segunda-feira, 23 de março de 2009

"O CONGRESSO NÃO REPRESENTA MAIS NADA".

JORNAL DO BRASIL.
PARA FHC, DENÚNCIAS MOSTRAM QUE CONGRESSO ESTÁ "BAMBO".
REUTERS.
BRASÍLIA - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira que o Congresso Nacional, cercado de inúmeras denúncias, está "bambo" e "não representa mais nada". Para ele apenas uma mudança no sistema eleitoral pode alterar essa situação.
- Nosso sitema de representação está "bambo", não representa mais nada. Isso é visível, provocando um efeito de desmoralização extraordinário - disse o ex-presidente em palestra na Associação Comercial de São Paulo. (clique e leia).
Eu concordo e formulo algumas sugestões para uma reforma política:
- Preliminarmente, o Congresso deve entrar em recesso até que as denúncias sejam plenamente esclarecidas. Não podemos ser governados por membros do legislativo que são acusados de crimes. Apurar as denúncias do Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) sobre o seu partido, seria um bom começo.
- Redução drástica do número de Senadores e de Deputados Federais - 1(um) Senador e 3 (três) Deputados Federais por estado da federação, no máximo.
- Redução drástica da máquina administrativa do Congresso, não é possível, por exemplo, que cada Senador precise proporcionalmente de mais de 120 (cento e vinte) funcionários administrativos para que o Senado funcione.
- Fim do voto de liderança.
- Fim do voto secreto.
- Fim do voto obrigatório para os cidadãos brasileiros.
- Implantação do "recall político", permitindo que o Presidente, os Governadores e os Prefeitos sejam avaliados no meio do mandato (final do segundo ano) pelo povo, evitando que um mau governante continue no exercíco do mandato, causando mais prejuízos ao erário público.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO