segunda-feira, 4 de julho de 2011

OS BOMBEIROS, O CANCELAMENTO DO ATO E A COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOBILIZAÇÃO.

Eu tirei o dia para descansar, pois previa que amanhã teríamos um dia cheio e desgastante em alguns momentos, sobretudo se considerarmos que o governo Sérgio Cabral (PMDB) certamente iria determinar ao comando geral da PMERJ que impedisse a nossa caminhada do Largo do Machado até o Palácio Guanabara.
O descanso foi muito bem-vindo pelo corpo e pela mente, porém não se mostrou tão importante em face do adiamento do ato de amanhã por parte da comissão organizadora da mobilização dos Bombeiros Militares, conforme o contido no site SOS Bombeiros, o oficial da mobilização, no artigo que copiei e publiquei nesse espaço democrático.
O adiamento foi lamentável em todos os sentidos, sobretudo nas condições nas quais foi apresentado no site, sem qualuer motivação, porém, temos que destacar que não foram os Bombeiros Militares que adiaram o ato, mas sim a comissão organizadora.
Os Bombeiros estão dando um show de mobilização, idealismo e destemor. Eles estão ultrapassando todos os limites do comprometimento com a causa, estão envolvendo os seus familiares na luta, o que demonstra o quanto estão empenhados com seus objetivos e o quanto querem alcançar resultados positivos. No sábado, por exemplo, novamente, eu tive a oportunidade de cumprimentar famílias inteiras de Bombeiros e com algumas tirei até fotografia. Os Bombeiros estão dando um exemplo de engajamento para todas as outras categorias profissionais do Brasil e, acima de tudo, para o funcionalismo público do Rio de Janeiro e, ainda, em especial, para os Policiais Militares que parecem anestesiados com as gratificações e, a banda podre, com a corrupção.
Escrito isso deixo claro que o grande problema da mobilização dos Bombeiros reside exatamente na comissão organizadora, como tenho escrito e falado desde os primeiros atos. Não tenho como falar de membros da comissão em separado, pois nem conheço todos eles, portanto, tenho que me referir à comissão como um todo, solicitando desculpas aos que não se encaixam nas observações que farei a seguir:
1) A comissão não tem sido democrática, muito pelo contrário. Utiliza técnicas de manipulação de massa para no momento de efervescência, o momento em que a adrenalina está no topo e a razão superada, para trazer a sua vontade para ser aprovada e não discutida. No sábado, esse fenômeno se repetiu, como todos puderam perceber.
2) A comissão é fechada. Não conheço um único Bombeiro Militar que consiga citar TODOS os membros dessa comissão, assim como, as suas tarefas. Eu já fiz essa pergunta a inúmeros Bombeiros, nenhum soube responder. Isso afasta a presença principalmente dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, os quais gostariam de integrar o núcleo organizador da mobilização. Obviamente, embora esse não seja o motivo principal, também afasta os Policiais Militares, pois a mobilização continua parecendo ser só dos Bombeiros, sendo eles os únicos que "mandam".
3) A insistência da comissão em não alternar os que falam pela comissão, abrindo o microfone sempre para as mesmas pessoas, além de desgastá-las, tem fortalecido o conceito de que o Cabo BM Daciolo é o líder do movimento, aliás, o Capitão BM Marchesini tem repetido isso exaustivamente ao microfone, fortalecendo ainda mais essa ideia. Não preciso me alongar para explicar que nenhum Oficial vai querer ingressar em um movimento comandado por um Cabo. Diante dessa verdade, a participação dos Oficiais BM na comissão não é apenas necessária, ela é imprescindível, para que realmente não exista uma liderança humana e sim divina, como é apregoado a todo momento, mas que não funciona assim na prática. A mobilização tem líderes sim e um deles é o Cabo BM Daciolo, como fica claro a todo instante.
4) Em hipótese alguma, a comissão poderia ter adiado o ato de amanhã, pois não tem poderes para isso. O ato foi aprovado no sábado pelos Bombeiros e pelos Policiais Militares que estavam na Praia de Copacabana, portanto, só uma nova assembleia poderia cancelá-lo adiá-lo, mas nunca uma comissão formada apenas por Bombeiros e por vontade própria.
Sim, não nego, sou um crítico ácido da comissão, considero a comissão muito fraca em termos de estratégia, mas escrevo e falo sobre isso porque quero a vitória dos Bombeiros. Chega de perder, de ficar preso, de clamar por anistia e de uma série de sacrifícios que estão engrandecendo alguns e prejudicando a totalidade da tropa mobilizada.
Peço desculpas aos membros da comissão que nem conheço, mas não poderia deixar de culpar os culpados, pois os Bombeiros Militares não tem nenhuma responsabilidade pelo adiamento da caminhada de amanhã, essa é a verdade.
Ratifico que nunca desejei e que não farei parte da comissão organizadora da mobilização, mesmo que os Policiais Militares se façam presentes em grande número nos atos. Eu quero exercer exatamente o papel que tenho exercido e que muito me honra, o papel de estar ao lado dos heróicos Bombeiros Militares, sendo apenas mais um pronto para lutar.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

