segunda-feira, 3 de outubro de 2011

UMA ESCOLHA COM TOQUE DE GESTÃO EMPRESARIAL - O ARTIGO QUE REVELA O MODO BELTRAME DE GERIR A POLÍCIA MILITAR.

Um bombeiro Militar, nosso leitor, fez o favor de encaminhar o texto da reportagem do jornal O Globo de ontem, muito obrigado.
Peço que leiam com atençãoe que comentem, ao final da noite eu comentarei.
UMA ESCOLHA COM TOQUE DE GESTÃO EMPRESARIAL.
Secretário de Segurança Pública recorre a sua própria formação em administração para escolher a nova cúpula da PMERJ.
Por Vera Araújo
varaujo@oglobo.com.br
Foi do Curso de administração de empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, tirou conceitos de gestão para escolher a nova cúpula da Polí¬cia Militar. Atropelado pela quinta crise que enfrentou nos quase cinco anos a frente da pasta e que culminou com a saí¬da do Coronel Mário Sérgio Duarte da corporação, Beltrame reuniu seu staff, na noite de quarta-feira , adotando técnicas do mundo corporativo: recrutamento, seleção, liderança e motivação.
O primeiro passo do secretário foi se reunir com o grupo para buscar quais as qualidades necessárias para o novo comandante da PMERJ, descartando o que não gostaria de ver no sucessor do coronel Mário Sérgio. Depois de horas de encontros, regados a cafezinhos, não houve consenso num nome, mas num time formado por três oficiais.
Não precisamos de um homem só. Nós precisamos de um time - disse o secretário durante o processo de seleção.
CREDIBILIDADE E HONESTIDADE PARA ESTIMULAR A TROPA.
Havia consenso de que toda a equipe deveria passar credibilidade e honestidade a tropa, uma vez que a corporação está desestimulada por uma onda de denúncias de corrupção.Para o mais alto cargo da PMERJ, o que pesou na escolha do coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, de 54 anos, foi justamente o espírito de liderança, a fama de não atender apelos políticos e a antiguidade no posto de Oficial.
Por ter sido pego de surpresa com a queda de Mário Sérgio, Beltrame teve que abrir mão de uma carta que tinha na manga para a sucessão no futuro: O coronel Alberto Pinheiro Neto. Beltrame recorreu às lições de gestão, nomeando o oficial para chefe de Estado-Maior, que lida com a parte operacional da corporação. O objetivo era um só: motivar Pinheiro Neto e mostrar a tropa que a ideia é esculpir quem deverá suceder Costa Filho mais adiante.
Responsável pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (Caes) - que cuida dos projetos para o copa do Mundo de 20 14 e Olimpíadas de 2016 - até a última quinta-feira, Pinheiro Neto tem como qualidade de ser antenado com as novidades tecnológicas. No momento, ele foi também a solução para dar ânimo aos integrantes das unidades operacionais, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que já ficou sob o comando do Oficial.
Por fim nomear a coronel Kátia Boaventura como chefe de Gabinete também foi mais uma manobra para estimular as mulheres. Afinal, nunca uma chegara a um posto tão alto dentro da PMERJ. Embora não exista esta figura na gestão privada, na pública, o cargo representa poder, pois tudo tem que passar pelo chefe de gabinete.
Neste caso, há algo a mais: um toque feminino.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

ABAIXO ESTA A VERGONHA DE UMA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ONDE UM COMANDANTE QUE É PAGO COM O DINHEIRO PÚBLICO MANDA EXECUTAR UMA JUIZA.
ONDE ESTA O GOVERNADOR, QUE AINDA NÃO VEIO A PÚBLICO E SE OMITE EM DAR EXPLICAÇÕES A SOCIEDADE CARIOCA.

SÉRGIO CABRAL : MENTIROSO, OMISSO, E MEDROSO.
PORRA BOTA A CARA SEU SAFADO E JUSTIQUE A SOCIEDADE O QUE A SUA BANDA PODRE QUE É PAGA COM GRATIFICAÇÕES FAZ POR VOCE.

VIDEOS MOSTRAM A TRAMA PARA ASSASSINAR A JUIZA.
INCLUSIVE SERIA DE CONHECIMENTO DA POLICIA CÍVIL , MILITAR E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTE ASSASSINATO ANUNCIADO.

PARABENS A ESTAS ENTIDADES QUE CRUZARAM O BRAÇO E ASSISTIRAM AO MAIOR EXTERMÍNIO QUE O RIO DE JANEIRO JÁ TEVE
O ASSASSINATO DE UMA JUIZA. PARABENS AO DESCASO, PARABENS A UMA POLÍCIA MILITAR CORRUPTA, ASSASSINA E COVARDE,
PARABENS A UM GOVERNADOR OMISSO E MENTIROSO.

FORA SÉRGIO CABRAL.

