segunda-feira, 7 de março de 2011

RIO: O FIM DO REINADO DE MOMO TRARÁ NOVIDADES?

Nos corredores castrenses e nas esquinas políticas se comenta que Mário Sérgio está de saída, não teria conseguido agradar a ninguém. Nem para cima, nem para baixo. Dizem que não deixará saudade no governo e na tropa, que segue abandonada, recebendo os piores salários pagos no Brasil para PMs, sobretudo os inativos e as pensionistas, que amargam dificuldades financeiras cada vez maiores.
Penso que essa deve ser a primeira novidade após o carnaval, torço para que Mário Sérgio caia para cima e que seja muito feliz.
Além dessa, a tropa pode esperar um pacote de novidades,
algumas alterações no Estatuto dos Policiais Militares e esperamos que algumas possam trazer algum benefício.
Vamos aguardar.
A cadeira 01 da Polícia Militar não pode ficar vazia e as sondagens já tinham começado há algum tempo sobre os possíveis candidatos, os que podem ser escolhidos, considerando que alguns Coronéis são contra-indicados politicamente. A situação luta para emplacar um nome do grupo caveira e Pinheiro Neto surge como o nome preferido, tendo Robson como seu chefe do Estado Maior. Outra corrente prefere a opção por um Coronel mais antigo com experiência, competência e honestidade comprovadas. Isso colocaria fim na denominada "gestão da modernidade", a qual foi um retumbante fracasso, nada de positivo conquistando para a Polícia Militar e para os Policiais Militares.
Obviamente, a situação leva vantagem, o que significará em aso de vitória mais do mesmo. Nem mais, nem menos.
Nem Pinheiro Neto e nem Robson possuem histórico na PMERJ para assumirem tamanha responsabilidade, além disso, não são Oficiais que enfrentam as bandas podres, hoje uma necessidade inadiável na corporação. O próximo comando geral deve enfrentar a banda podre diuturnamente, essa deve ser uma de suas principais metas, principalmente depois da desmoralização institucional ocorrida na Serra Pelada (Complexo do Alemão).
Torço para que a situação perca e que a época dos homens de preto tenha sido breve.
No Corpo de Bombeiros, ouve-se que também é tempo de mudança, nada mais normal, considerando que Pedro Machado ocupa a cadeira 01 há mais de quatro anos e que a tropa da corporação está completamente desmotivada, precisando renovar a esperança em mudanças.
Logo saberemos se Momo irá embora trazendo mudanças na PMERJ e no CBMERJ.
No caso da Polícia Militar, quando a mudança ocorrer, uma curiosidade despertará a atenção no primeiro momento: onde será a troca de comando?
Será que o novo comandante da PMERJ assumirá a função escondido entre quatro paredes, como Pitta e Mário Sérgio, ou assumirá no pátio do Quartel dos Barbonos, na frente da tropa formada?
Logo saberemos, Momo está nos acordes finais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

14 comentários:

1º SGT. BM Valdelei disse...

No CBMERJ bem que poderia acontecer o mesmo !!!!!!

Anônimo disse...

O cmt. do G-mar/Barra disse que os salvamentos reduziram graças aos investimentos em prevenção. Isso é uma grande falácia, porque no Verão os números de socorros dobram, o que é normal, pois são banhistas do mundo inteiros em águas cariocas.
Não há investimento algum em equipamentos de primeiros socorros, EPI nem se fala, alimentação precária, indevida para a função(ARROZ,CALDO FEIJÃO, MACARRÃO,FARINHA, FRANGO/CARNE CRUA).
A única maneira de protesto de que não seja percebida oficialmente, é não registrar os salvamentos, diga-se de passagem não são poucos, são muitos com a proliferações de vans, e aumento das linhas de metrô.
Boto praça no G-mar/Barra a (22) anos e nunca tinha visto tanto descaso e humilhação, principalmente por parte dos oficiais QOAs, como é o caso dos praças de Copacabana, que dizem não agüentarem mais um determinado Cap.QOA,. Digo isso, porque as notícias correm de OBM à OBM, então não só na Barra acontece essa baixa nos numeros de salvamentos, G-mar/Copacabana,Botafogo e até piscinão de Ramos executam tal prática. Mostrando a insatisfação do pior comando de toda a história do CBMERJ. Nunca tínhamos passado por tanta humilhação, e continuamos passando.
A Elite "deserdada" está com a auto-estima baixa, anda cabisbaixa, muito magoada com o pior Governo de todos os tempos. Entendam porque as estatísticas caem absurdamente. Os Guard-Vidas, quais só são lembrados na hora em que a morte está rondando, continuam salvando cada vez mais, por amor à vida, pelas famílias, pelas crianças, não para agradar os covardes, hipócritas, que a única função é roubar, matar, destruir sonhos. Entendam de uma vez por todas que "Não importa, não importa, os GUARDA-VIDAS salvam vidas porque gostam.
Saudações dos Homens Brabos do Mar, da Elite Deserdada do CBMERJ. JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!

