A vocês, responsáveis por uma das maiores indignidades já praticadas.
Pelo vilipêndio a valores fundamentais... nobres; pelo acinte à memória de tantos e tantos já tombados; de pessoas dignas que nunca sequer cogitaram barganhar honra por conveniências pessoais, por dinheiro, por gozos pueris. HONRA!
Tenho vergonha de vocês... e tenho certeza absoluta de que tal sentimento é compartilhado por muitos, alguns, quiçá, mais próximos do que possam perceber.
Sei que a história é contatada pelos vencedores... mas sei também que a verdade sempre aparece, que a justiça tarda mais não falha e que, ao final, o bem sempre vence. E, acreditem, o embate está longe de acabar.
Seus atos indignos ecoarão por gerações e representarão paradigma de imoralidade, covardia, traição, falta de hombridade, DESONRA...
Aconteça o que acontecer, vocês não serão esquecidos!
E não me perguntem a quem se destinam estas rápidas e mal escritas linhas.
Se você não tem dúvidas, parabéns por seu senso crítico ou, quem sabe, por seu senso de autocrítica.
Se você tem alguma dúvida quanto a elas serem ou não destinadas à sua pessoa, elas são.
Wanderby Braga de Medeiros
O artigo sobre a "OXIGENAÇÃO" escrito pelo Coronel de Polícia ESTEVES tem sido alvo de incontáveis elogios.
Sem dúvida, o Coronel de Polícia ESTEVES acertou plenamente e demonstrou - mais uma vez - que as decisões governamentais continuam carecendo de um mínimo de assessoramento técnico.
As decisões emocionais estão agravando cada vez mais a CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA, considerando que nem mesmo uma proposta de reajuste salarial foi apresentada até o momento.
Todos esperavam que com a implantação de um comando imposto pelo Governo Estadual - "manu militare" - logo surgisse uma proposta de reajuste considerável para tentar enfraquecer o movimento e nem isso surgiu.
O Governo Estadual continua viajando, ignorando a cidadania do Policial Militar e do Bombeiro Militar, insensível ao fato dos heróis sociais arriscarem a vida por menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia.
Obviamente, a concessão de um reajuste, não diminuiria em nada a nossa mobilização, pois nunca mais nos desmobilizaremos, mesmo após conquitar todos os nossos objetivos.
E AGORA RESGATAR A NOSSA HONRA É INDISPENSÁVEL E URGENTE!
A mobilização permanente é indispensável para que nunca mais vivenciemos dias como os vividos nessa época de terror.
Ontem, no Quartel General, todos nós recebemos apoio irrestrito, com exceção daqueles que constrangidos abaixaram a cabeça ao passar por nós.
E abaixarão sempre, a desonra envergonha e envergonha pelo resto da vida.
A Polícia Militar nunca os esquecerá, serão apontados por todos nós e pelas gerações de Policiais Militares que se seguirão.
Eles estarão do outro lado e não terão o muro para se esconder atrás dele.
Os mais ousados ainda concedem entrevistas, falando dos seus planos.
Ocupam cadeiras, não são líderes e não possuem legitimidade.
Alguns são semelhantes aos bonecos de ventrílogos, falam, mexem, mais não tem alma.
Abandonados pelos seus donos - o que serão em bre - envelhecerão em um canto, a espera de um novo senhor que possa atribuir-lhes uma "falsa vida".
Lamento ter sido instrutor de alguns, lamento a minha incapacidade de transmitir um mínimo de ética e de amor corporativo.
Lamento...
Deve ser muito difícil ter a desonra com companheira de toda hora, deve ser muito duro não ter o apoio nem mesmo dos familiares e deve ser praticamente impossível olhar nos olhos dos subordinados.
VOCÊS NUNCA SERÃO ESQUECIDOS!
E falando da mobilização cívica dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares, temos recebido os mais variados apoios e a nossa marcha democrática deverá reunir vários segmentos da sociedade fluminense.
CIDADÃO FLUMINENSE ESSA É A SUA HORA DE PARTICIPAR DO PROCESSO!
Na reunião do dia 11 de fevereiro de 2.008, na AME/RJ (Rua Camerino, 114 - CEntro - RJ) teremos grandes novidades, uma delas a presença maior de Oficiais do Corpo de Bombeiros, considerando que Coronéis da Ativa deverão participar da reunião.
Os Militares Estaduais unidos em todos os níveis, na busca de sua cidadania.
Cidadania, honra e amor corporativismo tem sido os nossos parâmetros.
Na reunião conforme o já decidido, trataremos da organização da marcha democrática; das ações judiciais; da colocação dos outdoors e avaliaremos novas propostas que estão surgindo, como a utilização de carros de som percorrendo a cidade e divulgando a marcha democrática e os objetivos da mobilização.
Ontem, concedi entrevista à Rede Globo e à Rede Record, após o expediente, depois de aguardar a resposta aos meus pleitos, o que não aconteceu.
Deixei claro que os cartazes que surgiram no Centro da Cidade - conforme o filmado pela Rede Globo - não são de iniciativa da mobilização, que tem primado por anunciar todas as suas ações e não tem ofendido diretamente a honra de ninguém.
Optamos por uma mobilização ordeira e pacífica, que crescerá geometricamente em visibilidade, diante do apoio e do incentivo recebido de toda a sociedade fluminense e brasileira.
Ontem, após a entrevista concedida à Rede Record, o cidadão que lia um jornal na mesa imediatamente ao lado, parabenizou a nossa mobilização e se disse indignado com o fato do Policial Militar e do Bombeiro Militar receberem menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia para arriscar a vida em defesa do cidadão.