PM do Rio – “Abuso de autoridade, lesão corporal, constrangimento ilegal, prevaricação, maus-tratos, tortura, homicídio e violência à mulher”. Essa é a ficha de Claudio Oliveira. Mesmo assim, Beltrame e Mário Sérgio Duarte lhe deram um batalhão.!!!!
Onde estava a porra da CORREGEDORIA?
Será que a Corregedoria só atua com PRAÇAS. É um problema muito sério esta corregedoria!!!! Parabens aos senhores corregedores por mais uma vez protegerem a classe de oficiais Superiores e sub-alternos. PARABENS.


http://www.youtube.com/watch?v=KYaiH4gI_HE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=GfRB0BkLuUs

http://www.youtube.com/watch?v=9hOvlUcHJZw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=QWi0rwnh8Rw&feature=related

tres alianças ll disse...

nosso novo comandante geral ja começou mal a primeira coisa foi tirar um beneficio, onde muitas vezes um oficial da voz de prisão ao praça so por ele não gosta do mesmo tenho 12 anos de policia e não tenho nenhuma punição pois mesmo assim acho que o comandante geral errou, a tropa só vai acreditar na policia quando ela cortar na propria carne como diz o senhor secretario de segurança de cima para baixo ai nos praças maioris vamo ver que realmente esta havendo mudanças

Anônimo disse...

'Não atender apelos políticos" é ótimo!
Ouviu, não é seu Cabral! Não use a política para dar ordens ao cmt da pm!

Alexandre, The Great disse...

"Não atender apelos políticos" era a conduta do "Ten Cel C. Filho"; será que é a do Cel C. Filho - CG nomeado por Beltrame?

Anônimo disse...

BOA NOITE CEL.PAUL....VOLTO A REPETIR...A CULPA SÃO DOS "CORONEIS", MAIS UMA VEZ ESSA VERGONHA....VÃO MUDAR A CORREGEDORIA...OK....MAS SE PEGAREM ALGUM OFICIAL ENVOLVIDO EM ALGO ILICITO....O QUE IRÁ CONTECER COM ELE ???? CEL.PAUL. O SENHOR MESMO ESTEVE A FRENTE DA CORREGEDORIA...ACREDITO QUE TENHA PRENDIDO MUITOS PRAÇAS E OFICIAIS...GOSTARIA QUE O SENHOR ME RESPONDESSE POR FAVOR, O QUE ACONTECIA COM OS PRAÇAS E O QUE ACONTECIA COM OS OFICIAIS PEGOS EM ALGO ILICITO....OS DOIS ERAM EXCLUIDOS ???? POR FAVOR CORONEL, DE SUA RESPOSTA E SUA OPINIÃO SOBRE O QUE DEVEMOS FAZER ????? SERA QUE ADIANTA UMA CORREGEDORIA FORTE , MAS SEM MUDAR O REGULAMENTO ???? UM ABRAÇO!

Anônimo disse...

O CORONEL COSTA FILHO,EMBORA SENDO HONESTO JÁ COMEÇOU ERRANDO AO ALTERAR O REGULAMENTO,O QUE VAI FAZER AS COVARDIAS VOLTAREM,QUERO VER ELE ALTERRAR O REGULAMENTO DE MANEIRA QUE POSSAM SER PRESOS CORONÉIS LADRÕES,VEREADORES LADRÕES,DEPUTADOS LADRÕES,JUÍZES LADRÕES,SECRETÁRIOS LADRÕES´,PREFEITO LADRÃO E GOVERNADOR LADRÃO,BRIGAR PRA BAIXO É MOLE.
QUERO VER ÊLE COBRAR DO GOVERNADOR UM SALÁRIO DIGNO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS.
QUER CONNECER O HOMEM?É SÓ DAR PODER AO MESMO.

Anônimo disse...

CEL PAÚL por favor, leia esta matéria e depois, se possível publique em seu blog e comente. Acho que deveríamos trabalhar assim pra ver se a imprensa, em especial A GLOBO, passe a nos apoiar nas nossas aspirações. segue o link http://www.pec300.com/2011/10/jornalista-com-comportamento-abusado.html. Muito obrigado e grande abraço. Ass. CB bombeiro CBMERJ.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sem dúvida, temos que igualar os dieritos dos Oficiais e dos Praças quanto as penas demissórias.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Na estrada do Taquaral, em Senador Camará, na Zona Oeste, Uma equipe do 40º BPM (Campo Grande) foi atacada a tiros por comboio de traficantes.... "Foram mais de 15 tiros. Não deu tempo de fazer mais nada, só pensei em fugir dali", contou o soldado, que mesmo ferido ainda dirigiu até a Avenida Brasil. "Quando cheguei lá não tive mais forças e parei", recordou o PM. Uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) passava na hora pela via e socorreu os colegas para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste do Rio. Os tiros não causaram lesões graves nos PMs. Os criminosos conseguiram fugir.......Na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, Marcelo Mayrink, de 27 anos, foi morto dentro de uma van.....Esse éo saldo de hoje 03/10/2011 segunda feira. ATÉ QUANDO
CABRAL...???...POLICIAIS VÃO SER CASSADOS DESTA FORMA E AINDA VÃO CONTINUAR GANHANDO ESSA MISÉRIA DE SALÁRIO?.....SE TOMAREM UM TIRO E BAIXAR, A GRATIFICAÇÃO ACABA.....SE FOR PRA RESERVA ACABA.....SE A ESPOSA FICAR VIÚVA ACABA....ATÉ QUANDO OS BOMBEIROS VÃO CONTINUAR NESSA LUTA E VC COM ESSA ARROGÂNCIA...???....ACORDA CORONEL CABRAL....VOCÊ PODE DORMIR GOVERNADOR E ACORDAR UM SIMPLES CIDADÃO MORTAL.....