22 comentários:

Anônimo disse...

PREZADO CEL PAUL SOU PRAÇA DO CORPO DE BOMBEIROS E CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU COM SUA COLOCAÇÃO E DIGO MAIS ATITUDES COMO ESTAS ESTÃO DESANIMANDO E ESFRIANDO NOSSOS MILITARES.

Anônimo disse...

Boa noite coronel,
Eu não faço parte da comissão e muito menos sou um dos 439.
Semana passada, os que form a Brasília ficaram mais de 24 horas dentro do ônibus, chegaram em BSB as 23:40. Na quarta, caminharam da Câmara distrital até o congresso, uns 7km, passaram o dia nas comissões, a noite, fomos até o planalto orar pela presidenta, chegamos ao Clube dos SGTs perto das 23 horas. na quinta, voltamos ao congresso, após o almoço, fomos a câmara distrital a pedido do predisente que nos homenageou e em nome do governador agradeceu nossa presença. após, o ônibus partiu, chegando ao Rio na sexta, ato no sábado. Lembrando que todos ainda tiram serviço nos quarteis. O senhor sabia que o Sardela foi escalado sábado para servir água as famílias dos cadetes?
Será que o cmd não escalou a maioria da comissão em serviços e estes não poderiam participar?
quem se responsabilizaria pelos atos dos presentes?
O senhor não acha que o cmd não iria colocar infiltrados a atiçar os presentes?
Os participantes do movimento não reclamam do modo que a comissão age, não entendo o porque incomoda tanto ao senhor. O movimento é dos bombeiros e estes sabem das dificuldades que passamos para irmos ao atos, além da falta de dinheiro, temos outro problemas na caserna, mas onde reclamar?
Se foi cancelado tem seus motivos e se postar a verdade, certamente serão punidos, ou o senhor se esqueceu dos ônibus de domingo que foram cancelados? Procure e o senhor saberá o real motivo.

quanto a participação de oficiais na comissão para poderem participar do movimento, seria um grande erro. Oficiais já participam e nestes a tropa confia.

Procure saber se estes mesmo oficiais facilitam a participação dos praças no movimentos? procure saber se os 439 que foram a Brasília tiveram alguma ajuda nas escalas. Muitos pagaram o serviço.

o CB PM faltou o serviço, falou na comissão e participou de vários atos inclusive sendo chamado a compor a mesa pelo Daciolo.Mesmo o PM não fazendo parte da comissão.

Na anistia, foi chamado 30 para entrar na votação. um de cada quartel, eu participei e não sou da comissão.

Quanto ao ¨lider¨ Daciolo, se o senhor tivesse ido a Brasília, teria visto que os coroneis e demais oficiais e praças do DF participaram do movimento, chegando a compar todas as mesas das comissões que participamos, mas todos eles foram verdadeiros companheiros, nenhum coronel se queixou em participar, muito pelo contrário, quando o Daciolo fala sentido. Eles são os primeiros a responderam ao comando e cantam alegremente junto com o corpo de bombeiros. Para os oficiais que sempre lideraram dentro dos quarteis pela hierarquia e regulamente será impossivel participar do movimento, pois todos os que estão mobilizados são voluntarios e obedecem por convicção, e não pelo temos da punição. Creio que se o cmd geral ordenar sentido, poucos obedeceram, mas se o Daciolo falar sentados, mesmo que seja no molhado, todos sentarão. pois todos são um só corpo. Nenhum de nós somos melhores do que o outro, somos apenas bombeiros que lutamos por dignidade e não por vaidade.

