sábado, 28 de março de 2009

O MAJOR DE POLÍCIA WANDERBY AINDA NÃO SABE QUEM ATRIBUIU AS NOTAS NA CPO.

BLOG DO MAJOR DE POLÍCIA WANDERBY BRAGA DE MEDEIROS:


Uma nova certidão foi emitida, mas eu continuo sem saber quem e com qual motivação fática deu cada nota. Nem nos tribunais isso pode acontecer!

(camisa usada na mobilização cívica - PMERJ - CBMERJ)


A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro precisa se democratizar, revendo a sua normatização e os seus procedimentos, pois tudo deve estar em conformidade com a Constituição Federal e com o estado democrático de direito.

Nós somos Militares de Polícia, ou seja, somos uma instituição policial organizada militarmente, com a missão precípua de servir e proteger o cidadão. Precisamos aprender que "caixas-pretas" só servem para esconder o que não pode ser visto, pois não sobreviveria aos mandamentos constitucionais. Temos que aceitar o controle externo feito pela sociedade civil, aliás, todas as instituições públicas, todos os poderes, precisam aceitar tal controle.

O cidadão - patrocinador do Estado - tem esse direito e precisa aprender a exigir que o seu dinheiro seja aplicado em benefício de todos.

Isso é um exercício de cidadania.
No caso específico, não encontro qualquer impedimento que justifique a não identificação do autor de cada nota, a não ser que alguém esteja com receio de ser acionado judicialmente, considerando que a exclusão do Major de Polícia Wanderby, acarreta prejuízos na carreira e inclusive prejuízos financeiros.
Urge que o bom senso prevaleça, pior será o recebimento de uma determinação judicial para permitir a identificação do autor de cada nota.
Uma Polícia Cidadã precisa nascer, que interna corporis respeite a cidadania de cada Policial Militar, assim sendo, mais fácil será que o Policial Militar respeite a cidadania alheia quando estiver nas ruas do Rio de Janeiro.
Quem é tratado só com deveres, sem direitos, aprende a não respeitar o direito dos outros.
O Policial Militar precisa de cidadania, que só será obtida com salários justos e com adequadas condições de trabalho.
E por esta cidadania, lutam os Coronéis Barbonos e os 40 da Evaristos, uma luta que ainda não terminou e que, talvez, nunca termine, considerando que a nossa fraqueza é a força dos que não ombreiam conosco.
Não podemos continuar morrendo por R$ 30,00 por dia!
O governo estadual insiste no aumento do efetivo, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade.
Aumenta o efetivo e alega que não pode conceder salários dignos e justos, incorporando mais descontentes, apartados da cidadania e quem sofre é o povo fluminense.
O impacto na folha de pagamento é o lugar comum, que justifica a não concessão de reajustes e que nos escraviza ao "bico" e a prestação de um serviço de má qualidade para os clientes - população fluminense.
A Polícia Militar precisa se democratizar.
O Governo Estadual precisa se democratizar, promover a cidadania dos servidores públicos.
Policiais, médicos e professores não podem continuar recebendo salários baixíssimos, os piores do Brasil. O povo fluminense não merece ser atendido por profissionais desmotivados, estressados, cansados pelo segundo emprego e descrentes do poder político.
Os funcionários públicos precisam se unir, cobrar os seus direitos e mostrar a sua força na eleição de 2010.
No Rio de Janeiro, somos centenas de milhares, com centenas de milhares de dependentes e um número incalculável de familiares e amigos.
Unidos colocaremos quem nós desejarmos no Palácio Guanabara e na ALERJ.
Funcionário público acredite nisso.
Sindicatos e associações de classe promovam isso.
Cidadão Fluminense invista nisso.
Esse é o caminho, a salvação do Rio de Janeiro de São Sebastião!



PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL DE POLÍCIA

CORONEL BARBONO