sábado, 28 de março de 2009

VOAR PELOS ARES - CRISTINA REIS.


JORNAL DO BRASIL
SOCIEDADE ABERTA
VOAR PELOS ARES - CRISTINA REIS.
Estilista.

Como moradora, cidadã e presidente de uma associação de moradores, vejo com vergonha o triste cenário de disputa entre as facções criminosas rivais em Copacabana. Mas podemos citar outros tipos de violência: a desordem urbana, a favelização desenfreada, o abandono dos menores de rua, a mendicância e a informalidade do trabalho. Vou mais além: a baixa escolaridade, os baixos salários, a poluição ambiental e a eterna omissão da elite e dos políticos.
O principal e o mais grave desses problemas e a falta de conhecimento histórico da importância de Copacabana, cantada, decantada e declarada em prosa e verso. Sai a Princesinha do Mar e entram os donos das bocas. Saem as turmas do chope na esquina e entram as engajadas com as siglas criminosas.
A população do Rio assiste desde os anos 70 a ausência de investimentos nas áreas carentes. Assistiu a incompetência administrativa das autoridades, que hoje querem colocar a culpa na classe média. Essa mesma classe média refém, encurralada e enjaulada em cima de barris de pólvora. Basta uma fagulha e tudo sobe pelos ares.
Os senhores eleitos pelos cariocas e fluminenses para nos representar estão mais empenhados em alavancar projetos políticos, pessoais e econômicos do que em enfrentar os problemas que o bairro tem sofrido por conta exatamente dos atos imperativos, impositivos e abusivos das autoridades, com total desrespeito à comunidade.
A meu ver não há, em curto e médio prazos, perspectivas de melhoria nos graves problemas dos cidadãos, com a polícia sujeita a desenvoltura diária das facções que põem em xeque a segurança.
Dizem-nos que a Ladeira dos Tabajaras está sem comando, pois Ronaldinho, do Comando Vermelho, está em penitenciária federal e as outras facções tentam tomar
a boca: Isso já aconteceu no Pavão-Pavaozinho e no Cantagalo, e, recentemente, no Leme/Chapéu Mangueira e no Babilônia. Estamos cascudos de ver que o Brasil ainda não tem realmente uma política nacional de segurança.Outros falam que a policia tem reprimido muito o tráfico, prendendo e matando, dificultando o trabalho deles; daí os desesperados donos de bocas inventam
de invadir morros, praticar assaltos a residências etc e tal.
Então, pergunto: se os cardeais da segurança sabem que existe tráfico na área, por que não desempenham a função de inteligência policial com competência para dominar o
local? E o governo do estado e a prefeitura, por que não investem em políticas publicas genuínas, como educação, saúde, saneamento, habitação popular, esporte e lazer?
Há 0 PAC, mas será o suficiente? Precisamos de mais, e quanta mais urgente melhor. Antes que todos voemos pelos ares.

Cristina Reis é presidente da Associação dos Moradores de Copacabana.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO