sábado, 17 de dezembro de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - A FRUSTAÇÃO.

Ontem, ficou evidente a frustação no rosto dos valorosos Bombeiros Militares que estiveram na ALERJ, dando continuidade à mobilização na busca de salários justos e de adequadas condições de trabalho.  O dia pareceu terminar com um sentimento de derrota, um gosto de fracasso, isso era evidente. Destaco que apesar do insucesso, ocorreram algumas vitórias, sendo a maior delas a materilaização da forma ditatorial do governo de tratar pendências com o funcionalismo. O governo estadual que já atirou bombas em professores e disparou tiros de fuzil contra os bombeiros (Quartel General), ontem cercou a casa do povo com grades e com a PM, lembrando os anos de chumbo.
O sentimento de tristeza que se instalou em corações e mentes foi imposto aos BMs que estavam no local pelos que poderiam ir e não foram, os que nos cantos dos quartéis ficam apregoando que só uma greve poderá resolver a questão salarial no Corpo de Bombeiros, mas que na hora de decidir sobre ela se esconderam. Nesse ponto, a mobilização surtiu um efeito positivo, pois ficou claro que os corajosos no falar, vez por outra, são covardes no agir. Ficar dando ideias é facílimo, dar a cara para bater, isso é muito difícil. Os que estiveram na ALERJ colocaram uma mordaça em todos os que só sabem falar. 
Outro ponto que foi aclarado é que a tropa do CBMERJ ainda não atingiu o estágio de mobilização de outros estados para realizar uma paralisação, sobretudo porque no Rio de Janeiro não contam com o apoio efetivo das associações de classe, que são fortíssimas em alguns estados, verdadeiros sindicatos, algo que no Rio não ocorre nem de longe, infelizmente.
Penso que as associações devem rever os seus conceitos, caso contrário perderão a própria razão para existirem.
Lembro aos valoros BMs que nem tudo se resolve com paralisações, as greves que se realizam pelo Brasil e que alguns acham ser a única solução. No Rio, parece que o caminho terá que ser outro. Peço aos Bombeiros que nunca esqueçam a força que demonstrama ao longo desses oito meses, lembrem-se que reuniram quase 30 mil pessoas em Copacabana, sem realizarem qualquer greve. 
Eu sou contra paralisações na PM e no CBM, nunca apresentei tal opção no curso de qualquer das nossas mobilizações, as quais foram iniciadas em 2007 pelos 40 da Evaristo, mobilizações sem interrupção até a presente data. Sou desfavorável e explico. Nunca consegui enxergar os Policiais Militares do Rio de Janeiro participando de uma greve, embora nos nossos quartéis também muito se apregoe essa tática, a qual não será operacionaliza enquanto a banda podre florescer por todos os lados. Quem se vira na rua e no quartel, nunca fará greve, ponto final. Curto e grosso.
Igual raciocínio podemos fazer com os que recebem as gratificações, não farão qualquer movimento que ameace a perda desses valores.
Votarei a escrever sobre a mobilização dos Bombeiros,  penso que muito existe para ser feito, ordeira e pacificamente, como os BMs já fizeram e demonstraram ter coragem e determinação inquebrantáveis. Publiquei esse artigo escrito apressadamente apenas para deixar uma mensagem aos companheiros de luta nas ruas do Rio de Janeiro. Ergam a cabeça, joguem a frustação no lixo, encham o peito do orgulho saudável dos que lutam as causas justas e organizem a mobilização. Organizar é o caminho para a conquista dos objetivos. Organizar é imprenscindível e isso só ocorre mediante amplo planejamento, o improviso não é bom conselheiro.
Publicarei um artigo direcionado aos grandes ausentes: os Oficiais do CBMERJ.
Juntos Somos Fortes!

13 comentários:

Anônimo disse...

A remuneração do Policial Militar tem que ser capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene e transporte).

O SALÁRIO MÍNIMO NECESSÁRIO FOI ESTIMADO PELO DIEESE, EM NOVEMBRO DE 2011, NO SEGUINTE VALOR: R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS).

Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

Anônimo disse...

A remuneração do Bombeiro e do Policial Militar deve ser capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene e transporte).

O SALÁRIO MÍNIMO NECESSÁRIO FOI ESTIMADO PELO DIEESE, EM NOVEMBRO DE 2011, NO SEGUINTE VALOR: R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS).

Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

Anônimo disse...

O PAGAMENTO DE SOLDO INFERIOR AO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE AOS SARGENTOS, CABOS E SOLDADOS DA PMERJ E DO CBMERJ É UMA DEMONSTRAÇÃO DE DESRESPEITO.

Anônimo disse...

Professor Ricardo disse...
O q quebrou a corrente foi o cancelamento do fora cabral (eu estaria lá e muito empolgado), marcado para o dia 30 de setembro. Iria ser maior momento do movimento e colocaria o desgovernador em cheque, melhor, em chequemate.
De professor para bombeiros abraços.

SOS BOMBEIROS PARA SEMPRE! disse...

Assim como em 2008 o blog praças da pmerj usado por pessoas especialista em enganar praças destruiu toda e qualquer mobilização de união entre os PMS, assim também em 2011 o blog denuncia da silva também idealizado por pessoas diferentes ou as mesmas do praças da pmerj, também em suas senuncias conta o SOS BOMBEIROS surtiram os efeitos desejados pelos demoniacos idealizadores, desumindo o que o SOS uniu.
Para quem acha que sou louco, pergunte aos covardes que não foram qual é o motivo desta vez? Já escutei, leia o denuncia da silva e veja quem são os lideres do SOS.