Não se esqueça que os Barbonos e os 40 suas lideranças eram de oficias e fechadas, nem ten cel participava dos barbonos, portanto, o oficial que desejar participar, que venhar somar ao corpo e não tomar o corpo que já tem dono. JESUS CRISTO.

Anônimo disse...

TAi coronel, o senhor deu margens para danoninhos postarem aqui se passando por praça e tentar desunir a tropa.
parabéns, o cabral vai ficar muito feliz.

Anônimo disse...

EU,EU,EU,O BOMBEIRO SE VENDEU.

brigadaluz disse...

OLHA CEL EU ESTAVA LA E COMO DAS OUTRAS VEZES VI OFICIAIS DE TODAS AS PATENTES PRESENTES MAIS IGNORADOS. TEM UM QUE SE ESFORÇAVA E FILMAVA E OUVI GENTE CHAMANDO ELE DE CHATO, APESAR DE ESTAR NA LUTA A MUITO. ISSO NÃO ESTA CERTO. VI DE NOVO OS REFORMADOS E DA RESERVA IGUALMENTE A MARGEM, FORA QUIETOS.
ESPERO QUE ISSO TUDO MUDE.

CAP BM disse...

Prezado Cel,
Sou Cap QOC do CBMERJ, leio o blog do sr e discordo de algumas posturas do sr, natural, mas dessa vez o sr foi brilhante, sinto me obrigado a elogiar e agradecer.

Anônimo disse...

estarei lá amnhã cel paul!!!!

SD PM REVOLTADO disse...

Boa noite, caso algum dos companheiros que estão diariamente visitando esse blog, e vem tomando ciência das denuncias aqui postada, poderia informar-me se existe alguma instancia superior onde nós poderíamos solicitar providencias obre a conduta do MP Estadual, se houver por favor vamos entupir o mesmo com as nossa reclamações. Se não vamos começar a pedir ao MP Federal.
Guardião.........

Anônimo disse...

Eu concordo em parte com o Sr.Coronel:

1º Os oficiais do corpo de bombeiros não se envolvem pq são covardes, trabalho num local onde há varios (intermediário, subalternos e superiores) e todos falam a mesma coisa: são covardes...
2º Esse movimento é de todos, não existe hierarquia, o cmt geral é Jesus e o desejo de dignidade é o corpo que se move...
3º Daciolo é um cabo e alguns outros na maioria cabos e sgts, mas tiveram peito, coragem de fazer o que todos nós queriamos e não fizemos, mesmo que não concorde com alguns atos, devemos seguir em frente...
4º Acho que qlq pensamento divisivo só irá fortalecer ao inimigo maior, Sérgio Cabral..
"Reino dividido não subsiste"...mt 12:25

Anônimo disse...

Coronel,

Já percebi que quando alguma crítica, mesmo que construtiva, é feita aos "líderes" do movimento não é bem recebida.
Alegam que quem está metendo o "pitaco" não ficou preso, etc....
Porém, todos os militares estaduais de outros Estados que conseguiram assumir cargos eletivos, passaram pelos mesmos "sofrimentos".
Creio que a "atenção" de alguns esteja mais voltada para os possíveis (e necessários) cargos políticos futuros, do que propriamente com os destinos do movimento e seu sucesso.
Tal impressão, já está transparecendo para muitos de nós mobilizados e decisões unilaterais como a de hoje (cancelamento do ato), sem a mínima explicação, desanima à todos.
Devem ter bons motivos para o cancelamento, mas, deveriam postar alguma explicação mesmo sem entrar em detalhes.
Vamos aguardar e continuar unidos.

Anônimo disse...

cel,paul.sou bombeiro.concordo com o sr.

Anônimo disse...

Sai daí Paúl, quem é Vc caro PM que não faz parte dos que adentraram o Quartel Central e sabemos muito bem o porque.
Não somos bobos

Anônimo disse...

ATENÇÃO POPULAÇÃO

NOME DO "ÓRGÃO FISCALIZADOR" DO MINISTÉRIO PÚBLICO (E O SITE PARA DENÚNCIAS).

O órgão fiscalizador é o Conselho Nacional do Ministério Público que foi criado pela emenda 45/04 e a quem incumbe o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
Na página do site há, inclusive, um espaço destinado à reclamação disciplinar.
Fonte(s):

http://www.cnmp.gov.br/

Anônimo disse...

