quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

VIOLÊNCIA: UM MILHÃO DE MORTES. MUDAR O SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO É IMPERIOSO.

BBC - BRASIL:
Média de homicídios no Brasil é superior a de guerras, diz estudo.
Paula Adamo Idoeta.
Com 1,09 milhão de homicídios entre 1980 e 2010, o Brasil tem uma média anual de mortes violentas superior à de diversos conflitos armados internacionais, apontam cálculos do "Mapa da Violência 2012", produzido pelo Instituto Sangari e divulgado nesta quarta-feira.
O estudo também conclui que, apesar da redução das mortes violentas em diversas capitais do país, o Brasil mantém um índice epidêmico de homicídios - 26,2 por 100 mil habitantes -, que têm crescido sobretudo no interior do país e em locais antes considerados "seguros".
Calculando a média anual de homicídios do país em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.
A média também é superior às 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).
"O número de homicídios no Brasil é tão grande que fica fácil banalizá-lo", disse Waisefisz à BBC Brasil (Leiam).
Comento:
No Brasil, insistimos com o que não dá certo. O modelo do nosso sistema policial é único no mundo e ineficaz. Nada justifica a sua manutenção e as mudanças devem começar pelo modelo contido na Constituição Federal. Eu tenho defendido mudanças nesse nosso espaço democrático e no blog "Comentários sobre o Sistema Policial Brasileiro" (Leiam).
Federalizar a segurança pública é uma opção, criando uma polícia única e nacional.
Dê a sua opinião.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Os Estados não possuem recursos suficientes para pagar bem os policiais, pelo menos é o que dizem os governadores de cada um, quando instados a repeito. Diante disso, eu sempre defendi que a policia no Brasil deveria ser única e nacional, a não ser que a PEC 300 saia do buraco que está. Inclusive, já conversamos sobre esse assunto já há algum tempo, não foi Paul? Trabalhar ganhando migalhas, realmente não dá.

Cel Corrêa

Anônimo disse...

Inovar a Instituição Policial no Brasil é um projeto necessário e urgente para a população de bem.

Há várias idéias, um desafio é promover o debate nacional, para com o envolvimento da sociedade organizada provocar o esforço político, sem o qual nada será implementado.

Os que se beneficiam da falta de eficiência e eficácia do atual sistema querem que fique tudo acomodado nesse caos.