Pq será que o tal denuncia divulgou todos o passado dos lideres do SOS e não fala nada das outras associações que a decadas fazem um papel de desunir os militares e sempre estão ao lado dos desgovernos?

quem não ajunta comigo espalha.

cabe agora quem continuar a lutar abrir os olhos dos burros que abandonaram o SOS por causa do denuncia e se mantém submissos aos que eles vêem diariamente nas suas unidades que são mil vezes piores que os verdadeiros Heróis que são os lideres do SOS BOMBEIROS.

Anônimo disse...

Com a política de gratificações, a PMERJ está sendo cada vez mais enfraquecida!

Anônimo disse...

ATENÇÃO BOMBEIROS MILITARES: Por que não montar uma "árvore" de Natal de vocês na Lagoa ?
.
Bombeiros Militares do Rio de Janeiro vocês são guerreiros, já mostraram a capacidade de mobilização e luta, e conquistaram o respeito do povo do Brasil e do mundo.

Ontem vocês fizeram uma manifestação na ALERJ, mas foram impedidos de se aproximar da casa do povo, por que o COVARDE do Sérgio Cabral colocou grades.

Andei pensando, hoje no Rio de Janeiro o grande ponto turístico é a árvore de Natal do Bradesco na Lagoa, por que os Bombeiros Militares também não fazem a sua "árvore" ?

Vocês heróis do fogo deveriam montar uma árvore de Natal na Lagoa, próxima a do Bradesco, mas a árvore da fome, do descaso, e da covardia desse vagabundo do Sérgio Cabral.

Montem uma árvore, e pendurem símbolos da luta dos bombeiros, objetos que simbolizam a realidade de vocês, panelas vazias, contra-cheques minguados, bombas de Cabral, tortura da prisão ilegal, e outras coisas mais.

Seria uma ótima idéia de vocês combatentes do fogo de chamarem a atenção da sociedade e do mundo pelo sofrimento, descaso e tortura que Sérgio Cabral está impondo a categoria.

Mas detalhe, a "árvore" de Natal dos bombeiros deve ser montada na lagoa em um ponto que todos vejam, o objetivo é chamar a atenção da sociedade.

Pensem nisso e contem comigo.

Abraços,

Ricardo Gama



17 de dezembro de 2011 13:03
Anônimo disse...
GENIAL,PERFEITO,VOU PASSAR ADIANTE,APOSTO QUE DARÁ CERTO.SOU BOMBEIRO ESTRESSADO E SEM DINHEIRO.

17 de dezembro de 2011 13:07
Postar um comentário

Anônimo disse...

Boa tarde cel paul,sempre acompanho o seu blog,e tenho o maoir respeito por ele,a policia militar estar corrompida meu primo que mora em cordovil e é policial militar ver de sua janela policiais militares do caveirão se corrompendo com o tráfico local,não sei se o comandante do 16ºbpm sabe disso,essa policia tem que sofrer alguma modificação,enriquecimento ílicito de policial civil e militar deve ser acompanhado de perto pelas ouvidorias e corregedorias,vamos parar de tapar o sol com a peneira e expulsar da pm os maus e corruptos policiais militares!!!!

Anônimo disse...

MATERIA PUBLICADA NO JORNAL ALVORADA.

O país anoiteceu ontem como acontece todos os dias, entretanto hoje o Brasil amanheceu com um novo governo. Durante a madrugada tropas do Comando Militar do Planalto efetuou cerco ao Palácio da Alvorada, residência da Presidente DALMATA a qual foi presa e levada para local ignorado. No Palácio do Planalto o general-de-divisão Araberto Santiago, representando as forças armadas assumiu o Comando da Nação e espera-se para as próximas horas um comunicado a todo povo brasileiro. Os comandantes da Marinha e da Aeronautica deram apoio total e as tropas estão coesas a essa medida extrema tomada pelos militares, pois segundo fontes próximas aos militares não seria mais admissiveis os escandalos de corrupção no governo do PT...Grande parte dos envolvidos em corrupção e filiados ao PT e PMDB, principalmente ex-militantes guerrilheiros de 64 fugiram do pais ou estão em algumas embaixadas sediadas em Brasilia onde solicitaram asilos politicos. Segundo ainda essas fontes militares, será emitido a qualquer momento um ATO INSTITUCIONAL suspendendo as atividades do congresso por tempo indeterminado. A preocupação dos militares além dos escândalos de corrupção no governo, também e a desmoralização das forcas armadas pela corte de verbas destinada ao reaparelhamento e salário de fome, incompatível com Postos e Graduações, enquanto para a corrupção e desvio de verbas, havia dinheiro e recursos disponiveis, o general-de-divisão Lindenberg de Castro assumiu o Ministério da Defesa, enquanto o ex ministro Amoringo esta em local incerto e não sabido. Segundo ainda fontes militares, os Comandantes das três forças serão mantidos em seus cargos. Ha movimentos e passeatas da população em diversas capitais, dando apoio ao novo Governo Militar.
Espera-se ainda pela manhã desta quinta-feira, um pronunciamento do Presidente Araberto a Nação.

(desculpem caros leitores tudo não passou de um sonho, sonho demais para ser verdade)

Anônimo disse...

Me perdoem a franqueza mas os maiores culpados pelos atuais fiascos nas mobilizações são os próprios líderes do "SOS". Perderam a credibilidade que adquiriram, principalmente, após o "episódio nebuloso" do ato fora cabral. Eu, e muitos outros, tinha orgulho em participar das mobilizações e, por duas vezes, me senti traído.
Tinham a "faca e o queijo" nas mãos e desperdiçaram. Tomara que consigam readquirir a credibilidade de outrora.
JSF.

Anônimo disse...

Arvore de natal da fome...parece uma boa ideia. Visibilidade total.

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL.