sexta-feira, 1 de julho de 2011

A ANISTIA DOS BOMBEIROS E O EDITORIAL DO JORNAL O GLOBO.

O jornal O Globo publicou nessa sexta-feira um editorial tratando da anistia criminal dos Bombeiros e Policiais Militares que entraram no Quartel General do Corpo de Bombeiros, fato ocorrido no dia 03 JUN 2011.
Eu publiquei esse editorial no artigo anterior.
Não se pode negar que o editorial aborda um tema importante, ou seja, a oportunidade da impunidade via poder Legislativo, algo condenável, sem dúvida. Todavia, como o jornal O Globo tem lado -o do governo Sérgio Cabral (PMDB) - temos que interpretar seus textos sempre usando essa verdade, evitando que a nossa opinião seja influenciada por uma posição sempre tendenciosa.
Extraindo a parte boa do editorial, realmente, a anistia nas condições apresentadas é preocupante e penso que todos concordam com essa colocação. Inclusive, um olhar mais atento, também destacaria que diante das circunstâncias, a rapidez com que foi aprovada a anistia no Senado e na Câmara dos Deputados, soa muito estranha, pois ocorreu sem nenhuma resistência, quer seja da base governista, quer seja dos partidos de oposição. Tal fato também ocorreu na ALERJ, onde foi aprovada a anistia sem qualquer problema.
A gravidade apregoada para o caso entra em choque com a rapidez com que foram aprovadas as anistias.
Um paradoxo.
Isso significa que todos queriam anistiar os Bombeiros e Policiais Militares acusados de graves condutas contrárias às leis.
Por que?
Respeitando a sua opinião, prezado leitor, ratifico a minha, a anistia interessa muito mais ao governo Sérgio Cabral (PMDB) do que aos Bombeiros e Policiais Militares, considerando os crimes praticados pelo governo estadual no dia 03 JUN 2011 e que deverão levar alguns de seus agentes ao banco dos réus. Na verdade, um ou dois Bombeiros Militares estavam correndo o risco de serem efetivamente condenados e, nesse caso, necessitando de uma anistia criminal e administrativa.
Isso sem falar na alegação que o governo poderá usar a partir de agora para tentar evitar a ida dos Bombeiros e Policiais Militares para as ruas em atos de protestos, afirmando que já concedeu um perdão.
Os Bombeiros e os Policiais Militares devem comemorar a anistia que transmite segurança, todavia quem está dano saltos acrobáticos com a concessão dessa anistia é o governo Sérgio Cabral (PMBD), afinal, toda anistia supõe um sentido de mão dupla e o governo vai precisar desse perdão, mais cedo ou mais tarde.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: