domingo, 9 de outubro de 2011

OPERAÇÃO CUMPRA-SE A LEI - QUEM PODERIA IMAGINAR QUE CUMPRIR A LEI GERASSE TANTOS PROBLEMAS.

JORNAL O DIA:
Delegada expulsa policial de DP após discussão
ROBERTA TRINDADE
Rio - Ao tentar cumprir o artigo 6º do Código de Processo Penal - que determina que depoimentos sejam tomados somente com a presença de um delegado - um inspetor lotado na Delegacia Especial de Atendimento às Pessoas da Terceira Idade (Deapti) teria sido expulso do local pela delegada Catarina Noble, titular da especializada. O policial informou o ocorrido em Registro de Comunicação Administrativa (RCA) na 12ª DP (Copacabana), já que teria sido impedido pela delegada de fazê-lo na própria unidade em que trabalha. O incidente teria acontedido por volta das 17h40 da última terça-feira.
"Quando comuniquei à delegada adjunta que ela teria que presidir o termo de declarações e formular as perguntas, ele ficou indignada perguntando que dispositivo embasaria aquela minha solicitação", revelou o inspetor, que tem 33 anos e está há nove na Polícia Civil.
Ele afirmou que mmostrou o conteúdo do Código de Processo Penal em seu artigo 6º e demais regulamentos à delegada adjunta, Dulce Page, e, segundo o inspetor, a mesma denominou o fato como "palhaçada", levantando-se e dirigindo-se ao gabinete da delegada titular, onde permaneceu por cerca de dez minutos. Logo depois, o inspetor teria sido interpelado pela titular da especializada.
"Disse que a adjunta não queria presidir o termo de declaração e que lançaria isso em RCA, além de consignar no termo de declaração que a autoridade policial não o presidiu. Nesse momento, a titular, extremamente nervosa e aos berros, me mandou sair da delegacia", contou.
Em seu registro, o inspetor destacou que a delegada gritou "Você pode ir embora, pois não trabalha mais nesta delegacia. Pode se levantar". Ao avisar que iria lançar o ocorrido no RCA da especializada, ele teria sido impedido pela mesma, que disse que ele não iria usar nenhum terminal da delegacia dela.
O diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol), inspetor Francisco Chao de la Torre, informou que todas as denúncias de pressões sofridas por policiais por cumprirem a lei serão encaminhadas para o Ministério Público (MP) e para a Corregedoria Geral Unificada (CGU) e a Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol).
A Polícia Civil, através de sua assessoria de imprensa, revelou que ainda não tomou conhecimento do incidente e por isso não vai se manifestar sobre providências a serem tomadas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Anônimo disse...

Delegada cometeu abuso de autoridade (Lei nº 4.898 de 09/12/1965).

Anônimo disse...

As coisas na policia civil estão começando a mudar,no bombeiro já começou a cinco meses,agora é na policia civil,e na policia militar quando será?

Anônimo disse...

O INSPETOR ESTÁ DE PARABÉNS.
É ISSO AÍ!!!!!!

Anônimo disse...

OS agentes estão sendo meio burrinhos. Ao invés de angariar apoio dos delegados estão os atacando como se a culpa fosse deles e nao de Cabralzinho. O q dizem é que os Delegado sao P da vida por ter que ficar se matando respondendo por ate 6 delegacias e com o "teto" que Cabral finge que recebe.