Anônimo disse...

Discordo. A PM pra ficar ruim tem que melhorar muito, é verdade, mas há certas coisas que nao dependem só do cmdt. Ele nao é o que esperavamos, mas nao foi decepção completa. Ou o sr acha que na época dos Garotinho/a era melhor? Tivemos aumento, pouco, mas mais do que os anteriores deram. O que o cmdt vai fazer, dar um golpe de estado ou botar o sabre no pescoço do governador ou dos seus secretários? Tenho 9 anos de PM. De lá pra cá minha escala melhorou, passei a ganhar uma esmola pra pasagem (que nem isso davam), a ração fria melhorou,( cansei de comer ovo cozido em pé na rua...), em termos de salario minimo tivemos perdas, pois qdo eu entrei ganhava mais de 3 salarios, mas agora pelo menos nao ta caindo...e agora eu não fico preso coronel, privado da minha familia ou segurança, tendo que explicar pra filho que "o puliça ta preso, ué, quem entende isso?" não mais por não estar usando cobertura, ou bota suja ou qqr frescura...é claro que nada dessas besteiras cairam, só estao adormecidas e que vier pode resgata-las. Por isso, so de nao ficar preso, se outro vier e mudar isso, ja sentirei falta do meu comandante; infelizmente, as vezes pra ajudar com esmolas, é preciso estar la no meio. Dizer que nao quer mais e pedir pra sair nao ajuda nem pra poder fazer o possivel. Admiro o seu blog cel, mas discurso tacando pedra na vidraça é facil. Cito como exemplo o Cel Lopes, bastião da integridade, que comandou a area do 14 bpm, lugar onde moro e nao fez diferenca alguma, nao pra mim como cidadao de bem. Mas divergencias nao mudam o fato de que JSF. Continencias sr.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Penso que ocorrerão mudanças na PM e no CBM.
Prezado anônimo, vc está pronto para ser coronel PM da geração da modernidade, pois conjuga na primeira pessoa. Eu não cobro nada que não tenha feito ou que não faria. Como Barbonos abri mão do eu para lutar pelo nós. Nessa direção enfrentei e enfreto todos: cmtes gerais, secretário e governador.
Vc citou o RioCard, talvez não saiba que a maioria dos PMs não recebe e que nenhum Bombeiro recebe.
Citou o fim da privação da liberdade (sou favorável, mas não desse jeito), mas esqueceu que os Praças continuam sendo excluídos como nunca.
Sim, ele devia pedir para sair e nenhum outro Coronel PM deveria assumir, jogando o roblema no colo do secretário e do governador, essa é nossa única opção, diante do péssimo tratamento dispensado pelo governador e secretário.
E não credite os pífios aumentos aos comandante, atribua essa pequena vitória aos que estão nas ruas constantemente lutando e incomodando o governo, pois o comandante está calado.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Meus amigos existem deputados federias do RJ e o governador tramado para definitivamente acabar com a Pmerj e O CBMERJ, Esta tudo no Blog do Josias traidor Quintal, vai tirar o poder de Comando dos Cel. vão ficar subalterno dos Delegados os BM vão ser civis sem carreira, E vc fica especulando quem vai ser o novo Comandante. Vai ser aquele que tornar esse processo de transformação do jeitinho deles do Governo da base Política que são os verdadeiros donos da bola...

Não fizeram os seus representantes agora vão penar.