A INDIGNAÇÃO É TOTAL!
Uma dúvida me ocorreu, quem representará a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na próxima reunião dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil?
O representante - seja quem for - receberá inúmeros questionamentos e esperamos que tenha as respostas.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
4 comentários:
Alguns podem ter sentido vergonha ontem no QG, outros por serem despudorados mesmo nem conhecem tal sentimento. Contudo é de se imaginar como seus familiares têm reagido às suas ações. São marcas indeléveis, que enodoam suas vidas. Se fossem apenas os omissos que sempre demonstraram ser não haveria tanta vergonha, mas traidores da Instituição é imperdoável.
Coronel Paul,
uma sugestão sobre os out-doors... Já há um ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras... imagens sobre a situação de viaturas, coletes e demais equipamentos de proteção são incontestes e não podem configurar desacato a ninguém - a não ser desrespeito com que eh tratada a própria PM. Não foi a toa que o governador teve de correr para assinar um contrato de manutenção de viaturas antes do lançamento oficial de um certo filme sobre uma certa divisão da PMERJ. E ver um out-door com TODAS aquelas cruzes postadas na praia com referência ao ganho salarial/dia, certamente será mais impactante do que quaisquer palavras que possam ser escritas. Talvez seja até mais caro, mas não há como contestar, nem configurar qualquer "crime".
Sempre achei que deveeria haver uma pesquisa com as PMs de outros estados, elaborando um grande tabelão... com salário do soldado, do tenente, do major... o número de enfrentamentos, o número de baixas... poderia dar origem a descobertas interessantes e novamente, incontestes... Com números sólidos pouco se consegue discutir.
Acho que vcs deixam um quantitativo enorme de pessoas em casa, aguardndo a sua volta. Quase não vejo famílias nas passeatas - a do ano passado praticamente não tinha! Uma vez conversei isso com meu marido (PM) e ele falou sobre o receio de que dê alguma confusão e que há loucos PMs que, com ordem, avançariam em todos, mesmo familiares de PMs... hj em dia pode ser que ele esteja certo... há barbono que não era barbono, nao eh? Mas os militares federais há muito já aprenderam que a mordaça que os emudece não atinge à sua família. Não são raras as cenas de panelaços de mulheres de militares - o código penal militar não as atinge! Pode ser que meu marido esteja certo, mas acho que a última coisa que o Exmo. Sr. Governador vai querer eh ua foto de um PM mandando por ele batendo em família de PM... dá um "certo ar" de ditadura - aliás, ao escrever ou ler o texto acima não é difícil imaginar a cena, não eh?
O guarda que atingiu o lenço branco e alvo de uma das líderes das Mães e Avós da Praça de Maio, na Argentina, em uma manifestação, tornando aquele símbolo imaculado em rubro sangue, praticou o ato mais simbólico que ele sequer pensou - se tivesse pensado, não o teria feito - o que nem a ditadura havia praticado, violar a sacralidade de sentimentos. Alguém seria louco ou mimado o suficiente
para detrminar este tipo de atitude?
Sou servidora pública... e, de acordo com as regras do Imposto de Renda e demais classificações, sou cabeça de casal, ou chefe de família... visto que acabo ganhando mais para ficar sentada, em um gabinete com ar condicionado, atendendo telefones e outros servidores, do que meu marido que sai todo dia, sem saber se volta, ou se volta inteiro, com saúde, devido a algum "acidente de serviço".
Sair já não eh tão simples... se deixa de ir a uma série de lugares ou após determinadas horas. QUem não é da casa dirá "isso acontece com todo mundo no Rio de Janeiro, sua alienada com mania de perseguição". Não. Eu sei que isso acontece nessa cidade inteira... só que no caso dos PMs, PCivis, e mesmo dos Bombeiros, eles são mortos na frente de suas famílias se reconhecidos forem! Se estiverem armados - sonho de 8 entre 10 cariocas! Se estiverem portando as suas carteiras de identidade! Muitos andam de ônibus. E quem eh de fora não entende porque eles reagem a assaltos... qdo o ônibus eh assaltado, no anúncio do assalto, eles sabem que eles JÁ estão mortos! reagindo, ainda têm uma chance...
Em assalto de carro, ateh o corte de cabelo, a forma de dirigir, de botar o braço no carro, de descer dele, os delata! A primeira vez que minha vizinha viu meu marido, ela soube que era PM ou da área assim que ele saiu do carro! Ela
eh da PCivil...
Essa eh uma parte da vida da família de um PM... e um PM honesto. Quem não eh honesto, quer mais que esse quadro continue,pois,na rua, ele "se vira" e complementa a sua renda. Quem não eh honesto, quer mais que o movimento de vcs acabe...
Bem, para quem pretendia dar uma sugestão, já me alonguei deveras!
Obrigada pela sua força e coragem!
Continue na luta! Acredite, essa luta eh maior que a soma de cada um individualmente - é o caso em que a soma das partes eh maior que o todo!
JUNTOS SOMOS FORTES!!!
Esposa de um PM com quase 20 anos de serviços prestado a este Estado
Como esposa de pm, não tenho nada a acrescentar depois do relato perfeito da esposa de pm acima.
Cel paúl, queremos apoiar,lutar também. Se possível nos oriente através de seu blog.
Como citado acima, não respondemos ao regimento!
Abraço Fraternal! Juntos somos fortes!
Sugiro que não mandem ninguém. Na atual conjuntura, será a melhor representação.
Postar um comentário