SUGESTAO> Diga ao Delegado que vc agente acha um absurdo ele estar de forma desumana respondendo por tantos delegacias sem receber NADA enquanto nas outroas instituicoes se recebe como VERBA INDENIZATORIA para acumular. Diz que vc se solidariza em ver q qdo o bicho pega, ele que CANETA e outras carreiras nao tem "teto" e a dele tem e dpois diga> E por isso que juntos podemos lutar! topa? DUVIDO que exista 1 sofrendo nas Centrais que nao tope! AI pedimos que entao façamos pleito conjunto por toda a instituicao! AI sim ha esperança! O que vejo e ataques a delegados que tambem estao se esforcando e respondendo por 5 ou 6 delegacias. o Chao tem que controlar isso! Nao e movimento contra os Delegados e contra o governo e se os atacarmos cmoo temos feito ai sim o governo os estimulam e nos seremos fuzilados! E um absurdo o que se ganha como agente! E absurdo um delegado sozinho ter que responder por 5 ou 6 Delegacias e ganhar bem menos que outras carreiras que qdo acumulam ganham 1/3 a mais liquido atulamente cerca de 8.000 reais so de verba indenizatoria! O pleito e conjunto e pla sociedade e pela PCERJ e nao contra os Delegados, que repito ADOECEM em Centrais de Flagrantes!

Igual a PM ganhar 1000 reais E SACANAGEM!!!!!!

Todos unidos VITORIA!
Atacar delegados em ato de desespero DErrota acachapante e humilhante podem ter certeza o momento e de sabedoria. Angariar aliados e nao fazer inimigos mais fortes. A ideia e otimo mas esta mal conduzida!

edival anchieta disse...

eu fico pasmo!!! minha delegacia, meu quartel!!os coronéis e os delegados, são donos?? impedir um servidor de exercer seu direito de petição, em seu próprio local de trabalho!!! o clima está esquentando, na segurança pública carioca, míster se faça, que todos os charles,hipotequem solidariedade ão colega.(vitíma)

Anônimo disse...

Os inspetores e demais estão corretíssimo. Os delegados não estão nem aí pra vcs. Eles querem se unir à carreira judiciária. Não pensem que eles não tem culpa, porque tem. Eles como estão no topo da profissão, seria muito prudente brigarem por toda classe policial civil, mas ao contrário, brigam só por eles próprios.Ele não querem fazer mais parte da classe de policiais civis; querem sim fazer parte da classe do judiciário. Enfim, querem ganhar salários de 24.000,00, enquanto vcs policiais de carreira ficam com a miséria e fazendo o serviço deles.
Está de parabéns esse inspetor e outros que tomarem essas atitudes.
ASS:Anônimo

Anônimo disse...

Acho lindo ver PMs que sempre tentaram ser delegados e nao conseguiram, entrarem neste Blog e pregarem a desuniao na PCERJ estimulando que os agentes ataquem os delegados. Sou agente e nao voi atacar o o Delpol nao o cara rala para c.... ta nos apoiando, nao canetou ninguem! E concordo com o que o cara acima disse, tao arrumando um jeito do governo dar o que eles querem com a contra ordem de fuzilar o movimento e nao tenho duvida que eles conseguirao!!!! p... DEIXA DE SER BURRO! Traz o delpol para o nosso lado! Ele querem ganhar 24 mil bruto, f.... com verteza nao se importarao se nos ganharmos mais de 10. Nao sao eles que ganham muito, nos que estamos aviltados. E volto a repetir, na PM deram gratificação para alta cupula e mandaram descer o ferro. DEFENSOR PUBLICO ganha cerca de 30.ooo com trienios e o teto é de 24 mil! Com todo respeito mas acho que nos e os DELPOLs e ate os PM apesar de merdeiros merecem ganhar bem!!!

Anônimo disse...

SERIA UMA MARAVILHA SE TODOS SÓ FIZESSEM A SUA PARTE,COBRANDO DO GOVERNO CONDIÇÕES PARA TAL.O PM POR EXEMPLO, Ñ DEVERIA COMPRAR SUA FARDA,E SIM,ESPERAR O GOVERNO.SE Ñ TEM ALGEMA PARA COLOCAR NA VTR,Ñ SAÍA DO QUARTEL SEM ELA,SE FALTA CAPA PARA O TEMPO DE CHUVA,ESPERE RECEBE-´LA,ETC...PORÉM O PM TEM "MUITO"INTERESSE DE COMPRAR SUA FARDA,COMPRAR SUA ALGEMA,SUA NAPA DE FRIO,COLOCAR PNEU NA VTR,ETC..ESTRANHO,MUITO ESTRANHO!!