Anônimo disse...

ao anõnimo das 15:13, vc ainda acredita em politíco?

em tempo: o cel mario sérgio, não foi um mau cmt!!
sgt 1/

Anônimo disse...

CARO CORONEL PAUL:CASO ISSO VENHA A OCORRER DEVERIA SER NOMEADO UM C.G.EXTREMAMENTE CORRETO, QUE SEJA JUSTO,MAS NÃO UM LINHA DURA ,POIS TODO LINHA DURA,ALÉM DE OPRESSOR É DITADOR E LADRÃO,TEM QUE SER UM COMANDANTE QUE RESPEITE OS DIREITO E DEVÊRES DO POLICIAL SEM EXTRAPOLAR UM MILIMÊTRO DA LEGALIDADE. UM COMANDANTE QUE MUDE O REGULAMENTO DISCIPLINAR IGUAL PARA PRAÇAS E OFFICIAIS,UM COMANDANTE QUE RESPEITE A FAMÌLIA POLICIAL MILITAR,UM COMANDANTE,QUE ZELE PAELA SAÚDE DO POLICAIL E SEUS DEPENDENTES QUE MORALIZE O H.C.P.M,ONDE HOJE ,A GRANDE MAIORIA DOS EXAMES SÃO TERCEIRIZADOS,APENAS PARA ALGUNS LEVAREM VANTAGEM,UM COMANDANTE QUE FAÇA O GOVERNADOR ENTENDER QUE TAMBÉM SOMOS GENTE,E QUE TEMOS NESCESSIDADES,ANSEIOS E DESEJOS,UM COMANDANTE,QUE DIGA PARA O GOVERNADOR QUE NÃO AGUENTAMOS MAIS MENTIRAS E MENTIROSOS,CORRUPTOS E CORRUPTORES,ASSALTOS E ASSALTANTES,CANALHICES E CANALHAS SEJAM ÊLES QUEM FOREM.

Anônimo disse...

E o Wanderby hein............foi só ser promovido que ficou quietinho............

Elias disse...

Caros companheiros se querem um Comandante Geral de peso, sugiro que se nomeie um Cel do EB. Desde que a Policia Militar passou ao comando de oficiais da propria corporação, a situação da mesma vem cminhando para a extinção.Estamos sob intervenção federal não anunciada, quando se der continuidade a Operação Guilhotina,não sobrará pedra sobre pedra na PM e BM.Concluindo, somente o EB ainda goza de credibilidade junto a tropa fiel ao Proteger e Servir e não ao Servir e Proteger.

Elias-pmerj disse...

Senhores os oficiais que se envolveram em discussões e ou passeatas com pretensas melhorias de salario para a Policia,todos possuem um salvo conduto, chamado Carta Patente,se por ventura foram punidos, a punição foi terem sido colocados na reserva, levando os salarios e as respectivas gratificações. O Praça, quando punido é colocado na rua, sem direito a fundo de garantia e outros direitos conferidos ao trabalhador comum.Se o Praça,tivesse as mesmas garantias e privilegios conferidos aos oficiais , com certeza já teriamos conseguido melhores condições de trabalho e salarios dignos.

Anônimo disse...

cel, é por isso que poucos se mobílizam, ninguém acred em ninguém.
CADÊ o WANDERBY??

sgt 1/

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Lamento, mas não posso aceitar desculpas para a não participação dos Praças da PMERJ, pois em outros estados a situação do regulamento é a mesma e Praças lideram as mobilizações. O que está faltando no Rio é disposição para lutar por melhores salários.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

O senhor sabe que quem for nomeado terá que escrever na cartilha do governador e do secretário. Eles escolherão um nome com esse perfil. Aliás não vi ninguém diferente nos últimos 25 anos(e não me venha falar do Cel Ubiratan! brincadeira!)

Paulo Ricardo Paúl disse...

Vc tem razão, essa é a nossa triste realidade. Os Barbonos queriam implantar a lista tríplice semelhante a que existe no MP, por exemplo. Embora não seja o ideal, seria um bom começo.
No tocante ao Cel Ubiratan, posso garantir, ele disse vários "nãos" ao governador.
Juntos Somos Fortes!