sábado, 2 de fevereiro de 2008

NUNCA DESISTIREMOS!





Os Coronéis Barbonos - logo no início da mobilização – quando o primeiro grupo estava se formando, fecharam algumas clausulas pétreas, por assim dizer:
- Ter como objetivo primordial, a busca pela conquista da cidadania do Policial Militar, através da concessão de salários dignos e da obtenção de adequadas condições de trabalho.
- Apoiar integralmente o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na consecução dos objetivos institucionais.
- Primar por agir ordeira e pacificamente.
- Não temer ser exonerado.
- Não temer a perda da gratificação pertinente à função exercida.
- Não temer ficar sem a viatura de representação e sem o telefone funcional.
- Não temer ficar sem função, lotado na Diretoria Geral do Pessoal.
- Não desistir nunca!
A situação caótica que vivenciamos nesses dias de pesadelo institucional, demonstra que tudo o que tínhamos para perder, já perdemos.
A nossa Instituição Militar viveu dias de horror nunca vivenciados nesses gloriosos dois séculos de existência.
O nosso Comando Geral foi transferido sem a presença da tropa e sem a presença da Sociedade Fluminense.
O Povo Fluminense não teve acesso à cerimônia de posse, a mídia não pode registrar esse momento e o pátio do nobre Quartel do Barbonos foi guarnecido por Policiais Militares do BOPE, certamente no cumprimento da ordem de alguém.
Para cada um de nós – mobilizados pela cidadania do Policial Militar - o martírio é muito grande.
Chamaram-nos de insubordinados, segundo parte da mídia.
Estamos sendo expurgados da Polícia Militar, segundo parte da mídia.
Tivemos a nossa honra profissional e pessoal ferida ao extremo.
Emocionalmente chegamos à situação limite e graças ao fato que nos impulsiona – DEUS ESTÁ NO COMANDO – conseguimos manter um mínimo de equilíbrio.
Essas desonram desestabilizaram nossos familiares e amigos, pois todos temem que o que ainda nos pode ser arrancado, considerando que não DESISTIREMOS NUNCA DOS NOSSOS OBJETIVOS, ELES SÃO DIGNOS E JUSTOS.
A nossa saúde ficou prejudicada.
A saúde de nossos familiares ficou prejudicada e a aflição normal que vivenciam diariamente as mães, as esposas, os maridos, os filhos dos Policiais Militares - HERÓIS SOCIAIS – homens e mulheres - que não dormem enquanto não retornamos ao lar, essa foi polarizada ao extremo.
O que nos restar perder?
E temos muito a recuperar, vamos começar!
Recuperaremos tudo o que perdemos e conseguiremos muito além do que pretendíamos no início do processo.
Trabalharemos, cumpriremos a nossa missão, quem já empurrou essas viaturas que mais parecem sucatas ambulantes por 13(treze) meses, pode empurrar mais um Carnaval.
Só que agora, com a população ao nosso lado, teremos mais cidadãos empurrando viaturas.
Servir e proteger o povo fluminense, eis a nossa missão.
Vamos repetir o ato cívico que “teria” cito a causa para a exoneração do nosso Comandante Geral.
Éramos entre 1.100 e 1.200 integrantes da passeata, segundo a avaliação do Cel Pitta, que acompanhou veladamente a nossa caminhada democrática, na condição de Chefe do EMG/PM-2, e nada mais natural, estava cumprindo a sua missão.
A caminhada será no mesmo local e talvez, em mais de um local, face ao engajamento muito maior de Policiais Militares (e certamente, de Bombeiros Militares) e a presença da Sociedade Fluminense.
E não recuperaremos só o que perdemos, os tribunais serão nosso “campo de batalha”.
A parte do corpo onde a dor é mais intensa é o bolso,

Policiais Militares e Bombeiros Militares cumpram a sua missão, mesmo com o sacrifício da própria vida, como juraram perante a bandeira nacional, continuem servindo e protegendo.
Aliás, não me lembro de ter visto a Bandeira Nacional nas fotos divulgadas, será que até o símbolo da pátria foi esquecido?
Nós não esquecemos a Bandeira Nacional no nosso ato cívico, no próximo talvez sejam milhares.
Nada de atos extremos como a greve de fome dos integrantes da Polícia Militar que estão acautelados no Batalhão Especial da Polícia Militar - BEP.
Foi inesperado, foi uma demonstração de sacrifício ao extremo, porém precisa ser interrompido, o objetivo já foi alcançado.
Mostrou claramente a situação em que vocês se encontram, aguardando julgamento, aguardando recursos e uma minoria condenados definitivamente.
O Policial Militar perdeu a presunção da inocência – um direito de todo cidadão – portanto precisamos ver os acautelado no BEP, também sob esse parâmetro.


VAMOS EM FRENTE!
A TROPA ESTÁ UNIDA!

ORDEIRA E PACIFICAMENTE!

CUMPRINDO A NOSSA MISSÃO!

DESISTIR NUNCA!

HOMENS E MULHERES DE BEM TEM PRINCÍPIOS INQUEBRANTÁVEIS!

NÃO EXISTE MURO NESSE MOMENTO, EXISTEM DOIS LADOS!