Cel. Paul,
Gostaria de saber onde estava o Cabo Daciolo e seus colegas do GMAR quando foi iniciada várias viagens a Brasília em busca de dignidade a todos? Acreditamos que o Daciolo esteve em um gabinete parlamentar bem fresquinho e quando retornou ao CBMERJ encontrou tudo péssimo?!
Fala sério! Querem enganar a quem?
Cel. Paul sempre esteve ao nosso lado e era o único oficial a ombrear as nossas lutas. Parece que estamos vivenciando DACIOLOMANIA...
E se a anistia não fosse aprovada? Os líderes estariam bem e os demais?
Realmente, o grupo que se intitula de líderes não fazem assembleias com as tropas e não convidam nenhum representante de unidade para ter voz. Criticam tanto o Cabral, mas, estão agindo como verdadeiros ditadores! São os mesmos sempre ao microfone e na mídia. Falam tanto na constituiçao federal e no artigo 5º e simplesmente não são flexíveis e já se acham o BOPE DO CBMERJ. Esquecem que a corporação é muito maior que tudo isso. Ela é centenária e não merecem ter espertalhões para se beneficiar com idealismo do outrem.
Vai demorar a cair a ficha dos colegas, mas, com certeza eles abrirão os olhos. Não é divulgado nenhum balancete de quanto é arrecado e continuam pedindo ajuda...
Em relação ao Cabo Sardella de Friburgo, ele mesmo postou a mensagem acima e se colocou de vítima. E fiquei sabendo que o mesmo ficou muito tempo na aba de um Cel. dentista no 6º Grupamento e não publica as críticas em seu blog BOMBEIROS DO BRASIL. Gosta de apanhar flores sem espinhos.
O movimento não podia cancelar, talvez o Daciolo tivesse um compromisso em alguma emissora. E ao ver alguns vídeos, percebi também que parece que o nosso líder incorpora a figura do Bispo Edir Macedo, quando começou é claro...
Cel. parabéns e sinto me orgulhoso de saber que o Senhor continua ombreando conosco. E com certeza o 2º GBM estará sempre presente. Abraço á todos!

Cb Henrique - RJ

Anônimo disse...

SOU PM E TENHO PARTICIPADO DAS CAMINHADAS COM OS BMS,INCLUSIVE LEVANDO FAMILIARES.PARTICIPEI INTENSIVAMENTE NO DA PM, QUANDO BRIZOLA ERA GOVERNADOR.APANHAMOS DO CHOQUE,NOSSAS ESPOSAS FIZERAM 'PANELAÇO'NA PORTA DO PAL.GUANABARA, E VALEU APENA,POIS PEDIAMOS NA ÉPOCA 200%DE AUMENTO E RECEBEMOS EM TORNO DE 130%.VI MUITA COISA E APRENDI BASTANTE.COM HUMILDADE, E SEM QUERER OFENDER,Ñ PARTICIPO MAIS,POIS OS BMS ESTÃO ENTRANDO POR UM CAMINHO QUE Ñ VAI LEVAR A NADA.QUANDO A PRIORIDADE PASSA A SER O PEDIDO DE LIBERDADE,ANISTIA,AGRADECIMENTOS,O QUE DEU ORIGEM A TUDO(O AUMENTO)PASSOU PARA O 2 PLANO.O GOVERNADOR VAI EMPURRAR ATÉ ESVAZIAR O MOVIMENTO,POIS AS PRIORIDADES SE PERDERAM.QUANDO SE ENTRA NA BATALHA,SABE-SE QUE HAVERÃO BAIXAS,MAS O "FOCO"TEM QUE SER MANTIDO.O AUMENTO QUE ERA PRIORIDADE PASSOU A SER A ULTIMA OPÇÃO.LAMENTAVEL!!! APENAS UMA OBSERVAÇÃO:O GOVERNO TAMBÉM PRECISAVA DOS 439 SOLTOS!!

Anônimo disse...

04/07/2011 | 20:33
Coronel processado por ‘abuso de autoridade’

CORONEL JEFFERSON GOMES BATALHA
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar suposto abuso de autoridade do coronel Jefferson Batalha, do Cindacta 1, em Brasília, contra o sargento da Aeronáutica Márcio Pinheiro. Segundo a Revista do Direito Militar, o coronel respondeu com “este relatório está uma merda” à continência do sargento e passou a ofendê-lo, determinando sua prisão, conforme representação criminal no Ministério Público Federal. O relatório constatava irregularidades em bens móveis da União. A PF oficiou o comandante e os envolvidos no episódio, em outubro de 2010.

