segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O DIA ON LINE - EX-CORREGEDOR NÃO SE CALA

4/2/2008 01:35:00
Ex-corregedor não se cala
Líder dos Barbonos, coronel Paúl defende, em blog, a extinção da Secretaria de Segurança
Mario Hugo Monken
Rio - O ex-corregedor da Polícia Militar e líder do movimento dos Barbonos, o coronel Paulo Ricardo Paúl, voltou a criar polêmica ao escrever ontem, em seu blog, que é favorável à extinção da Secretaria Estadual de Segurança. Para ele, a atual forma de gestão nunca foi bem sucedida e mantê-la é insistir no erro. “Esse modelo nunca deu certo, nem com general do Exército, nem com delegado da Polícia Federal, nem com coronel de Polícia”, afirmou o oficial em seu blog.
Paúl defende que a atual Secretaria de Segurança seja dividida entre pastas independentes da Polícia Militar e da Polícia Civil, como já ocorreu na década de 90.
Para o ex-corregedor, a extinção só traria vantagens para o estado e para a população fluminense. “Enxugaríamos a pesada máquina burocrática estatal, permitiria o retorno dos servidores aos seus órgãos de origem e ainda, aumentaria a interação entre as duas instituições policiais”, analisou.
REDUÇÃO DE SALÁRIO
O oficial ainda divulgou ontem no blog um manifesto da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), que desafia o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. A entidade sugere ao secretário que exerça a função de comandante-geral da PM ou de oficial da corporação recebendo um terço ou até um sexto de seu salário e, mesmo assim, fique motivado sem pedir reajustes.
A reportagem de O DIA procurou Beltrame, mas sua assessoria informou que ele não comentaria as declarações de Paúl.
O coronel Gílson Pitta Lopes, comandante da PM, também não iria se pronunciar, de acordo com o setor de relações-públicas da corporação. O coronel Paúl não foi localizado para falar sobre o caso.
PROTESTOS E EXONERAÇÕES
A crise na Polícia Militar provocada pela saída do coronel Ubiratan Angelo do comando da corporação começou a se desenhar ano passado. Nove coronéis, entre eles Paúl e Gilson Pitta, começaram a reivindicar melhorias salariais. Os protestos aumentaram e culminaram, no dia 27, com uma passeata de policiais pela orla da Zona Sul.
O ex-corregedor, que participou do protesto, já haiva escrito no blog que um policial mal pago é presa fácil para a corrupção, ao se referir aos PMs flagrados pegando caixas de cerveja de um caminhão no Lins, mês passado. O governador considerou os fatos como insubordinação e promoveu as mudanças. Doze oficiais já foram afastados."
JUNTOS SOMOS FORTES!
POLICIAIS MILITARES, BOMBEIROS MILITARES E O POVO FLUMINENSE.
VAMOS MUDAR O RIO DE JANEIRO!
VAMOS MUDAR O BRASIL!
A GRANDE MARCHA DEMOCRÁTICA SERÁ O SÍMBOLO DE UM NOVO BRASIL!
ORDEIRA, PACÍFICA E PLENA DE CIDADANIA!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

4 comentários:

Anônimo disse...

O que foi escrito no Blog do Cel Paúl e que foi rechaçado por parte da Imprensa é pura verdade...senão vejamos: Se o Policial Federal, que ganha salário NÃO AVILTANTE por vezes é presa do corruptor ativo, que dirá o PM que ganha mal...LÓGICO que se torna PRESA FÁCIL do coruptor ativo...Olha aí o revanchismo...nós das PMs do BRASIL não podemos nem falar a VERDADE que já somos taxados por parte da Imprensa....por isso que às vezes chego a pensar que não há jeito de se melhorar a segurança pública!!!! A Imprensa "elege e derruba" o Presidente se quiser..não custava dar uma força para resgatar a dignidade de quem luta pela sociedade...que aliás eles também fazem parte...

Anônimo disse...

senhor coronel paulo ricado paul sou um policial e venho dar os parabens ao senhor por ser uma pessoa integra e a cima de tudo nao se cala com a injustiça do governo contra a nossa tropa sofrida parabens todos deveriam seguir seus exemplos.

Anônimo disse...

senhor coronel paúl,sou sgt do corpo de bomeiros, e atéhje não entendi essa fusãó do corpo de bombeiros com a secretaria de saude,casamento este que não está dando certo,pois o governador diz que não faz milagres e quer abrir 5000 vagas para o cbmerj,inclusive para substituir os funcionarios civis contratados para trabalharem nas upas,acho que militar deve prestar serviço em unidade militar,quem manda no cbmerj é o secretario de saude drº sergio cortes.

Anônimo disse...

Na verdade o que se vê nos dias de hj é que o Sistema de Segurança brasileiro padece de uma figura que está fragilizada: O nosso policial militar. Pense num cidadão que: Não se vê como cidadão; não é tratado como cidadão; tem um estigma que o persegue até a velhice, sempre será tratado como policial por todas as suas atitudes. Enquanto não for verificada a situação desse moribundo a nossa segurança pública estará a merçê do tráfico e do crime organizado