"UM INIMIGO DECLARADO É PERIGOSO, MAS UM FALSO AMIGO É PIOR"

POIS ENQUANTO NÃO RECUPERARMOS A NOSSA HONRA E A HONRA INSTITUCIONAL, NÃO CONSEGUIREMOS NEM MESMO DORMIR, APESAR DO ESGOTAMENTO FÍSICO DE TODOS NÓS!



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cel. Paúl
Este ambiente proporciona uma oportunidade única de mudança.
Oportunidade para a busca da justiça e cidadania de fato.
É hora da população civil se engajar nesta luta que é de todos nós.
Estou fazendo a minha parte: Tenho dentro do possível visitado postos da PM e delegacias de polícia, e fornecido os endereços dos blogs do senhor e dos coronéis Barbonos. Explico que a mídia não vem dando a devida cobertura, mas que tem irmãos de farda lutando por todos e ecurralados no front de batalha.
Peço que visitem os sites e que se manifestem solidariamente.
A resposta tem sido excelente até porque sou civil.
Espero que todos cidadãos ajudem como puderem esta causa justa.
Abs e "UNIDOS SOMOS FORTES"
Jorge Py

Anônimo disse...

Em Tempo: É tudo que posso fazer aqui de Florianópolis!
Jorge Py

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel. Paúl:

Que os Militares que estão acautelados no BEP possam estar recebendo a visita de seus familiares.
Rogo que essas famílias transmitam a esses Policiais, que a Sociedade entendeu e agradece comovida o gesto de solidariedade.
Mas, precisam eles estar fortes, alimentados, para que possam também desta forma amenizar o sofrimento de mães, esposas filhos e amigos.
A Família Militar Estadual e a Sociedade Brasileira, entende e Gesto de Solidariedade, porém clama que todos retomem a alimentação.
Ponho-me na condição de mãe de um desses homens, então: VOLTEM ÀS REFEIÇÕES !
(aos que gostam de chamar-me de piegas, lembro que a linha que separa o asfalto e o BEP, é tênue:
não é preciso ser corrupto, ladrão ou assassino para estar lá).

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Cel. Paúl, espero que esta crise passe logo e que a paz volte ao seu espírito. Imagino o quanto deve ser dificil para o senhor, ver aqueles que se diziam "amigos" se vendendo por cargos de comando, traindo a causa que juraram e chegaram a postar suas assinaturas em documentos que defendiam tais idéias. Mas a verdade sempre prevalece, por mais tempo que demore, um dia ela aparecerá.Não parem NUNCA com o movimento. Vocês são a esperança de milhares de praças e de seus familiares, na luta por uma vida digna. O senhor sabe como os praças são "travados" por um Regulamento pré-histórico, ultrapassado e anticonstitucional.Só os senhores, podem lutar de igual para igual com essa gente. Grande abraço e permaneça com seus ideais.

Anônimo disse...

Sr.Cel QOPM Paúl

Parabéns digno irmão de farda, pela forma que o senhor vem se conduzindo nesses dias de tribulações.
Imagino a pressão que o senhor e sua ilustre familia estão passando. Mais confie em Deus "Porque ele está no Comando" ele é o verdadeiro JUIZ de todo o universo, e as vitórias só os valorosos homens a conquistam. Tenha certeza que o senhor faz parte desse seleto grupo de vencedores. Não se detenha,continue firme na luta dos objetivos de sua digna Coorporação.
Tenha certeza Cel PM Paúl, que os verdadeiros e honrados Militares Estaduais de todo o Brasil estão torcendo pela vitória da verdade sobre a mentira e o engodo.
Solidário ao Senhor e a todos os homens de bem que estão empunhando esta Bandeira de resgate da Cidadania, Eu e muitos PPMM da PMRO estamos aqui no Oeste do Brasil aguardando o triundo e a vitória da secular e majestosa PMERJ.
Saudações Milícianas.
Que Deus lhe proporcione "Prudência e Sabedoria"

Anônimo disse...

Conhecendo vc já há 25 anos desde que vc era um tenente na ESFO sempre percebi que sua meta seria tentar fazer o melhor pela sua corporação ja via isso pela dedicação desde bem novo.Depois quando o tempo passava e vc se graduava(por meios legais sempre)essa sua vontade e força para lutar pela sua corporação foi ficando mais acirrada.Lembro que muitas vezes vc me disse que quanto mais "subisse" de posto mais suas responsabilidades ficariam maiores.Foi sempre assim....vc muito dedicado e principalmente honesto.Honesto com sua familía,parentes,vizinhos e PRINCIPALMENTe com seus amigos de corporação, a quem vc insiste em chamar de IRMÃOS.Hoje vc está numa situação onde talvez possa estar vendo pela primeira vez em 32 anos quem realmente vc pode chamar de irmão...até porque pelo que sei "Traição de irmão" dói muito.
Mas como vc mesmo diz DEUS está no comando e vc é abençoado.Não há uma pessoa que não te ame seja como pessoa comum ou como profissional.
Estaremos sempre do teu lado e acredite numa coisa que vou te dizer e nunca esqueça "AS PESSOAS SÒ DÂO AQUILO QUE SÂO CAPAZES DE DAR" nã podemos esperar muito de pessoas vazias .Portanto não espere muito de "alguem" que esteve a teu lado só pra aprender a crescer sabe porque???Porque tem pessoas que não conseguem crescer sozinhos...só sugando os outros.
Quero te dizer que me orgulho de fazer parte da tua família.
Te adoro
Rosana Svaluto Paul
Psicologa/Pedagoga