Anônimo disse...

Missão em Brasília + PEC 300


Senhores Bombeiros Militares e Policiais Militares e Civis de todo o Brasil, vamos aprender com eles (BOMBEIROS DO RIO).

Chega de gratificações, a hora é essa, se perdermos esta oportunidade dificilmente teremos outra. Vamos fazer manifestações em todo o País.

Assistam aos vídeos que estão no link abaixo, que certamente servirão de incentivo.


http://www.bombeirosdobrasil.com/2011/07/missao-em-brasilia-pec-300.html

Anônimo disse...

Cel Paul eu sou BM e em parte concordo com o senhor, também acho que a comissão deveria abrir espaço para outros BMs e PMS darem sugestões ao movimento afinal ele é de todos nós, independente de quem começou pois é o que a comissão SEMPRE alega,eles não aceitam críticas,outra coisa estranha é esse cancelamento do nada...e quem pagou ou trocou serviço, como fica??? Isso realmente é uma democracia ou autoritarismo puro que acontece no movimento ??? E antes que um Guarda-Vida venha falar que é outro danoninho mal intencionado que vem postar aqui e blá blá blá , gostaria de deixar claro que participo e participei de TODAS as manifestações e só vim postar aqui porque a nossa comissão mais uma vez IMPÔS a sua vontade e desabilitou os comentários no blog S.O.SBOMBEIROS.COM ,diferente desse grande democrata e sensato Cel PM Paul, me desculpem os BMS e PM que não gostarem do que postei aqui, mas essas decisões da comissão sem dar explicação nenhuma já deu no saco mas podem ficar tranquilos que mesmo assim eu irei continuar indo e apoiando o movimento apesar de tudo...
Cel Paul minhas continências ao senhor e NÃO SE ESQUEÇA que JUNTOS SOMOS FORTES !!!
CB BM Machado

Anônimo disse...

SÊ A LIDERANÇA DOS BOMBEIROS CANCELA À REVELIA O MOVIMENTO DE 5 DE JULHO,É POR QUE ALGUAMA COISA DE BOM VAI ACONTECER APENAS PARA A LIDERANÇA.
ACHO QUE JÁ SE VENDERAM PARA O CABRAL.
EU,EU,EU,O BOMBEIRO SE VENDEU
EU,EU,EU,O BOMBEIRO SE VENDEU

SGT DA RESERVA disse...

Bom dia Cel Ricardo Paúl, nós sabemos a força que tem as palavras, seja falada ou escrita, e infelizmente sinto que o comentário que o Sr. fez devido ao cancelamento do ato de 5/7 questionando os “lideres” do movimento, atingiu o seu intendo, porém pode de certeza que não foi e não será unanimidade, quem aqui vos fala, muito o conheceu quando o Sr. estava na ativa, como venho acompanhando o blog, digo-lhe que causa estranheza pois é o avesso de seu passado na ativa, sei que o Sr. tem seus motivos pessoais contra o Governador, afinal foi ele que o levou para reserva, e na reserva para quem gosta de poder isso é uma tragédia. Gostaria que o fosse aqui explicado por quê como, o Sr. Cel PM não consegue fazer com que seus pares ingresse nessa LUTA, digo os oficias, pois muitos que estão na ativa foram seus subordinados, sei que esse não é o momento para trazer a tona águas passadas, pois gostaria que os BM fossem vitoriosos pois também eu seria beneficiado, porém nós sabemos qual o conceito de cada Cel que a PM já teve, tem e terá, pois se um chamado para luta fosse feito por exemplo de um Cel DURAM, GARCIA, LARANJEIRAS e alguns poucos certamente a PM toda estaria nessa luta, porém eles aqui não mais se encontram. Sendo assim Cel Paúl, como não podemos mudar o passado, o Sr. poderia no presente de fato ajudar BM e PM, dando sua contribuição de forma aglutinativa, de conhecimento e muitas outras, pois acredito que assim quando do repouso eterno servirá para contra por na balança, sobre tantas que o Sr. terá que explicar. Tenha um Bom dia
SGT DA RESERVA

O corpo disse...

Coronel, quando queremos ajudar, as vezes fazer vista grossa é a melhor ajuda.
o senhor esteve várias vezes com o grupo, será que não conseguiu o contato de nenhum deles para antes de postar procurar saber o verdadeiro motivo e usar este espaço para ajudar a unir?

