas várias críticas feitas ao governador pelo colunista, sobretudo de suas viagens. Em sua última coluna, publicada na quinta-feira (24/05), Dacio escreveu uma nota anunciando a festa de aniversário do pai do governador, o jornalista e homônimo Sérgio Cabral, intitulada “Sérgio Cabral, o Bom”.
“Ironicamente, a última coluna que escrevi e que seria publicada no domingo falava do aniversário do Sérgio Cabral, pai. Pressões sempre existiram por parte de governadores, mas eu não conhecia história de sujeito demitido por causa de pressão política”, diz Dacio.
Eucimar de Oliveira é mais direto: “A Gigi fazia veementemente pedidos para não abordar o governador. Tenho tudo documentado em e-mails”.
Em nota, a assessoria de imprensa de Cabral rechaça qualquer intervenção em questões internas de empresas jornalísticas. “O governador Sérgio Cabral, jornalista por formação e defensor ferrenho da liberdade de expressão, abomina qualquer prática nesse sentido”, afirma o texto.
GigiA presidente do Grupo O Dia, Gigi Carvalho, também se manifestou por nota. Garantindo que não haverá mais demissões e reafirmando a intenção de não vender o veículo, ela atribuiu a saída de Dacio Malta a questões editoriais. Sobre Eucimar, diz que o jornalista “é uma pessoa brilhante e com grande visão editorial e de negócios, porém muito centralizadora, o que vinha desgastando sua relação de trabalho com os demais funcionários”. Completa informando que Alexandre Freeland assumirá seu cargo.
“Ela está certa: Freeland é uma pessoa pouco centralizadora, pouco brilhante e que não vai desgastar as relações de trabalho”, diz Eucimar. “Qualquer outra dúvida pode ser perguntada ao Governo do Estado”, completa.
Desde a demissão de Dacio, a coluna “Informe do Dia” está a cargo de Tiana Ellwanger e Daniella Cadavez, que já a escreviam com o antigo titular".


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO