domingo, 16 de outubro de 2011

NOVA MENSAGEM DO COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.

MENSAGEM AOS MILITARES DO CBMERJ
Sáb, 15 de Outubro de 2011 11:15
Prezados companheiros do CBMERJ,
Tenho vivido intensamente os últimos quatro meses no dia a dia de nossa Corporação. Na condição de CMT Geral, tenho sido comedido ao manifestar minhas posições. Entretanto, os últimos acontecimentos me forçam a me dirigir a tropa para expressar o meu pensamento.
Inicialmente, cumpre-me esclarecer que reconheço a questão salarial como um fator de descontentamento em nossa instituição. Esse é um problema antigo, que vivenciei pessoalmente nos anos de 1980 e 1988. De lá para cá, pouca coisa mudou. Ao longo dos anos, governo a governo, acumulamos uma defasagem salarial que nos deixa hoje diante de uma difícil realidade: para alcançarmos uma condição satisfatória, temos que compor um programa de recuperação salarial que não se implementará em curto prazo. É importante mencionar que nenhum dos governos anteriores, desde 1973, data em que fomos desvinculados do Código de Vencimento dos Militares, está isento de responsabilidade. Todos, sem exceção, contribuíram para esse estado de coisas, que se agravou no passado recente com a falsa expectativa de votação favorável da PEC 300.
Por essa razão, não podemos simplesmente, como num passe de mágica, desconsiderarmos o passado, como se fosse possivel vivermos uma espécie de presente contínuo sem qualquer relação com o passado público da época em que vivemos.
Sendo assim, é covardia, é indigno, subestima a nossa inteligência, sermos manipulados politicamente por pessoas que não têm absolutamente nenhum compromisso com o futuro de nossa Corporação.
O nosso futuro cabe a nós construirmos. Ninguém fará por nós o que é nosso legítimo dever.
Caminhar ao sabor das circunstâncias políticas - que ora nos acusam de milicianos, propõem a perda de nosso porte de arma, e, absurdo dos absurdos, sugerem a nossa desmilitarização - configura uma situação de perigosa fragilidade institucional, na medida em que, no momento seguinte dessa ciranda de interesses eleitorais, aqueles que antes nos desqualificavam agora são legitimados como nossos lídimos defensores. Não o são, por uma inequívoca razão: são desprovidos de autoridade moral para falar em nome de nosso sagrado Corpo de Bombeiros.
É absolutamente necessário que todos saibam que uma série de ações de comando estão em andamento para melhoria de nossas condições. Esse é um dever de ofício, uma responsabilidade que não delego. Eu sou o representante legal da Corporação. Não abro mão dessa prerrogativa, nem para o mais bem intencionado dos Bombeiros Militares, muito menos para correntes políticas de ocasião.
Aos políticos, todos, com e sem mandato, pedimos respeito aos valores e tradições desta casa de homens de bem. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro pertence a cada um de nós Bombeiros Militares que vivemos o dia a dia de nossas dificuldades. Cabe exclusivamente a nós definirmos o caminho a seguir, em estrita obediência aos preceitos da legitimidade e, sobretudo, da legalidade.
Caríssimos Companheiros,
É absolutamente necessária a manutenção de um ambiente de cooperação, o espírito de corpo que historicamente nos distingue e que nos possibilite unificar os nossos esforços de forma disciplinada como uma organização militar que se orgulha de si mesma. Definitivamente, demonstrações públicas de indisciplina não contribuem em nada para o nosso processo de fortalecimento institucional.
Propor agressões continuadas ao Governador de Estado e ao Prefeito da Cidade, utilizando-nos como massa de manobra política de candidatos aos respectivos cargos, propor a "intervenção federal no Corpo de Bombeiros, já ! ", em detrimento ao Comando próprio duramente conquistado pelos que nos antecederam, propor a desmilitarização, afirmar peremptoriamente que mesmo com um piso salarial de R$ 4 mil reais continuaremos afrontando a mais alta autoridade do Poder Executivo, seguramente, não nos levará a um bom resultado. Muito pelo contrário, a intervenção federal irresponsavelmente proposta, a manipulação da marca "CORPO DE BOMBEIROS" para atender a interesses políticos, a desmilitarização - ameaça real a que estamos sendo levados - nos fará perder uma série de prerrogativas, somente concedidas aos militares.
Meus Comandados, Irmãos de farda,
Não podemos ser manipulados e conduzidos de forma irresponsável em nome de um interesse comum e legítimo que é a melhoria de nossas condições salariais. Proceder desta forma é indigno, leviano, inaceitável.
A hora é de verdadeiramente nos unirmos. Somos irmãos de farda e não oponentes. Somos Militares. Não somos um partido político.
O Comando Geral da Corporação é exercido por um Bombeiro Militar que reconhece, respeita e admira o papel de cada Bombeiro Militar, os quais no desempenho de suas atribuições dignificam a Instituição Bombeiro Militar.
Reafirmo o meu compromisso com as nossas causas e nossos ideais. Fui Tenente por quase dez anos, num tempo em que vagas para promoção não existiam, tempo em que fomos levados a acreditar que a eleição de Policiais Militares e Bombeiros Militares trariam a solução de nossos problemas salariais. Não trouxeram.
No campo profissional, nos reconhecemos e nos respeitamos, mutuamente, ao compartilharmos os efeitos da adrenalina e noradrenalina que aceleram os batimentos cardíacos e nos preparam para a luta ante o brado do alarme. Esta sim, a verdadeira luta, o bom combate, que nos une, nos agrega, nos torna diferenciados no meio militar, porque em nossas pelejas somos todos irmanados pela causa do bem.
A hora não é de nos dividirmos, de guerrearmos como se pertencessemos a instituições diferentes. Somos unos e indivisiveis, pertencentes a um só Corpo. O calor, a fumaça, o rigor dos mares e florestas , o desafio das alturas, o atendimento pré-hospitalar, a força dos desastres naturais, a imagem do rosto de cada uma das vítimas dos inúmeros socorros de que participamos criam entre nós um sentimento único.
Não somos aventureiros. A maioria absoluta de nós não tem ambições políticas. De minha parte, tenho orgulho de comandar o nosso Corpo de Bombeiros, entretanto, não tenho com este ou com aquele Senador ou Deputado, nenhum tipo de vínculo que privilegie benefícios individuais em detrimento do compromisso com o nossa instituição. Aceito o desafio de lutar dignamente pelos nossos ideais.
Não peço votos. Peço apenas o imprescindível apoio e confiança de todos para representar a nossa Corporação.
Creio firmemente em Deus. Vivo desta crença e da convicção de que juntos, se todos quisermos, de forma responsável e honesta, poderemos fazer grande coisas.
Vamos fazê-las!!!
Sérgio Simões - Coronel BM
Comandante Geral
Eu comentarei no próximo artigo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

13 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante a SUBSERVIÊNCIA de cmts (minúsculo mesmo) aos governantes temporários. O discurso é sempre o mesmo, ou seja, o famoso "ENROLAICHOM". Só estão preocupados em não perderem suas boquinhas e polpudas gratificações, em detrimento da dignidade e bem - estar dos que deveriam Comandar.
Sairão, como outros, chutados pelos seus chefes políticos corruptos e pela porta dos fundos. E serão lembrados pelos seus comandados com o desprezo que merecem.

Anônimo disse...

O DESCOVERNADOR SERGIO CAOBRAL E OS CORONEIS ESTAO MORRENDO DE MEDO DOS BOMBEIROS, O VERAO ESTA CHEGANDO ELES ESTAO COM MEDO QUE OS GUARDA-VIDAS PAREM DE TRABALHAR. O ANO 2012 E ANO DE ELEIÇAO E MUITOS POLITICOS VAO ABRAÇAR A NOSSA CAUSA. O NOME DO PREFEITO DUDU PAES ESTA QUEIMADO. OS BOMBEIROS NAO PODEM PARAR! JUNTOS SOMOS FORTES!!! FORA CABRAL, EDUARDO PAES e PMDB!!!

Anônimo disse...

A FALA DO CORONEL SERGIO SIMOES E DE DERROTADO E COM MEDO! OS BOMBEIROS HOJE ESTA COM A VITORIA NA MAO. SO DEPENDE DELE MESMO!

Anônimo disse...

NAO VAMOS PARAR, VAMOS INFERNIZAR A VIDA DO DESGOVERNADOR E DO CORONEL SIMOES

GLADIADOR disse...

Quero ver o Cel Simões abrir mão da gratificação de comando que ele recebe e ficar só com o salário,que ele reconhece que é minúsculo!

milton disse...

Esse discurso não "cola" não cel.Esse movimento nasceu nas entranhas da tropa e só por isso a cada dia ele só faz crescer,por mais que o seu comandante,esse déspota que se diz governador,tenha tentado de tudo para sufocá-lo.Seguiremos em frente e avasntes,se cairmos,como dizemos na PM,cairemos atirando,e se esse for o destino desses homens o senhor pode crer que eles preferirão a frieza da masmorra e o cárcere a trrasnsigir com o desgoverno de nosso estado.Não somos eminentemente politicos,porem,não recusaremos o auxilio e a solidariedade de quem quer que seja, e aconselho o sr. a que se junte a nós nesse front e prove pra toda a tropa que o CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO tem o comandante que merece.

Anônimo disse...

INSEGURANÇA PÚBLICA – RIO DE JANEIRO

A IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DEIXANDO BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES INDIGNADOS.

A PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR. Pagando soldos inferiores ao salário mínimo vigente aos militares estaduais, o Governo do Estado do RJ está afrontando diretamente o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, limitando o direito pleno à vida dos militares e prejudicando a sociedade, que conta com um serviço muito mal prestado. O ESTADO QUE POSSUI A SEGUNDA MAIOR ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS DO BRASIL PAGA O MENOR SOLDO DO PAÍS AOS MILITARES ESTADUAIS.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos da federação? Ponderando-se o gasto familiar, o DIEESE estimou o salário mínimo necessário (capaz de atender às necessidades vitais básicas) em R$ 2.297,51 (dois mil, duzentos e noventa e sete reais e cinquenta e um centavos) em Junho de 2011, em conformidade com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988. Portanto, quem ganha abaixo do supracitado valor recebe um SALÁRIO INDIGNO, ou seja, insuficiente para pagar as despesas básicas de sobrevivência.

O GOVERNO SÉRGIO CABRAL NÃO GOSTA DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS, MOTIVO PELO QUAL PAGA O PIOR SALÁRIO DO BRASIL AOS INTEGRANTES DAS REFERIDAS CORPORAÇÕES. O profissional que recebe um soldo inferior ao salário mínimo vigente tem condições de prestar um bom serviço? Não, pois o referido profissional precisa fazer "bico" na folga para complementar a renda (insuficiente). Não podemos investir em quantidade e ignorar a QUALIDADE! Não se faz segurança pública sem dinheiro, sem investimento. Sd PM de Brasília ganha igual a um Ten Cel aqui no RJ. O PM do Rio merece ser tratado como ser humano.

O que a tropa quer é DIGNIDADE!! O Policial Militar do Rio de Janeiro precisa de uma dose maior de estímulo (soldo digno) para não perder o foco. Oferecendo recursos (salário compatível com o mercado gira em torno de R$ 3.200,00), o Estado mostraria que valoriza o servidor. Uma boa remuneração possibilitaria a este profissional ter uma vida saudável e maiores condições de prestar um bom serviço. A verdade é que não há como o profissional prestar um bom serviço à população recebendo um SOLDO inferior ao salário mínimo vigente.

Luiz Claudio disse...

UM RECADO AO CEL. SIMÕES DE UM CIVIL.

Cel. Simões, sou civil e não tenho parente bombeiro. De uma coisa eu tenho certeza. O sr. tem nas mãos a maior oportunidade de sua vida. Talves a maior e melhor chance que nenhum outro cidadão, seja civil ou militar tenha tido em toda sua vida. Só tem um problema Cel. O Sr vai ter que decidir se fica do lado da tropa ou se fica do lado do CORRUPTO. Se ficar do lado da tropa, vai perder o cargo, as gratificações e mais outras coisas, mas vai ter o respeito e a admiração de toda tropa, da PM da família, dos amigos e principalmente do povo que está acompanhando tudo. Se escolher ficar do lado do CORRUPTO, vai ter que ouvir de todos o grito de que o Sr. é um TRAÍDOR E COVARDE. O Governo vai mudar daqui uns 3 anos, o comandante dos Bombeiros também vai mudar um dia. Aquela foto que vai ficar lá na parede vai ser a foto da VERGONHA. Todos vão olhar e dizer. ALÍ ESTÁ UM TRAÍDOR E COVARDE, que preferiu pular do barco e ficar do lado do inimigo. Entenda uma coisa Cel. Os políticos não são amigos de ninguém. São amigos de seu próprio bolso e interesses pessoais. No vocabulário deles não existe honra, lealdade, respeito, amor ao próximo, dignidade, honestidade. Não pense o sr. que vai sair vitorioso desta guerra. A guerra cel. já tem o seu vencedor, é apenas uma questão de tempo. Ainda há tempo de mudar, mais precisa ser rápido. A hora está chegando, o momento é este. Ou luta com a tropa e tomba com honra se preciso for, ou passa para o outro lado e tomba com DESONRA.

Luiz Claudio - Cidadão do povo.

Anônimo disse...

Olha, o CMT escreve bem. Escreve muitíssimo bem!
E, pensando bem, ele bem que podia fazer um grande bem aos bombeiros, enviando ao inimigo do bem, o governador Sérgio Cabral, um documento bem fundamentado nas aspirações dos bombeiros, mostrando que as reivindicações da tropa são bem modestas e podem, muito bem, ser atendidas e proporcionarão um grande bem à população do Rio de Janeiro, uma vez que pessoas satisfeitas produzem bem melhor, como muito bem sabemos.E o CMT, saindo-se bem nessa tarefa, será bem melhor aceito pelos seus comandados e poderá ter bem mais calma para continuar se aprimorando nas suas escritas, não obstante já escreva muito bem como eu já disse acima.
No mais,desejo que todos passem muito bem. Até mesmo o Governador, o inimigo do bem.

Anônimo disse...

Me parece que o senhor comandante geral está muito preocupado em perder o seucargo politico,o senhor não me representa,confio mais no ex-coamandante da pm cel ubiratã do que no senhor,não me passa segurança,prometeu em deixar os 350 reais de quem entrasse de ferias,licenças e etc,não cumpriu nada disso vamos continuar com nossas lutas inclusive amanha dia 17 na cinelandia e no dia 30,fora cabral,fora coronel simões,os bombeiros estão estudando não são mas aqueles burros manipulados do passado,outra coisa está mais do que na hora de trocar o comando do HCAP, DGS E SUAS CHEFIAS,O HOSPITAL ESTÁ UMA MERDA,AS AMBULANCIAS ESTÃO TRABALHANDO SEM MÉDICOS!!!!

COMANDADO GERAL; disse...

É: MAIS UM COMANDADO GERAL.
TCHAU!!!
FAZ UM 21.

SD PM REVOLTADO disse...

Bom dia, caro Cel Simões, torna-se muito fácil suas alegações, ninguém neste movimento é tão ingênuo de acreditar que quem no passado pode de alguma forma fazer a valorização da PM, BM e PC sabemos com quem estamos litando porém o momento atual é esse, não podemos acreditar que um Governador que distribui fortunas para empreiteiros, oficinas para manutenção de veículos, total descaso com a educação e saúde desse estado ira de alguma forma mudar, não trata-se aqui de movimento politico trata-se de sobrevivência dignidade e reconhecimento por serviços prestados, não sou BM sou PM e sinto muito pela minha policia militar que hoje está impregnada de maus elementos, onde oficiais e praças se vende por qualquer salário, isso por que fizeram da PM um BICO, tomara DEUS que o novo CMT geral cumpra suas ameaças de rigor disciplinar com desvios de condutas pois só dessa forma os maus caíram em desgraças e deixaram as fileiras de grande corporação, caso o senhor e o cmt geral da PM queira de fato fazer alguma coisa pala corporação solicite um estudo técnico e comprove se não existe a possibilidade de se dar aumento digno aos servidores estaduais, se deixarem de roubar tanto sobre dinheiro pra tudo e mais um pouco, pois enquanto não se tomar uma atitude sensata teremos servidores corruptos e isso é bom para o governo pois ele é quem da o maior incentivo saqueando os cofres públicos. Em tempo gostaria de ver o Secretário de Segurança dizer na mídia como de fato NY e Colômbia conseguiram combater a corrupção ele não diz que foi mais pela valorização do profissional, isso implicaria em remuneração justa é isso esse governador não quer. Muito obrigado e espero poder ver o mais breve possível o que de fato o senhor e o Cmt geral da PM fizeram de bom pelas corporações prove a todos que não estão somente sendo beneficiado na função ao qual foram plantados pelo governador Cabral Filho. Tem um bom dia.

Anônimo disse...

parece que as palavras do cel foram escritas pelo governador,se prestarmos atenção em uma parte do texto,fica claro que um dos políticos que ele fala é deputado marcelo freixo que será candidato a prefeito ano que vem,e foi quem combateu as milicias e propos o fim do porte de armas para os bombeiros.tem dedo do cabral neste discurso.