Sei de sua luta desde 2007, mas não sei de como agia na ativa, em BSB também fomos tratados como heróis por um cel, ele só faltava nos carregar no colo, mas um colega foi na rua e perguntou a um praça fora do convivio e o cara rasgou de como eles eram tratados quando este estava na ativa, na câmara distrital, o Patricio disse abertamente: Vamos ter um soldado commo coronel, e não é retaliação aos coroneis e sim direito do soldado. Pense nisso, nós somos um corpo e dentro do corpo todos tem a sua importância, mas um sem o outro não é nada. Temos nossas dificuldade de praça,, fora a financeira. Não podemos nem reproduzir certas coisas que o senhor escreve pois ficariamos presos, assim como um major quanse ficou por reproduzir reportagem de jornal, nem todos tem 3 gemadas, alguns nem divisa tem, cada um luta com as armas que tem, quando se noticiou 10 ônibus a Brasília, retaliaram, será que se divulgassem esta ida a BsB hoje também não seriam retaliados?
a moral que o Rio tem hoje em BSB é incomparavel. o Brasil precisa dos BMs do Rio hoje.

Quando ao que falou do cmd, que pena que seja um frustado que nem mesmo com estrelas consegue comandar a tropa. o cmd é um cara comum, não impõe suas idéias, em BSB mudou de idéia em atos,os que o defamam é por pura inveja. A hierarquia militar nunca vai aceitar um cabo como lider, Mas todo cristão é obediente ao Espírito Santo que não escolhe titulos humanos para o representar e sim os que são escolidos por DEUS.
Disse JESUS: Jusas é o primeiro a me trair. Quantos judas ainda vão aparecer neste mivimento? Vários. Mas faz parte do ser humano ser traídor, o nada que ganhamos até o momento é muito mais do que ganhamos em vários tempos, respeito.
Para os críticos do cmd. Se não fosse as atitudes dele no congresso, a anistia não seria votada semana passada, basta assistirem os vídeos e verem que o governo é contra a anistia e também a PEC 300. O cmd é parte do corpo, a cabeça é JESUS CRISTO. Não adianta quererem ser a cabeça pois essa é JESUS CRISTO e muito menos ser o pescoço para tentar virar a cabeça, pois JESUS CRISTO é o único caminho a verdade e vida, ninguém vai ao Pai se não por Ele e ninguém vem a Ele se o Pai não o enviar. Portanto, se não querem fazer parte do corpo, se afastem, pois não conseguirão mutilá-lo.
Uma parte do corpo.

PS, O coronel faz parte do corpo, prova disso que publica os comentários que o criticam e até ofendem, somente um verdadeiro Cristâo não tem vergonha do passado. Só lhe falta cair as escamas dos olhos e enxergar quem o derrubou do cavalo. Nem sempre aquilo que achamos que nos prejudicou é prejuizo, pois o melhor ganho é da alma, e hoje o senhor já leu sobre a queda do cavalo e quem ordena a retirar as escamas. Quando desejar, tome parte do corpo.
.....

brigadaluz disse...

Eu tenho por mim que o Cel Paúll simplesmente teme que o SOS Bombeiros sejam manipulado. Sim depois de tanta luta e perseverança por todos nós, quando se faz o silencio a preocupação dos rumos que sera tomado, custa avisar a ele seu colaborador.. Digo mais existe muitos oficiais que ajudam e estão presente só não vê quem não quer.Sem esses companheiros vai faltar algo eles fazem parte da engrenagem. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém e também não certo e justo falar pelo DACIOLO sem autorização, só ele pode falar por ele. Esse papo de Comandante como vc disse não deve ser imposto e sim conquistado eu apoio mais, nunca chamarei ele de Comandante, posso dizer que ele é corajoso, bem intencionado,e sabe conquistar amizades na hora certa, tem enumero predicados e um que considero muito importante o fato de ser BM e ter orgulho disso e defende com veemência os BM igual ao CapBM Lauro Botto. Mais vc exageram e prejudicam ele com essa conversa.
Quanto o Sardela ele é um grande Bombeiro lutador a muito e não tem medo de se posicionar. Ajuda a todos de graça com sua inteligencia. O CapBM Marquezine é Politico amigo necessario, mais Politico. Eu estou aqui, É sò isso!