sexta-feira, 15 de julho de 2011

A METÁSTASE CLEPTOCRÁTICA NO BRASIL.

A cleptocracia - o governo dos ladrões - tem sido o assunto com maior destaque na mídia há muito tempo no Brasil. Os brasileiros quase que diariamente convivem com notícias sobre escândalos envolvendo desvios do dinheiro público no país.
A roubalheira no Brasil parece uma epidemia, algo virótico que se espalha pelo ar, alcançando todo território nacional.
O que fazer?
Qual remédio ministrar?
Difícil responder.
Certamente a prevenção seria a cura ideal, mas ela passaria por uma educação pública de qualidade, a qual permitisse a todo brasileiro ser um cidadão no sentido mais amplo da palavra. Todavia, no Brasil a regra é que a educação pública seja péssima. A maioria dos brasileiros é um meio cidadão, um cidadão de segunda classe, completamente inertes no que diz respeito a desenvolver qualquer luta por seus direitos.
Tal parcela da população parece preocupada apenas com o seu umbigo e se contenta em sobreviver, aproveitando o futebol, a praia, o carnaval e a cerveja, aliás, como a cerveja é importante para o brasileiro.
Volta e meia, surge uma operação da Polícia Federal prendendo aqui, apreendendo ali, tudo sob a luz dos holofotes da mídia, mas isso nem arranha o sistema cleptocrático.
O quadro parece irreversível, a doença tomou todo o organismo, uma infecção generalizada.
A cleptocracia entrou em metástase no Brasil.
Apesar de tantos escândalos, nenhum cleptocrata está apodrecendo na prisão e reduzido à pobreza extrema para si e seus familiares, castigos mínimos para quem rouba o dinheiro público.
O que fazer?
Difícil responder.
O certo é que algo precisa ser feito e rápido.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Coronel,

O povo não sabe votar, as Urnas Eletrônicas NÃO SÃO CONFIÁVEIS, a esmagadora maioria dos políticos são corruptos, etc ...

Mas ninguém fala ou acusa, diretamente, os verdadeiros responsáveis pela epidêmica corrupção no País.

Os verdadeiros responsáveis por toda esta bandalheira são aqueles que deveriam fiscalizá-la e reprimi-la mas, ao contrário, se locupletam dela.

São os deuses INTOCÁVEIS do "Olimpo" Brasileiro, que protegem seus filhos bastardos nascidos da prostituta política.

Já, os filhos das outras mães, aquelas moradoras dos incontáveis guetos da nação, não têm tanta sorte.

Anônimo disse...

cel eu acho que com o que o governo do PT está fazendo com o trabalhador eles podiam mudar o nome do partido para PT "PARTIDO DOS TRAIDORES"